Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Gustavo

Veja como tirar manchas de tecidos

Procedimentos simples garantem roupas e lençóis renovados.

Os tecidos estão por todas as partes: roupas, peças de banho, tapetes e panos para casa, calçados e bolsas. Se você teve um acidente com os seus lençóis favoritos, fora ou durante a lavagem, não precisa se desesperar. É possível remover manchas de tecidos de formas bastante práticas, desde que o dano não exija um tratamento profissional.

Muita gente sai da casa dos pais e descobre que diversos problemas, como deixar as roupas sempre brancas, não se resolvem sozinhos. Derrubar líquidos, encostar em superfícies recém-pintadas ou até mesmo uma brincadeira de criança podem resultar em manchas.

A seguir, você confere algumas dicas de como remover manchas em diversos tecidos partindo de categorias simples de danos e tipos de materiais.

Manchas simples

As manchas tidas como simples são causadas por sujidades como poeira, comida, remédios e produtos não nocivos às roupas. No geral, elas podem ser eliminadas com a lavagem normal das peças, levando em consideração a temperatura e tipo de produto indicado na etiqueta.

Mofo

Durante a pandemia, muita gente deixou de lado aquele terninho do trabalho para adotar roupas mais casuais e confortáveis para o trabalho remoto. Se agora é hora de tirar a peça do armário, é possível que ela esteja com manchas de mofo. 

O problema é causado por fungos, que podem ser facilmente eliminados com sabão neutro ou mistura de vinagre branco com suco de limão. Depois de aplicar na região afetada, lave a peça normalmente, separada das demais, na lavadora ou à mão.

Suor

Essa mancha é bem comum, principalmente em roupas de cor clara e de cama, como lençóis e fronhas. Se a mancha não sair com a lavagem simples, deixe a peça de molho em vinagre branco e água por cerca de 15 minutos, lavando em seguida.

Sangue

Pode acontecer de um machucado manchar lençóis e travesseiros. A boa notícia é que a remoção pode ser feita facilmente. Você pode aplicar água oxigenada de 20 volumes ou utilizar também o vinagre branco durante a lavagem.

Manchas persistentes

Ao contrário das manchas citadas acima, as do tipo persistente necessitam de um pouco mais de atenção na remoção.

Maquiagem e cremes

Maquiagens e cremes podem manchar facilmente as roupas, pois estão em contato direto com a pele e podem transferir a cor, principalmente em dias quentes. Para remover manchas de batom, base e sombra, aplique uma quantidade de álcool 90% com um pano macio, lavando em seguida.

Para roupas brancas com manchas de creme, o ideal é deixar a peça de molho em água com um pouco de sabão de coco, exposta ao sol. Lave normalmente no dia seguinte, repetindo o procedimento se necessário.

Vinho e café

As manchas de café e vinho costumam ser mais difíceis de serem removidas, principalmente se o líquido secou na peça. Se a mancha é recente, aplicar gelo até a mancha sumir é a melhor opção para preservar o tecido e remover a marca, mas se a mancha for antiga, deixar de molho em sabão neutro e bicarbonato de sódio pode ser o mais indicado.

Tecidos naturais 

Os tecidos naturais, tais como linho e algodão, são mais delicados e, por isso, na hora de remover manchas mais difíceis, é indicada a lavagem manual, sem friccionar o tecido ao extremo. A lavagem em água de temperaturas amenas também preserva as fibras e ajuda as manchas a se dissolverem.

Tecidos sintéticos

Os tecidos sintéticos podem manchar mais facilmente, especialmente se a fibra já estiver desgastada. Uma dica para remover manchas desses tecidos de forma eficiente é evitar produtos químicos muito agressivos, optando pela lavagem em água fria, sem recorrer ao uso da secadora.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.