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Dicas Thaís Correa

Budget do marketing: saiba por que ele ajuda sua empresa a crescer

O budget do marketing auxilia a definir a verba que será destinada na promoção da marca, seus produtos e serviços. É necessário entender um pouco mais sobre ele porque está diretamente relacionado às estratégias de crescimento.

Nenhuma empresa quer desperdiçar recursos e gastar mais do que pode priorizando estratégias erradas, mas para evitar esse problema, o dinheiro que será investido precisa ser planejado.

O budget serve exatamente para definir a porcentagem de recursos que será destinada a cada setor do negócio, e está diretamente relacionado à estratégia de comunicação da marca.

Por meio dele, a companhia atinge as metas e consegue se comunicar com o seu público, mas em sua ausência, não existe foco e não é possível avaliar o que pode ser melhorado.

Muitos empreendedores acreditam que o orçamento que fizeram para abrir a empresa é necessário. Contudo, com o passar do tempo, esse planejamento precisa ser adaptado e reorganizado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de budget do marketing, sua função e importância, além de mostrar todos os benefícios para o crescimento do negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto, leia até o final.

O que é budget do marketing?

 O budget empresarial é uma ferramenta que permite se antecipar, levando em conta o orçamento total, em relação à quantia que será aplicada em cada setor da corporação, tais como:

  • Recursos Humanos;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Vendas;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Marketing.

Esse recurso também pode ser utilizado para definir os investimentos de curto, médio e longo prazo, e costuma ser trabalhado anualmente.

É dessa forma que um fabricante de empilhadeira elétrica still estipula seus custos para um ano. No entanto, é essencial lembrar que os imprevistos acontecem e o budget deixa uma margem para que possa ser adaptado.

Dentre os setores mais importantes para uma empresa está o marketing, pois sua principal função é fortalecer a marca e criar uma experiência positiva para os consumidores e convertê-los em leads.

Por essa razão, é crucial separar um valor de investimento para as ferramentas de marketing e fazer todo o seu planejamento. Entre os recursos que devem ser priorizados por esse setor estão:

  • Impressão de material gráfico;
  • Anúncios;
  • Redes sociais;
  • Ferramentas;
  • Eventos;
  • Contratações;
  • Patrocínios.

Contanto, é importante evitar conflitos entre as despesas do negócio, por essa razão, todas as ações precisam contar com sua própria verba. Portanto, o marketing precisa ter seu próprio budget.

A função desse recurso é destinar corretamente os valores para as estratégias de marketing, e para defini-lo, existem algumas métricas que podem ser utilizadas.

Uma delas é a Lei de Nielsen, que determina que o investimento em marketing seja correspondente à fatia de mercado que a empresa deseja conquistar.

Por exemplo, se uma empresa de polimento automotivo quer conquistar 30% de seu mercado, então precisa investir 30% de sua verba no marketing.

Por outro lado, a agência norte-americana SBA (Small Business Agency) recomenda entre 7% e 8% da receita total para as estratégias de marketing.

Existem outras metodologias voltadas para essa questão, mas o que realmente vale é encontrar o valor ideal para o seu negócio, levando em conta os objetivos e as necessidades que ele tem.

Importância do budget do marketing

Para que uma campanha de marketing seja bem elaborada, o mais recomendável é procurar ajuda de profissionais experientes, que sejam capazes de reduzir os gastos e potencializar o capital investido.

Por meio do budget do marketing é possível traçar um plano estratégico que faça o balanceamento consistente entre todas as ações de divulgação da marca, seus produtos e serviços.

Isso é importante porque ajuda a empresa a conquistar bons resultados, utilizando seus recursos de maneira personalizada, considerando o histórico do negócio e as mudanças em sua verba.

Por meio dessa ferramenta, uma empresa de limpeza de poltronas consegue interligar seus setores, fazendo com que eles interajam de maneira harmoniosa e troquem informações precisas.

Ele também é importante para estabelecer cortes de despesas ou até mesmo adiar investimentos nos setores que não são tão importantes. O ajuste de custos promovido pelo budget garante suporte para todas as campanhas de marketing.

Características dessa ferramenta de marketing

As características de seu orçamento nada mais são do que a maneira como ele é realizado. Isso envolve os seguintes passos:

Saber qual é o orçamento total

A primeira coisa é ter uma estimativa de qual é o orçamento total do negócio para o ano todo. Para determinar esse valor, verifique a quantia gasta no ano anterior.

Também é crucial considerar o faturamento, estimativas de lucro para o ano vigente e quais áreas receberam novos investimentos.

Definir as estratégias de marketing

Um fabricante de persiana madeira com fita deve observar como é seu posicionamento no mercado e onde pretende chegar.

Os objetivos são variados, podendo ser o fortalecimento da imagem no mercado, atrair mais clientes, aumentar o volume de vendas, dentre outras possibilidades.

Tendo isso em vista, a comunicação é algo indispensável para fazer um bom budget do marketing. Para alcançar todas essas metas, é necessário investir em canais e meios de comunicação para cada uma.

Ao fazer isso, torna-se muito mais simples direcionar os investimentos e evitar perdas financeiras para o negócio.

Escolher os canais de divulgação

Sabendo quais são as suas metas, fica mais fácil escolher os canais onde a marca será divulgada.

Atualmente, existem várias opções, tais como publicações nas redes sociais, anúncios pagos em buscadores, parcerias com influenciadores digitais, estratégias offline, entre outras possibilidades.

Contratar ferramentas de automação

Um fabricante de ribbon argox os 214 plus deve investir em ferramentas de marketing para automatizar as estratégias e evitar que tudo fique nas mãos dos colaboradores.

Esses recursos também melhoram o relacionamento com os clientes e ajudam a empresa a crescer de maneira previsível.

Monitorar as estratégias

Por fim, é crucial monitorar o progresso da divulgação da companhia para se certificar de que o investimento e o planejamento estão sendo bem aproveitados.

Isso também ajuda a lidar melhor com as surpresas e imprevistos, possibilitando um ajuste no orçamento, caso seja necessário.

Benefícios do budget do marketing

O budget do marketing ajuda uma empresa a crescer por conta dos benefícios que traz consigo, e dentre os que mais se destacam, estão:

1 – Melhora o planejamento estratégico

Planejamento estratégico é uma questão que envolve vários setores da empresa, e todos eles precisam estar alinhados para atingir o objetivo da companhia.

Ao trabalhar com o budget do marketing, uma confecção de uniforme personalizado lanchonete consegue alinhar o marketing com as demais áreas, garantindo que a campanha seja executada conforme o esperado.

2 – Aumenta o reconhecimento da marca

Para que o seu negócio seja reconhecido e visto como autoridade de mercado, o mais recomendado é construir uma presença sólida, tanto nos meios online quanto nos meios offline.

Além disso, as estratégias precisam ser desenvolvidas continuamente e dentro de um cronograma. O budget ajuda a criar um plano de ação que torna as estratégias mais eficientes e menos vulneráveis.

Quando a marca se fortalece, ela se aproxima mais de seu público e consegue oferecer tudo aquilo que o mercado exige.

3 – Melhora os investimentos

Todos os recursos de um fabricante de adesivo transparente personalizado serão destinados para as áreas com mais potencial de oferecer retorno para a corporação.

Ademais, o montante é investido em intervalos de tempo. Isso evita variações bruscas no orçamento e possibilita que todas as estratégias sejam mais eficientes e promissoras.

4 – Destaque entre os concorrentes

O budget do marketing envolve a aplicação de recursos em pesquisas que ajudam a avaliar quais ações os concorrentes vêm desenvolvendo, além de permitir conhecer melhor o segmento de atuação.

Para um fabricante de letra caixa iluminada, esta é uma maneira de encontrar estratégias que ainda não foram aproveitadas pela concorrência, fazendo com que a sua marca se destaque e se diferencie no mercado.

5 – Informações sobre o público

Essa mesma pesquisa também ajuda a organização a conhecer melhor seu público-alvo. As informações coletadas ajudam a descobrir técnicas assertivas e eficientes, levando em conta as características da audiência.

Ao destinar uma parte do budget do marketing para essas pesquisas, a companhia ainda consegue aprimorar o desenvolvimento de sua persona, direcionando melhor suas estratégias de divulgação.

Conclusão

O budget do marketing é fundamental para qualquer marca que queira crescer e se estabelecer no mercado em que atua.

É claro que é importante investir nas demais áreas da organização, mas é o marketing que vai levar o nome da empresa ao conhecimento dos consumidores. Caso contrário, as vendas podem estagnar ou simplesmente diminuir.

Além de que ter um orçamento bem organizado facilita as tomadas de decisão nesse setor e otimiza todos os esforços para promover a marca, seus produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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