Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Como aumentar a produtividade nos negócios por meio dos serviços de terceirização 

A terceirização de serviços é uma excelente saída para quem quer aumentar a produtividade, de forma econômica e eficaz, sem comprometer a qualidade.

Essa é uma necessidade que surge quando o desempenho da equipe começa a ficar deficiente, o que pode gerar aumentos dos custos e diminuição de lucros. 

Sendo assim, é preciso analisar a situação e tomar decisões que vão contribuir para o crescimento dos negócios. 

Você sabe o que é terceirização e como tornar essa prática uma realidade na sua empresa para aumentar a produtividade? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção. 

Produtividade e terceirização: como elas podem caminhar juntas 

A terceirização é o processo de contratação de uma empresa,  profissional autônomo ou software para executar tarefas dentro da empresa que não estejam diretamente ligadas às atividades principais do seu negócio. 

Por exemplo, uma empresa de RH pode contratar um trabalhador autônomo ou uma empresa terceirizada para resolver todas as questões relacionadas aos serviços de informática. 

Dessa forma, a terceirização não estaria diretamente envolvida nas atividades principais da empresa. 

O objetivo dela é fazer com que os processos sejam concluídos de forma mais rápida, aumentando assim a produtividade. 

Uma vez que os colaboradores não terão que interromper as suas atividades inerentes à função para a qual foram contratados, tentando solucionar problemas de informática. 

Quais serviços podem ser terceirizados para aumentar a produtividade dentro da empresa

É importante definir quais os tipos de serviços podem ser terceirizados para garantir agilidade no momento da resolução de problemas. 

As tarefas de uma empresa podem ser divididas em dois tipos. Veja abaixo quais são eles: 

Atividades-fim: são aquelas que representam o produto ou serviço principal da empresa e devem ser desempenhadas pelos funcionários que são contratados para essa finalidade. 

Atividades-meio: elas são importantes, no entanto, não estão diretamente ligadas ao produto ou serviço que representa a forma principal de obtenção de lucro da empresa.

Geralmente estão ligadas ao operacional, sendo assim, a contratação pode ser feita de forma periódica ou sempre que houver necessidade. 

Para garantir a segurança das partes envolvidas na realização dos serviços é necessário que a empresa faça um contrato com a empresa terceirizada ou com autônomo. 

É muito importante entender que a alternativa da terceirização deve ter como objetivo principal tornar os processos de produção muito mais rápidos e eficazes. 

Portanto, qualquer iniciativa de terceirização visando apenas a economia na contratação de funcionários, pode ser penalizada pelos órgãos reguladores do trabalho. 

Vantagens da terceirização para o aumento da produtividade

Redução de custos

Uma grande vantagem nesse tipo de contratação é que você poderá economizar, solicitando a prestação de serviço apenas quando é necessário. 

Ou seja, não terá que pagar um funcionário para ficar ocioso na empresa, quando não tem demanda para ele a maior parte do tempo. 

Levando em consideração a alta carga tributária no país para contratação de funcionários, você fará uma economia considerável. 

Prestação de serviços qualificada

A terceirização permite que a prestação de serviços em sua empresa seja por pessoas qualificadas e especializadas.

Além de ganhar tempo na execução das tarefas, uma vez que o profissional saberá quais as iniciativas devem ser tomadas na resolução de problemas. 

Melhora no foco na atividade principal

Uma das grandes vantagens de optar pelo serviço terceirizado é que todos os funcionários poderão focar na atividade principal da empresa. 

Quando surge um imprevisto em algum setor da empresa, cuja resolução é terceirizada, todos já sabem o que fazer para solucionar, portanto, conseguem se manter focados.

Colaboradores focados produzem muito mais e são muito mais envolvidos com as demandas da empresa.

Melhor aproveitamento do tempo

A afirmação de que “tempo é dinheiro” é uma realidade para todas as empresas. Por isso, ele não pode jamais ser desperdiçado. 

Com a terceirização dos serviços dentro do ambiente empresarial, o tempo é mais bem aproveitado pelos colaboradores, uma vez que não ficam sobrecarregados de trabalho. 

Sendo assim, conseguem se dedicar inteiramente às suas atividades otimizando o tempo na execução de cada uma de suas tarefas. 

Além dos colaboradores, os gestores também são beneficiados com o melhor aproveitamento do tempo, pois conseguem pensar de forma estratégica. 

O tempo que seria utilizado na resolução de atividades operacionais  poderá ser dedicado ao levantamento de dados específicos. 

Esses, por sua vez, podem ser usados para favorecer o crescimento da empresa por meio da tomada de decisões cada vez mais assertivas.

Economia de espaço

Os serviços terceirizados não precisam de um espaço específico dentro da empresa, pois geralmente tem seu próprio escritório de funcionamento. 

Além disso, não será preciso também manter um espaço para colaboradores que possuem pouca demanda dentro da empresa. 

Portanto, a empresa economiza na compra de móveis e também no uso de espaço. Podendo assim, utilizá-lo para outros fins mais importantes. 

Quais setores podem ser terceirizados para aumentar a produtividade

A organização é de suma importância para que as atividades empresariais possam fluir de forma a aumentar a produtividade. 

Portanto, é muito importante que cada colaborador mantenha o foco em sua atividade principal e que as demais sejam executadas por terceiros. 

Veja abaixo quais os setores da empresa podem ser terceirizados: 

  • TI – Tecnologia da informação; 
  • Contabilidade; 
  • Recrutamento e seleção de novos colaboradores; 
  • Logística; 
  • Limpeza; 
  • Transporte; 
  • Recepção, entre outros. 

Como usar a terceirização para expandir os negócios

Ao ler todas as vantagens que a terceirização traz para uma empresa é possível perceber que ela influencia diretamente na expansão dos negócios. 

Quando os colaboradores estão mais focados, eles produzem mais. 

Ao produzirem mais, os lucros também aumentam, surgindo assim condições para investir no crescimento da empresa. 

Portanto, aderir à terceirização é uma forma estratégica de promover a expansão dos negócios. 

Conclusão

Embora a iniciativa da terceirização seja algo que ainda está em crescimento no Brasil, as empresas que já tornaram essa opção uma realidade, já experimentaram os benefícios na rotina diária. 

Mesmo apresentando grandes vantagens, é preciso que os serviços executados por outras empresas ou até mesmo profissionais autônomos, sejam monitorados. 

Essa atitude vai garantir a qualidade dos serviços, possibilitando melhor aproveitamento do tempo para a sua empresa. 

Agora que você já sabe como a terceirização pode aumentar a produtividade da sua empresa e favorecer a expansão dos negócios, é hora de começar a agir. 

Faça uma análise das reais necessidades da sua empresa e contrate os profissionais adequados para executar as atividades operacionais da sua empresa.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.