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Tutoriais Blogger Thaís Correa

Fluxos de automação vs sequências de email marketing: saiba diferenças

Existem algumas diferenças entre fluxos de automação e sequências de email marketing

A automação aplicada ao contexto empresarial é uma realidade para muitos segmentos da economia, com menção honrosa ao segmento de marketing. 

O crescimento da automação nas empresas e setores que não estão diretamente ligados à produção industrial, como as agências de marketing e consultoria, segue uma tendência iniciada pelos pioneiros da tecnologia voltada para o consumidor final. 

As ferramentas e soluções propostas pela automação prometem baratear custos operacionais, simplificar burocracias e reduzir a taxa de erros em ações repetitivas, como emissão de notas fiscais, atualização de demonstrativos contábeis, entre outros. 

A repetição é um problema quando se fala em concentração humana. Uma vez aprendida uma tarefa, o cérebro pode executá-la com pouco envolvimento de áreas relacionadas ao pensamento racional, responsável pela criatividade e elaboração de ideias. 

Por isso, um desdobramento natural pode transformar-se em potencial de erro para muitos, provocando prejuízos na escala de trabalho. 

A automação soluciona essas questões ao programar cada passo do que é feito em uma limpeza de estofados, por exemplo. 

Quando se fala em marketing, em contrapartida, a aplicação de ferramentas automáticas é mais complexa. 

Considerando que sua essência está em construir uma ponte entre empresa e seus stakeholders, as ações em marketing exigem muito do cérebro racional.

Isso porque os stakeholders, o conjunto de grupos de interesse naquela organização, são indivíduos com vidas impactadas, em menor e maior grau, pelas atividades da empresa, que também é composta de indivíduos. Lidar com outros humanos exige criatividade. 

No contexto das tecnologias digitais, onde a internet aglutina mercados e pessoas em um único espaço, a perspicácia do trato do indivíduo deve ser ainda maior. 

Mediante forte concorrência, as empresas são impulsionadas a inovar em suas soluções de marketing. 

Os fluxos de automação são algumas das ferramentas que podem simplificar algumas ações estipuladas no planejamento estratégico de agências ou departamentos de marketing. Em todos os níveis organizações, criatividade e repetição coexistem. 

Portanto, como forma de aumentar a precisão de um e abrir espaços para o outro, as soluções de automação em marketing abordam as partes de uma estratégia que envolvem repetição e constância no momento de atrair um cliente em potencial. 

Criação de conteúdo: o papel do email

A criação de conteúdo é um ponto forte das estratégias mais contemporâneas de aquisição, conhecidas como marketing de atração ou Inbound Marketing

Este novo paradigma parte do princípio da percepção da necessidade como motor que induz a compra. 

Todos os humanos percebem em suas vidas pessoais, sociais e profissionais, a necessidade de algo. 

Há quem diga que o coração humano seja um poço inesgotável de desejos. De todo mundo, essas necessidades variam de acordo com o indivíduo. 

O início da discussão em torno da necessidade nasceu ao teorizar a produtividade do trabalhador, a partir de 1970, quando consultores e empresários lançaram um olhar sobre os motivos do declínio fordista. 

As transformações no setor industrial, responsável pela coleta e transformação de matéria-prima em itens importantes para o cotidiano, como uma bateria de moto 7 amperes, geraram efeitos sobre todos os demais, transformando também o mercado. 

A partir desses estudos, relaciona-se a motivação individual com sua percepção de necessidade e a esperança de solucioná-la ao realizar determinada ação. 

O conceito é levado à publicidade com a popularização da internet, criando um novo paradigma. 

Neste novo cenário, a prospecção é vista como a fase de conscientização de necessidades para o cliente, marcada pela percepção de uma falta e a visualização da empresa e do produto como meios de supri-la. Tal processo ocorre através da produção de conteúdo. 

Esse processo é também segmentado a uma audiência interessada, uma vez que a internet expõe empresas a uma população de consumidores muito maior. 

Como nem todos são compatíveis com a proposta de cada organização, separam-se amostras específicas. 

A separação de uma população em grupos, aplicada em marketing, é um fenômeno sistematizado pela captação de leads.

Isto é, usuários que não são clientes, mas estão interessados o bastante na empresa para ceder informações de contato. 

O método se provou eficiente em larga escala, desde consultorias até lojas de venda de piscina pequena de fibra. O veículo de conscientização do lead tornou-se o email. 

O e-mail marketing é uma estratégia de qualificação de leads, usando a produção de conteúdo sob a forma de seleção de notícias, artigos, atualizações de catálogo ou promoções enviadas para os endereços de email cadastrados na base de dados.

Todo indivíduo que já usou a internet e possui um endereço de email, já foi alvo de uma estratégia de email marketing, seja ela bem sucedida ou não. 

Portanto, é fácil compreender que o principal risco dessa prática é irritar o cliente e invadir sua privacidade. 

O trabalho de marketing aplicado a dados é delicado nesse sentido, uma vez que lida com a captação e armazenamento de informações pessoais como endereços de contato, categorias demográficas e histórico de rede, como buscas por cadeiras para escritório

Alvo de legislações a nível nacional e discussões internacionais, a segurança de dados é um aspecto de extrema importância para empresas que aplicam qualquer forma de automação e Big Data. 

Salvaguardar os dados do usuário é garantir a confidencialidade de sua captação e sua inviolabilidade durante todo o período de armazenamento. Tais fatores incluem o modo como a empresa vai utilizar essas informações. 

Nem todos os leads adquiridos em uma estratégia de marketing vão se converter em vendas, ou completar o processo de qualificação. 

Uma empresa de instalação de piso vinílico precisa conhecer seu público para executar um bom email marketing. 

Executando email marketing em duas etapas

Para estruturar uma campanha robusta de email marketing, é necessário estabelecer dois recursos que muitas vezes são confundidos: as sequências de email e os fluxos de automação aplicados na área. 

Considerando que toda estratégia de qualificação de leads depende da coleta de informações sobre o usuário. 

Estruturas de tratamento de dados na web são, via de regra, automatizadas. Nesse cenário surgem os fluxos de automação. 

Os fluxos de automação podem ser definidos como um conjunto de ações pré-programadas através de linguagens manipuladas por desenvolvedores web. Podem ser embutidos em setores de produção, atendimento, logística ou marketing. 

Fluxos de automação em marketing

Os fluxos de automação funcionam como uma bússola para as campanhas de email marketing, o sequenciamento de todas as tarefas de análise de leads e segmentação em amostras estatísticas, que serão avaliadas em termos de compatibilidade com a proposta. 

Como anteriormente mencionado, converter um lead não é garantia de venda. O momento correto de qualificação depende da visualização de toda a jornada do usuário, um estudo realizado por projeções com base nas preferências do indivíduo. 

Todos os indivíduos que compartilham características que os tornam propícios para uma ação de marketing que os converta em vendas são separados em uma amostra. 

Essa amostra torna-se alvo das sequências de email marketing personalizadas. 

Em vista disso, os fluxos de automação aplicados em uma loja online de tapete sala de jantar, voltados para marketing e qualificação de leads, são caracterizados pelos seguintes pontos: 

  • Foco em dados e planejamento; 
  • Integração com ferramentas de monitoramento operacional; 
  • Avaliação inteligente da jornada do usuário; 
  • Atualização em tempo real de interações do lead. 

Portanto, o fluxo de automação pode ser considerado o cérebro das campanhas de email marketing, um sistema inteligente que acompanha e adapta o conteúdo durante todo o processo de qualificação do lead. 

Sequências de email marketing

Por outro lado, enquanto os fluxos de automação são o cérebro das campanhas de email marketing, as sequências são o corpo que põe em prática o que é estipulado no planejamento. Trata-se da programação de disparos de email. 

Uma fornecedora de bateria estacionária gel desenvolve uma prática de acompanhamento de clientes para aumentar seu potencial de retenção. 

A campanha envolve o disparo de emails com dados importantes sobre o item, de 15 em 15 dias. 

Com base nas informações apresentadas nos fluxos de automação, o gestor de marketing define quais são os temas e o estilo do texto, programando cada mensagem na sequência estipulada pela equipe. 

Por isso, as sequências de email são caracterizadas por: 

  • Definição de intervalos entre emails; 
  • Controle do conteúdo enviado; 
  • Aplicação direta do conceito desenvolvido no planejamento estratégico; 
  • Maior facilidade de programação e implementação. 

Cada uma dessas ferramentas podem ser usadas separadamente ou em conjunto, desde que sejam adaptadas aos objetivos, orçamento ou grau de especialização de colaboradores e gestores responsáveis, com dados expostos em impressora de crachá

Conclusão

Em resumo, a automação aplicada ao marketing é um recurso de extrema importância para o sucesso das empresas. 

No que compete a captação e nutrição de leads, o email marketing é uma das estratégias mais empregadas e mais bem sucedidas. 

Sua facilidade de configuração e adaptação, além da integração com ferramentas de automação de processos torna este um método insubstituível nas equipes que trabalham com metodologias como funil de vendas e retenção do consumidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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