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Gerenciamento Thaís Correa

9 dicas para ter lucro em seu negócio online

Abrir um negócio online é o objetivo de muitas pessoas que querem ter a sua própria empresa e aproveitar todos os benefícios que a internet tem a oferecer.

Tendo em vista o aumento do acesso à web e a popularização dos dispositivos móveis, os consumidores compram pela internet com uma frequência cada vez maior. 

Por essa razão, não existem dúvidas de que esse tipo de negócio é muito vantajoso.

Para se ter uma ideia, existem cerca de 150 milhões de pessoas que acessam a internet todos os dias no Brasil, e esse número não para de crescer.

O e-commerce brasileiro teve excelente faturamento em 2019 e seu desempenho foi ainda melhor em 2020. Mesmo diante das constantes crises econômicas que afetam o país, os brasileiros não deixam de fazer suas compras pela internet.

Produtos dos mais variados tipos são consumidos diariamente e isso se deve às facilidades trazidas por essa modalidade de compra e venda.

Além de atrair os consumidores, o comércio eletrônico também está atraindo empreendedores. E para elucidar melhor o assunto, neste artigo, vamos mostrar os benefícios de ter um negócio digital e dar algumas dicas para aumentar seus lucros.

Vantagens de ter um negócio online

O comércio eletrônico é muito vantajoso para os consumidores porque eles podem comprar os mais variados tipos de produtos, pagando um preço mais acessível e recebendo tudo em casa.

Mas, não são apenas os consumidores que têm muitas vantagens com esse tipo de negócio, mas também os empreendedores. 

E dentre as principais vantagens estão:

  • Baixo investimento;
  • Funcionamento 24 horas;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Amplo alcance de consumidores;
  • Comodidade;
  • Análise de resultados em tempo real.

Em primeiro lugar, para abrir uma loja que vende, por exemplo, bateria 60 am pela internet, não é necessário fazer grandes investimentos, como quando vamos abrir uma loja física.

Também não é necessário arcar com gastos extras com documentação e outras burocracias comuns de um negócio físico.

Tudo o que você precisa fazer é comprar um domínio, escolher uma boa plataforma, criar um layout funcional e oferecer várias formas de pagamento.

A loja virtual também fica disponível para os consumidores 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e as pessoas podem comprar tudo o que precisam, sem sair de casa.

O que o consumidor moderno mais deseja é facilidade e agilidade na hora de comprar, algo que só o comércio eletrônico é capaz de oferecer.

Esse tipo de negócio também e quer um gasto muito menor com entrega estrutura, além do baixo custo com seu gerenciamento.

Até mesmo um fabricante de carimbo na hora pode ter esse tipo de loja, com um custo de manutenção bem baixo, principalmente, se comparado a todos os investimentos necessários de uma loja física.

Também é muito mais fácil alcançar um número maior de pessoas, visto que podemos vender para qualquer lugar do mundo. Isso acontece porque qualquer pessoa que tem acesso à internet pode navegar sem dificuldades.

Em outras palavras, os empreendedores podem inserir seus produtos no mercado exterior e ampliar as oportunidades de vendas.

As pessoas estão com uma rotina cada vez mais agitada, e por essa razão prezam pela agilidade na hora de fazer suas compras.

Nesse sentido, uma loja física deve investir na criação de uma loja virtual, pois seus clientes saberão que podem confiar, o que gera credibilidade para o negócio.

Não podemos descartar o fato de que comprar, pagar e receber os produtos, sem precisar sair de casa, é algo muito mais vantajoso do que precisar se deslocar até uma loja física.

Você também pode conhecer um pouco mais sobre o seu público-alvo, uma vez que o usuário deixa rastros que mostram por onde ele chegou até o site de vendas.

Uma loja virtual que vende régua de tomadas para rack pode saber quando o visitante clicou em seu anúncio e as páginas que visitou dentro do site.

Com base nas suas informações, podemos saber das estratégias que funcionam e aquelas que precisam ser melhoradas, o que aumenta ainda mais a qualidade dos resultados.

Para potencializar ainda mais os resultados do seu site de vendas, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática.

Como aumentar o lucro do seu negócio online?

Assim como os negócios físicos, as lojas virtuais podem contar com algumas estratégias que ajudam a melhorar consideravelmente os seus lucros. E dentre as principais estão:

1.    Analisar a concorrência

Os concorrentes podem ser verdadeiras fontes de ideias para aumentar os lucros, por exemplo, quando uma confecção de uniforme feminino social considera os preços e tipo de produto que a concorrência oferece.

Quando avaliamos esses dois elementos, conseguimos precificar melhor nossas soluções e decidir as melhores ofertas.

2.    Conhecer os processos do negócio

É muito importante conhecer todos os detalhes relacionados aos processos que dizem respeito às finanças do negócio, contratos com fornecedores e saídas de produtos.

O controle desses pontos depende de um plano de negócios, pois seu papel é mapear as oportunidades, atingir novos consumidores, conquistar investimentos e atrair fornecedores.

Por meio do plano de negócios, o empreendedor também consegue compreender um pouco mais sobre o mercado em que atua.

3.    Trabalhar com investimentos diferentes

Uma empresa de construção de galpão pode direcionar boa parte de seus lucros aos investimentos. 

Estes, por sua vez, podem ser voltados para a estruturação do negócio, melhorias nos produtos e capacitação dos colaboradores.

Um negócio digital também pode usar parte do seu lucro para fazer novos investimentos. 

Entretanto, você precisa ter cuidado com o montante aplicado, pois isso pode prejudicar a saúde financeira da organização.

4.    Saber fazer promoções e ofertas

É muito importante saber precificar os produtos vendidos na loja virtual e esse trabalho não é feito de maneira aleatória. 

Da mesma forma, o empreendedor precisa ter atenção na hora de criar promoções, ofertas e descontos, pois eles podem prejudicar os lucros.

Normalmente, as vendas ficam aquecidas porque os descontos são arbitrários, mas o preço final pelo qual o produto está sendo vendido não alcança seu custo, o que prejudica o caixa da empresa.

Por essa razão, faça como uma especializada em limpeza de carpete empresarial e estude cada situação antes de oferecer descontos para os clientes.

5.    Saber gerenciar o próprio estoque

O lucro do seu negócio pode ser prejudicado porque você não sabe administrar bem o estoque. 

A tendência de uma empresa que consegue aumentar suas vendas é comprar mais produtos e com isso diversificar as opções.

Mas, é importante alcançar um ponto de equilíbrio, o que quer conhecimento para fazer uma boa gestão de estoque. O empreendedor deve determinar quais são as mercadorias de maior procura e aquelas com baixa demanda.

É dessa forma que conseguimos adequar as vendas, manter o lucro e não perder dinheiro com mercadorias que se acumulam ou que passam do prazo de validade.

6.    Calcular os custos fixos

Toda empresa precisa dimensionar seus custos fixos, tendo como base o tamanho do negócio, pois isso garante que ela seja mais lucrativa.

A partir do momento em que os gastos estão muito elevados em relação à capacidade financeira real da empresa, ela pode consumir sua margem, portanto, é fundamental estar atento.

7.    Saber precificar

Toda empresa, como um fabricante de óleo solúvel, precisa saber precificar seus produtos e serviços. Se uma loja virtual atribui um valor errado para suas mercadorias, pode prejudicar seus lucros.

Para evitar esse tipo de problema, é muito importante conhecer os custos fixos da organização. É com base nessas informações que a empresa descobre se pode aumentar seus preços ou conceder descontos.

8.    Saber quais são as contas a receber

Você precisa estar atento às contas a receber, já que o aumento das vendas pode impactar diretamente nesse sentido.

Uma empresa pode ter boa parte de sua margem acumulada no crédito que concede aos seus clientes ou em valores que só serão recebidos futuramente.

9.    Conhecer seus clientes

Uma empresa de gas para condominio, assim como uma loja virtual, deve detalhar o perfil do seu cliente. 

É assim que ela descobre os produtos e serviços que eles precisam, o que aumenta seus lucros e gera valor para a marca.

É papel da organização aperfeiçoar seus produtos, e a melhor forma de fazer isso é conhecendo bem seu perfil de cliente.

Conclusão

Resumindo, ter um negócio virtual é algo acessível para a maioria das pessoas que desejam empreender, e como vimos ao longo deste artigo, ele traz inúmeras vantagens.

Entretanto, é necessário investir em práticas que potencializam os resultados e aumentam os lucros da loja, possibilitando maior alcance e expansão da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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