Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Tutoriais Blogger Thaís Correa

SMS marketing: vale a pena investir?

Com certeza você já deve ter recebido um SMS marketing, afinal, estamos falando de uma das estratégias mais comuns e usadas por empresas de vários segmentos.

Antes de partir para o seu conceito e outras informações, primeiro, é importante compreender que toda organização precisa desenvolver uma estratégia de relacionamento com seus clientes.

Se você quer conquistar mais consumidores para o seu negócio, não pode esperar que eles apareçam, é necessário estar onde eles estão e usar os canais de comunicação que eles usam.

O celular se tornou um artigo indispensável ao nosso dia a dia, afinal, precisamos dele para quase tudo o que fazemos, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

Hoje em dia, ele é tão importante quanto o computador na comunicação e você precisa entrar em contato com seu cliente por meio dele.

Mas, aí você me diz que a comunicação via smartphone tem outros meios, como os aplicativos de mensagem instantânea. 

De fato, isso acontece, mas nada vai chamar mais a atenção do seu cliente do que um SMS.

Por isso, vamos explicar a importância do SMS Marketing, seu conceito e características e quais são os benefícios que ele traz. Confira.

Entenda a importância do SMS Marketing

O SMS Marketing é considerado uma das estratégias de marketing mais úteis por várias razões. 

Em primeiro lugar, a mensagem é transmitida via smartphone, um meio de comunicação que permite alcançar os clientes diretamente.

Se você incluir um link no texto, melhora ainda mais o impulsionamento e o engajamento do consumidor com seu negócio.

Uma empresa de limpeza de estofados pode usar o SMS Marketing como um complemento de suas estratégias de e-mail marketing.

O e-mail marketing e o SMS têm muitas características em comum no que diz respeito à sua implementação, entretanto, quando em trabalham em conjunto, trazem resultados muito melhores.

O SMS pode ser enviado para notificar o cliente quanto ao envio do e-mail e até mesmo dar uma prévia sobre o assunto.

Não podemos deixar de mencionar que as taxas de engajamento do SMS Marketing são umas das maiores que seu negócio pode encontrar. 

Para se ter uma ideia, cerca de 90% das mensagens são lidas após 3 minutos do recebimento.

Isso faz com que o SMS seja muito mais útil para fornecer informações críticas, por essa razão, vem sendo usado até mesmo por órgãos governamentais.

Ademais, essa estratégia é ótima para negócios inseridos em mercados emergentes, já que boa parte das pessoas impactadas vão conhecer um pouco mais sobre eles ao ler a mensagem.

Para compreender ainda mais a importância dessa prática, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre a ideia por trás dela. Confira.

Afinal, o que é SMS Marketing?

Hoje em dia, toda empresa, como um fabricante de portão de alumínio com vidro, pode investir em SMS marketing, mas a primeira empresa fez isso em 1992, na Inglaterra.

Já em 1997, depois do lançamento dos primeiros celulares com teclado QWERTY sendo lançados no Brasil, o SMS Marketing começou a se tornar mais viável por aqui.

A popularização desta mídia foi crescendo com o tempo, até que o ano de 2007 marcou 1,8 trilhões de mensagens enviadas.

Hoje em dia, o SMS é o serviço de troca de mensagens mais usado no mundo, e mesmo com a chegada de aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, ele continua sendo muito útil.

As empresas reconhecem a importância dele, e por isso enviam mensagens aos seus clientes e potenciais clientes, com o objetivo de entender as necessidades deles e favorecer os negócios. 

Por isso, você pode mandar mensagens para:

  • Falar sobre promoções;
  • Enviar códigos de confirmação;
  • Avisar sobre entrega de produtos;
  • Notificar envio de e-mails.

Portanto, trata-se de uma estratégia que tem como características estabelecer uma comunicação com os clientes e assim conversar com eles sobre vários assuntos relacionados aos produtos e serviços.

Só que muito além de favorecer a comunicação, o SMS marketing traz uma série de outros benefícios para as empresas, como veremos no próximo tópico.

Vantagens do SMS Marketing para as empresas

Uma empresa de instalação de piso vinílico pode investir em SMS assim como qualquer outra porque ele está acessível a qualquer tipo de organização. 

Mas, além da acessibilidade, ele também traz vantagens, como:

Baixo investimento

Uma das primeiras vantagens dessa prática é que ela é de baixo custo de implementação. 

Você mesmo pode procurar os serviços de SMS para se certificar do quanto precisa investir para colocá-lo em prática.

Além de gastar pouco, você consegue mandar mensagens para um grande número de pessoas simultaneamente, de maneira simples, rápida e automática.

Amplo alcance

Por meio dessa estratégia, uma oficina especializada em conserto de parachoque de plástico lança mão de uma prática de grande alcance dentro do Brasil.

Uma prova de que vale a pena investir nessa estratégia é que existem cerca de 230 milhões de smartphones ativos no país, ou seja, existe mais celular recebendo mensagens do que pessoas.

Isso também quer dizer que é muito raro que exista alguém que não tenha uma linha móvel. 

Em outras palavras, sua empresa pode se comunicar com o público-alvo com muito mais facilidade.

Imediatismo

O cliente recebe a mensagem quase que imediatamente após seu envio, depois disso, pode ter acesso ao seu conteúdo sempre que desejar.

Sabemos que, atualmente, existem várias estratégias de marketing digital que são rápidas, mas nenhuma delas se compara à capacidade e velocidade do SMS.

Abertura instantânea

Outra vantagem é o fato de que essa ação desperta a curiosidade e o interesse do consumidor. 

Para um fabricante de cadeiras para escritório, vale a pena investir nela porque cerca de 90% das mensagens são lidas em até 3 segundos após o recebimento.

Sendo assim, é o tempo de o cliente ser notificado e abrir o celular para ver o que recebeu, diferentemente do e-mail que pode levar dias para ser lido.

Altas taxas de abertura

Como falamos, o SMS Marketing oferece uma taxa de abertura e tempo incomparáveis, e para provar o quanto vale a pena investir nele, de acordo com uma pesquisa realizada, 98% das mensagens são lidas pelo destinatário.

Portanto, literalmente, a cada 100 mensagens que você enviar, 98 serão lidas e para ter uma ideia melhor de sua eficácia, o e-mail marketing possui uma taxa de abertura de apenas 22%.

Maiores taxas de conversão

O objetivo de qualquer empresa, como um fabricante de piscina pequena de fibra, ao trabalhar com qualquer estratégia de marketing, é gerar conversões, ou seja, ela quer transformar potenciais clientes em clientes.

O SMS marketing é uma ação que apresenta excelentes taxas de conversão, pois a maioria dos receptores vão se interessar em clicar no link que você enviar.

Total controle das métricas

O SMS marketing também permite que você controle as métricas, assim como no caso do Facebook, vídeos e publicações em blogs.

Trata-se de uma ação rastreável, por isso, é possível controlar as métricas por parte da companhia. 

Por exemplo, um fabricante de impressora de crachá saberá quantas mensagens foram entregues, para quem, quantas leram, entre outras informações.

É possível, inclusive, inserir links para integrar o SMS ao WhatsApp, com isso, o usuário será direcionado para o app e iniciará uma conversa direto com a empresa.

Alto poder de segmentação

O SMS utiliza uma plataforma flexível, por isso, os conteúdos podem ser enviados para determinado grupo de pessoas ou para milhares de contatos ao mesmo tempo.

Assim sendo, a corporação consegue ajustar melhor essa campanha de marketing, de acordo com os grupos, o que ajuda a impactar de maneira certeira o mercado.

Conteúdos personalizáveis

Mesmo que você envie as mensagens para um grupo de pessoas, pode incluir um campo personalizável.

Nele, é possível preencher o nome e outras informações que variam de acordo com o número de telefone.

Remoção instantânea

Um fabricante de etiqueta de validade personalizada pode remover rapidamente qualquer contato que não deseje mais receber seu SMS.

Isso é possível por meio de atalhos que fazem a inscrição ou a remoção da lista. Por essa razão, fica mais fácil respeitar a escolha do cliente.

Conclusão

Resumindo, o SMS marketing é uma estratégia que está muito em alta e que pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio, conforme os dados que mostramos ao longo deste artigo.

Para obter bons resultados, tudo o que você precisa fazer é planejar uma boa estratégia, assim, vai estabelecer uma comunicação promissora com seu cliente.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa prática e tudo o que ela pode oferecer de vantagem para a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.