Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Saiba como funciona a portabilidade de um financiamento imobiliário

Entenda o processo e suas vantagens.

O financiamento de imóvel é um compromisso que dura bastante tempo: em média entre 20 e 30 anos. E dependendo do modelo no qual foi feito, pode ser que com o passar do tempo a portabilidade do financiamento se torne uma alternativa viável para reduzir os juros e facilitar o pagamento da operação. 

De acordo com um balanço do Banco Central, com a queda da taxa Selic durante a pandemia, o registro de pedidos de portabilidade do financiamento imobiliário aumentou 343%. Segundo o banco, a portabilidade pode representar uma redução média de 2,99% nos juros do empréstimo. 

O que é a portabilidade do financiamento imobiliário? 

A portabilidade de financiamento imobiliário é a transferência da dívida do empréstimo de uma instituição financeira para outra. Geralmente, a portabilidade é pedida quando o consumidor entende que outro banco está oferecendo condições melhores para o financiamento em comparação a seu banco atual. 

Esse processo é uma forma de proporcionar ao consumidor mais liberdade na escolha e troca de operações financeiras mais longas. Por isso, fechar um contrato de financiamento imobiliário de 30 anos com um banco não indica que uma pessoa esteja presa à instituição até o fim das parcelas. 

Nesse momento de baixa da Selic, por exemplo, muitos clientes que contrataram um financiamento imobiliário com juros superiores a dois dígitos ao ano na década de 2000 ou de 2010 estão buscando a portabilidade para pagar juros menores e diminuir o tamanho de suas dívidas. 

Como fazer a portabilidade do financiamento imobiliário? 

O primeiro passo é atualizar os documentos do contrato do financiamento. O consumidor precisa saber seu saldo devedor atual e a data de vencimento da operação. Com isso em mãos, o mais indicado é começar a fazer simulações. 

Ao fazer simulações em outras instituições financeiras, é importante considerar as taxas de juros, o CET (Custo Efetivo Total), o prazo para fim do financiamento e os valores das parcelas. 

Depois disso, selecione a melhor oferta e entre em contato com o novo banco. Envie a simulação realizada e de acordo com as informações pedidas pela instituição. Compare a oferta do banco com a simulação realizada. 

Se você está decidido a fazer a portabilidade, entre em contato com o banco atual para solicitar a portabilidade do financiamento. O banco pode registrar o pedido e tem até cinco dias úteis para enviar uma contraproposta. 

Antes de seguir adiante com o processo, dê uma olhada na nova oferta do banco e entenda qual é a opção mais vantajosa. Caso você aceite a proposta, o pedido de portabilidade é arquivado. Mas se você não quiser renegociar com o atual banco, o processo segue adiante. 

Neste caso, o banco atual é obrigado a ceder as informações da operação para o novo banco. Assim, a instituição que passará a ficar responsável pelo financiamento pode concluir a portabilidade. 

Quando vale a pena fazer a portabilidade do financiamento imobiliário? 

É importante avaliar as condições que a portabilidade do financiamento oferece. Não adianta pedir a portabilidade sem ter a certeza de que é uma escolha vantajosa para o seu bolso. 

A dica é considerar as opções de portabilidade disponíveis. Compare as ofertas de outros bancos com o seu banco atual e inclua nessa conta todos os custos envolvidos na troca de instituição. 

O mais importante nesse processo é sair ganhando. Seja dando sequência na portabilidade para outra instituição ou aproveitando a contraproposta do seu banco atual, o que importa é buscar por opções que diminuam o montante da dívida e ajudem a melhorar a sua organização financeira. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.