Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Ração para gato filhote

Saiba qual tipo de ração dar para seu gato filhote e quais são os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável

Se você tem seu primeiro filhote de gato, é importante entender algumas informações sobre a sua alimentação. Assim como nós, seres humanos, os animais também possuem dietas diferentes conforme sua fase de desenvolvimento. 

Os filhotes de felinos precisam receber a quantidade certa de nutrientes para seu corpo. Por isso, é importante se atentar a esses aspectos para não prejudicar sua saúde. Nesse universo existem diferentes tipos de alimentos, como ração seca, ração úmida para gatos filhotes e ração para gatos adultos e seniores. 

Neste artigo, apresentaremos tudo que você precisa saber para cuidar bem do seu gato filhote. Confira! 

Quando começar a dar ração para um gato filhote? 

Após o nascimento, é fundamental que o gato seja alimentado pela mãe com o colostro — o leite com componentes essenciais para o desenvolvimento do animal e com um alto índice de imunoglobulina, que ajuda na imunidade. 

Depois de alguns dias, esse alimento se torna o leite materno, que é indicado para os filhotes, pois contém a quantidade de água, carboidratos, teor de gorduras, vitaminas e proteínas ideal para o filhote. 

Depois do desmame natural, é o momento que o dono começa a introduzir alimentos sólidos. Geralmente, isso ocorre com cerca de dois meses. 

Caso o gato filhote não esteja com a mãe, é importante consultar um veterinário para auxiliar nesse processo a fim de garantir o seu crescimento saudável. Além disso, existem leites específicos para filhotes em pet shops.

Qual o tipo de alimentação ideal para os filhotes de gato? 

No início da alimentação sólida, é interessante misturar o alimento ao leite ou à água morna para gatos filhotes, para que o animal se adapte aos poucos. Com o tempo, é possível reduzir a quantidade de líquido e aumentar a ração seca. Após dois meses de vida, o felino já é capaz de comer somente alimentos sólidos. 

Os gatos filhotes devem ser alimentados com ração exclusiva para filhotes até atingirem um ano de idade. Isso é importante porque esse produto é desenvolvido especialmente para essa idade e auxilia na fase de crescimento do seu pet. 

Outro ponto relevante é a quantidade de porções diárias que o animal come. Nos primeiros anos de vida, ele se alimentará de porções menores, mas que oferecem mais energia. Ao longo da fase adulta, existem outros tipos de rações, contendo os nutrientes exatos para manter seu organismo saudável. 

Quais são os nutrientes fundamentais para o crescimento dos filhotes?

Como comentamos, os gatos filhotes precisam dos nutrientes certos para crescerem saudáveis. Eles ajudam na produção de anticorpos, na saúde dos órgãos e na defesa do organismo. Alguns dos nutrientes fundamentais para o crescimento desses felinos são: 

  • vitaminas A, B, ácido pantotênico e ácido fólico;
  • minerais, como cálcio e ferro;
  • proteínas;
  • aminoácidos.

Posso dar leite para o gato?

Muitas pessoas dão leite de vaca para os gatos após desmamarem da mãe. No entanto, isso não é recomendado. A composição desse leite é totalmente diferente da do leite materno. Ele não contém as vitaminas e os nutrientes necessários para o felino. 

Além disso, o leite de vaca contém altas taxas de lactose, que pode prejudicar o estômago e o intestino do animal e gerar intolerância. O ideal é comprar os produtos feitos para gatos filhotes nos pet shops. Você pode encontrar diferentes itens, como leite específico, ração úmida para filhotes, ração seca, brinquedos e entre outros. 

Ao garantir o cuidado necessário para seu felino, você proporciona uma vida mais saudável, evitando doenças e outros tipos de situações que podem afetar a saúde do gato. 

Lembre-se também de cuidar da hidratação do seu gato filhote. Esse é um assunto delicado, pois muitos gatos não ingerem a quantidade de água necessária para seu organismo, gerando problemas renais. O ideal é colocar vários potes de água pela casa, mantê-los sempre limpos e oferecer água corrente, como de fontes para pets.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.