Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Postagens Bruna Farias

Você conhece o curso NR 12?

Quem trabalha no setor provavelmente já ouviu falar do Curso NR12. A norma normativa foi criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Esta é uma das diretrizes mais importantes para a garantia da saúde ocupacional dos colaboradores das plantas industriais.

Por isso também existe a figura do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional responsável por verificar as condições de proteção dos colaboradores e orientar os caminhos corretos para a manutenção de um ambiente seguro.

Mas o que é NR12? Quais são as suas orientações e conselhos? O que é preciso? O artigo de hoje tem como objetivo responder a todas essas questões, orientando a melhor forma de cumprir a NR12, além de orientar os interessados ​​em um curso online sobre segurança do trabalho.

Quer saber mais? Continue conosco!

O que é NR12?

O principal objetivo da NR12 é estabelecer normas de segurança para a operação de máquinas e equipamentos industriais, que também se aplicam à armazenagem de materiais e devem atender a requisitos específicos para cada matéria-prima.

O objetivo da norma é reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais entre os colaboradores em todas as atividades com máquinas e aparelhos.

O NR12 orienta você desde a instalação de uma balança digital de 180 kg até o uso do dispositivo.

Por esse motivo, a norma exige informações completas sobre o ciclo de vida completo das máquinas industriais, sejam elas novas ou usadas, incluindo transporte, instalação, operação, uso, manutenção e, por fim, descarte do equipamento.

A NR12 é uma das mais abrangentes normas regulatórias da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A última atualização foi em 2019 com o Regulamento nº 916 do Ministério da Economia de 30 de julho.

A recomendação muda o foco da norma para avaliação de risco e enfatiza soluções técnicas eficazes para conformidade com a segurança ocupacional.

Quais são os aspectos gerais da NR12?

A NR12 atribui responsabilidade ao empregador na determinação dos parâmetros de proteção para o uso dos equipamentos e máquinas.

Isso significa que a empresa deve zelar pela saúde, segurança e segurança física dos trabalhadores na operação de máquinas industriais.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com metalone, construção de caldeiras e corte a plasma CNC é um exemplo de cumprimento correto da NR12, por se tratar de processos que não representam perigo para os colaboradores.

Ressalta-se que a norma também prescreve a adoção de medidas cabíveis aos trabalhadores com deficiência física ou mental que participem direta ou indiretamente do trabalho.

Nesse sentido, a NR12 contém recomendações sobre proteção coletiva, medidas para uma melhor organização do trabalho e medidas de proteção individual como aspectos gerais.

Desta forma, os riscos para os funcionários podem ser reduzidos significativamente e os acidentes com máquinas industriais podem ser reduzidos.

De acordo com a norma, o manual de instruções devidamente fornecido pelo fabricante deve estar disponível para todos os aparelhos.

Porque o funcionamento de uma batedeira de pão, por exemplo, pode ser diferente dependendo do modelo ou marca, então a planta deve fornecer todas as informações relevantes.

Em caso de extravio ou inexistência das instruções de serviço, o empregador deve recriar o documento seguindo as instruções e análises de um especialista legalmente habilitado.

De acordo com a norma, deve ser incluído um procedimento de implementação detalhado, bem como um procedimento de segurança com medidas padronizadas e detalhadas para cada tarefa para todos os trabalhos executados.

Além disso, é necessário realizar inspeções de rotina das condições das máquinas e dispositivos para verificar o seu funcionamento.

Quando um evento é detectado, a máquina deve estar pronta para o serviço. O NR12 também estipula que todos os procedimentos em máquinas e dispositivos, incluindo operação, manutenção e instalação, devem ser realizados por especialistas qualificados e devidamente treinados.

Consequentemente, cabe ao empregador promover a formação dos empregados com cursos específicos para cada função.

Deverá ser apresentado comprovante de titulação e o curso propriamente dito deverá obedecer às diretrizes da norma com carga horária mínima de 8 horas por tipo de máquina.

Quais são as principais causas dos acidentes?

O NR12 foi formulado a partir de uma análise aprofundada das principais causas de acidentes com máquinas e equipamentos industriais.

Portanto, aplica-se a qualquer atividade que apresente risco, seja a operação de máquinas para a produção de vinhos argentinos ou de sistemas elétricos.

Na verdade, muitos acidentes em canteiros de obras são decorrentes da falta de comunicação e treinamento dos trabalhadores. Por exemplo, quando alguém liga uma máquina sem perceber que um de seus colegas está com a mão no motor.

Ou seja, se os trabalhadores ignoram as regras básicas de segurança, os acidentes podem acontecer com muito mais facilidade.

Por este motivo é importante que os colaboradores sempre se lembrem:

  • Desligue a máquina corretamente;
  • Desligue a energia para evitar ativação acidental;
  • Divulgar suas atividades a outros funcionários;
  • Manter comunicação objetiva e direta com a equipe.

Normalmente, as máquinas e dispositivos mais sujeitos a desastres são movimentos rotativos (centrífugas, homogeneizadores de plaquetas), movimentos alternativos (motores de pistão, máquinas de costura) e movimentos em linha reta (correias, pontes rolantes).

Porém, vale a pena atentar para outros itens, como: Instrumentos cirúrgicos sobre mesa de aço inoxidável, como martelos, brocas, etc.

O NR12 também leva em consideração alguns riscos adicionais de acidentes que devem ser levados em consideração na elaboração de planos de segurança. São eles:

  •  Substâncias perigosas com agentes químicos ou biológicos;
  • Radiação ionizante de substâncias radioativas;
  • Radiação não ionizante com riscos potenciais à saúde;
  • Vibrações e ruídos;
  • Fontes de calor com potencial de combustão;
  • Substâncias combustíveis, inflamáveis ​​e explosivas.

Os requisitos de segurança também são essenciais para algumas operações comerciais que requerem um relatório do serviço de bombeiros para certificar as condições mínimas de operação.

A indústria deve estar atenta aos registros de segurança, pois a falta desses registros pode levar ao fechamento de empresas, multas e outras penalidades para os empregadores.

Sobre manutenção de máquinas na NR12

A boa manutenção das máquinas e dos equipamentos industriais é um ponto muito importante que é abordado pela NR12.

De acordo com a lei, esses procedimentos devem ser arcados pelos trabalhadores envolvidos na operação das máquinas e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Portanto, quer se trate de uma simples limpeza ou de uma regulagem em uma máquina para a produção de sacos de tecido, o responsável deve ser uma pessoa jurídica devidamente habilitada, com reconhecimento formal do empregador.

Para a devida manutenção será necessário que o equipamento esteja adequadamente isolado e que as fontes de energia sejam descarregadas, com bloqueio mecânico e elétrico de todos os dispositivos, para evitar o reinício.

De acordo com a NR12, é necessário reportar corretamente as máquinas e equipamentos que não funcionam, ou quando estão em manutenção, mostrá-los a todos os colaboradores e evitar interrupções na comunicação.

Curso de Segurança Ocupacional Adequado para NR12

O Profissional de Segurança Ocupacional tem se destacado hoje. Não é de surpreender que você encontre facilmente um totem de informações com ofertas de emprego ou cursos de atualização.

Isso porque o técnico de segurança do trabalho é, em muitos casos, obrigatório nas fábricas e empresas. Por esse motivo, os estabelecimentos devem cumprir as regras estabelecidas por lei.

Além disso, o profissional garantirá condições adequadas para o funcionamento das máquinas e equipamentos industriais, de acordo com a NR12, reduzindo a ocorrência de acidentes e proporcionando um local mais agradável para os funcionários.

Com a evolução do digital é possível encontrar diversos Cursos Online disponíveis para a formação de técnicos em segurança do trabalho, com certificados e materiais atualizados.

Ou seja, engana-se quem pensa que a EAD oferece menos aprendizagem; pelo contrário, é uma educação completa e de qualidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.