Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Quais as causas de a moto estar fazendo muito barulho?

Conheça as situações que podem fazer a sua moto emitir barulhos indesejados.

Todo motociclista está constantemente atento aos barulhos que o motor de sua moto faz. A maioria deles são normais do funcionamento do veículo, já que as peças de metal que compõem a moto ficam em atrito contínuo quando estão funcionando.

Porém, alguns desses barulhos indicam que a saúde da moto pode estar comprometida, sendo um sinal para procurar novos acessórios para moto. Não por menos, há oficinas que possuem uma espécie de estetoscópio, que permitem que os mecânicos possam ouvir melhor os barulhos emitidos pelo veículo.

Para ajudar os motociclistas, este artigo aponta possíveis causas que possam justificar o fato de a moto estar emitindo muito barulho. Confira abaixo.

Rolamentos

Algumas das peças que emitem sons estranhos quando estão com problemas são os rolamentos. Nesses casos, eles emitem estalos constantes enquanto o veículo trafega, aumentando e diminuindo de acordo com a rotação do motor. Normalmente, esses estalos são ocasionados quando os rolamentos precisam ser substituídos, já que eles começam a travar e causar os estalos.

Ao perceber esse tipo de problema, não demore em levar a moto a uma oficina, para que a peça seja substituída. Isso é recomendado, ainda, porque a correia dentada também pode estar apresentando problemas.

Correia dentada

Este é, inclusive, mais um problema que pode ocasionar barulhos estranhos no motor. A correia é uma peça importante do sistema de transmissão da moto, tanto que ela deve receber lubrificação com regularidade para garantir um bom funcionamento.

Ao apresentar problemas, ela emite estalos ou um som semelhante a um chocalho metálico. O motorista precisa de atenção redobrada se esse som for acompanhado de um barulho de metal sendo arranhado. Esse pode ser um sinal de que ela está desgastada ou com folga, sendo necessária a manutenção ou substituição. Nesse último caso, também será preciso trocar o pinhão e a coroa.

Cabeçote

O cabeçote é a peça responsável por conduzir o ar e combustível para dentro e fora dos cilindros do motor. Ele também pode causar barulhos estranhos no motor, sendo que, em muitos casos, a origem do problema é a falta de lubrificação adequada para que ele funcione corretamente.

Essa situação fará com que aconteça o desgaste excessivo dos componentes integrantes do motor, surgindo folgas entre eles. Esse é um cenário perigoso, o que torna sua ida à oficina obrigatória o quanto antes.

Sistema de escape

Uma das possibilidades de problema é quando há algo de errado com o sistema de escape ou de admissão da motocicleta. Ele é responsável por expulsar os gases emitidos pelo motor e, nessas situações, os barulhos emitidos lembram o de tiros e estouros no escapamento.

Esse problema se dá em detrimento do vazamento de ar em algum ponto do sistema, ou seja, um furo no escapamento. Por isso, é necessário corrigi-lo para que o barulho pare.

Bronzina

Para quem não sabe, os casquilhos ou buchas (também conhecidos como bronzina), são peças com a função de reduzir o atrito e assegurar o movimento de rotação dos componentes do motor. Se eles começam a emitir sons, é sinal de que há questões quanto ao desgaste excessivo da peça ou até mesmo problemas em sua montagem.

Embreagem

Por fim, a embreagem, que realiza a troca de marchas nas motos, podem também ser fonte de barulhos estranhos. Nesses casos, os sons emitidos se assemelham a um “teco-teco”, sobretudo se ele acontece quando há a troca de marchas. Além de o barulho incomodar, o motorista ainda é prejudicado pelo aumento do consumo de combustível e pela vibração nas pedaleiras.

Sendo assim, é necessário levar a moto até uma oficina para trocar as borrachas internas. Essa visita também é uma oportunidade para verificar como se encontra o cabo da embreagem, já que ele também pode ser responsável pelo barulho.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.