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Marketing Digital Thaís Correa

6 dicas para fazer um bom networking

O networking é uma importante rede de relacionamentos, fundamental para que profissionais e empresas possam se relacionar com contatos que ajudem a expandir as ações e trazer novas oportunidades.

Uma das ações mais essenciais hoje em dia é a comunicação, pois por meio dela, é possível obter conhecimento e trocar informações sobre os mais variados assuntos com quem possui interesses similares.

Os profissionais precisam conhecer outras pessoas que trabalham no mesmo ramo ou em áreas que possam trazer novas possibilidades. Tratam-se de relações de trabalho positivas e que agregam à vida profissional de várias maneiras.

São elas que criam oportunidades imperdíveis, como a indicação para uma vaga ou até mesmo a possibilidade de trabalhar no exterior. O que queremos dizer é que um networking bem estabelecido pode mudar a vida de uma pessoa.

A mesma situação se aplica às empresas, que conseguem angariar novas oportunidades de negócios e até mesmo atraem talentos. 

Devido à importância dessa prática, vamos falar um pouco mais sobre o seu conceito, porque ela é essencial, além de algumas dicas para fazer um bom networking. Então, se você quer saber mais, leia até o final.

Entenda o conceito de networking

Chamamos de networking uma relação de contatos que tem como objetivo trocar informações importantes e estabelecer ajuda mútua.

Ela colabora para a execução de diversas atividades relacionadas aos negócios das empresas e à carreira dos profissionais. Em outras palavras, é a manutenção de relacionamentos produtivos.

Mas, tanto o profissional quanto um fabricante de bateria heliar 60 amperes precisam entender as diferenças entre os termos network e networking.

Network é um termo que se refere a uma rede ou grupo de pessoas conectadas e que dividem os mesmos interesses profissionais.

Networking, por sua vez, diz respeito a um trabalho em rede que é realizado por meio de ações que visam a expansão, manutenção e aperfeiçoamento dos profissionais.

O objetivo dessa prática é construir e estreitar relacionamentos, para que empresas e profissionais obtenham suporte para todas as suas necessidades.

Trata-se de uma rede que oferece informações e acessos que ajudam uma pessoa em vários sentidos, como:

  • Encontrar um emprego;
  • Conseguir uma promoção;
  • Convencer investidores;
  • Prospectar clientes.

Tendo em vista tantas possibilidades, é possível começar a compreender tamanha relevância do networking, como ficará claro mais adiante.

A importância do networking

Sem dúvidas, uma pessoa que possui bons contatos profissionais conquista mais oportunidades de crescimento em sua área de atuação. 

Isso se traduz como uma probabilidade maior de receber boas propostas de trabalho, uma vez que ela se torna mais reconhecida.

O funcionário de um grande chaveiro para chave de carro, por exemplo, também alcança novas portas para seu crescimento. Tudo o que os profissionais precisam fazer é focar na criação de um networking com pessoas que atuam na mesma área.

As relações que você estabelece também ajudam a gerar autoridade e fazer com que seja visto como uma referência, ao mesmo tempo em que diz respeito a uma consequência natural, já que mais pessoas vão conhecer o seu trabalho.

Essa rede aumenta a visibilidade do profissional e, consequentemente, permite que ele se destaque em seu meio. Mas, para conseguir tudo isso, é fundamental que você busque ser visto como alguém responsável e experiente.

Quanto mais contatos próximos você possui com outros profissionais, maiores serão as chances de participar de novos projetos.

É muito fácil construir essa rede hoje em dia, tendo como respaldo a internet. Por meio dela, tornou-se mais simples conhecer pessoas, o que ajuda a expandir as relações.

Alguns profissionais pensam que apenas quem está começando a carreira precisa de algum tipo de orientação, mas isso não é verdade.

Todo profissional, mesmo aquele que já tem anos de experiência, precisa se desenvolver constantemente, e por essa razão muitos investem em mentorias.

Nesse sentido, se o profissional de um fabricante de régua de tomada para rack deseja se aperfeiçoar constantemente, deve investir em um networking com pessoas experientes e que possam ajudá-lo de várias maneiras.

Além das dicas para crescimento profissional, essa rede de contatos também é uma forma de conquistar indicações. Alguém pode recomendar o seu trabalho, o que aumenta as chances de conseguir uma boa colocação ou até uma nova vaga de emprego.

Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é essencial saber como criar um bom networking.

Como fazer um bom networking?

É normal sentir uma certa insegurança quando você conhece um profissional disposto a estabelecer um vínculo com você. 

Para não perder boas oportunidades nesse sentido, algumas das principais dicas são:

1.    Criar um perfil no LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, e nela é possível encontrar desde pessoas que trabalham com piso laminado instalado, até as mais variadas profissões.

A plataforma foi criada com o objetivo de conectar profissionais e superar as barreiras físicas. Você pode ter até 30 mil contatos, uma quantidade ilimitada de seguidores e produzir conteúdos para quem mantém contato com você.

Só que, além de criar o seu perfil, é fundamental ser ativo, pois é dessa forma que vai estabelecer uma relação promissora com suas conexões.

2.    Ser prestativo

Ninguém gosta de pessoas que não compartilham informações e que sempre querem se dar bem em qualquer situação. Procure ajudar o próximo e demonstre sua preocupação em relação à prestatividade.

Assim como no caso do colaborador de uma empresa de higienização de sofás, mostre ser uma pessoa prestativa sem segundas intenções. É dessa maneira que as pessoas vão se lembrar de você e te indicar para novas oportunidades.

3.    Cuide da manutenção dos relacionamentos

Muito além de conhecer um novo profissional é preciso se manter em contato com ele, pois isso evita que ele se esqueça da conversa inicial que tiveram.

Procure manter o nível dos relacionamentos e interaja constantemente com sua rede de contatos. É assim que eles vão sempre se lembrar de você.

Converse com as pessoas frequentemente e não apenas quando for de seu interesse. Hoje em dia, não é difícil fazer isso, já que podemos usar as redes sociais para responder nossos contatos sem precisar ir até eles.

Também tenha em mente que qualidade é bem mais importante do que quantidade. Isso significa que é muito melhor ter poucos contatos e falar com quem você realmente confia do que ter em sua rede pessoas que não se lembram de você.

4.    Participar de grupos nas redes sociais

Você pode usar as redes sociais para se manter conectado com pessoas que ama e que são importantes para você, mas elas também são um caminho para que o funcionário de um fabricante de óleo solúvel fale com outros profissionais dessa área.

Isso pode ser feito por meio de grupos, o que lhe permite trocar experiências com outras pessoas e estabelecer uma relação positiva com elas.

No entanto, considere que estamos falando de uma plataforma que não possui foco profissional, assim sendo, é importante filtrar os contatos para que eles sejam realmente úteis para você.

5.    Participar de eventos

Outra opção interessante é participar de eventos relacionados ao seu setor profissional, como palestras e workshops, principalmente aqueles que reúnem profissionais da sua cidade.

São locais que incentivam a interação pessoal, por isso, um engenheiro especializado em projetos de gas para condominio terá a oportunidade de interagir em pessoas com outros do mesmo segmento e até com empresas, por exemplo.

Aproveite as pausas para abordar alguém, assim como na entrada e na saída dessas convenções. É uma forma de interagir amigavelmente, sem interromper as outras pessoas durante a programação.

Mas se você perceber que determinado profissional não está interessado em conversar, não insista e parta para outra oportunidade.

6.    Produzir conteúdos de valor

Você também pode produzir conteúdos de valor relacionado à sua área e compartilhá-los em seus perfis nas redes sociais. Para se destacar ainda mais, crie um blog para compilá-los e deixá-los sempre à disposição.

Muitos profissionais já perceberam as vantagens dessa estratégia, uma vez que ajuda as pessoas, ao passo que divulga o seu trabalho. Mas esteja atento às pautas e à relevância do material.

Se for falar, por exemplo, sobre divisória drywall, procure desenvolver algo completo e que mostre sua referência naquilo que faz.

Conclusão

O networking é uma importante rede de relacionamentos que pode levar um profissional muito além em seu mercado de atuação.

Você tem a chance de conhecer pessoas novas, experientes, importantes e influentes, que representam novas oportunidades e conquistas em sua carreira.

Com a internet e os canais trazidos por ela, esse trabalho é ainda mais fácil e suas conexões podem ir muito mais além do que você imagina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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