Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Marketing Digital Thaís Correa

Performance: saiba mais sobre remarketing no Google

Com o objetivo de aumentar a taxa de conversão ou vendas de uma loja, o remarketing no Google serve como uma estratégia muito eficiente, uma vez que garante que o cliente tenha acesso ao seu anúncio em um momento futuro. 

Também conhecido por retargeting, ele serve como uma forma de acompanhar os consumidores em potencial durante o seu percurso pela internet. 

Sendo assim, ao acessar uma página, é gerado um código que os adiciona a uma lista para remarketing. 

Com isso, após eles entrarem em outro site da rede do Google Ads, um anúncio da sua página será exibido nele. 

Nesse contexto, ele se torna essencial para as empresas conseguirem realizar as vendas, uma vez que, em um primeiro contato com a marca, o cliente, muitas vezes, não está preparado para comprar ainda, mesmo que tenha interesse pelo assunto. 

A primeira coisa que eles fazem quando entram na página é conhecê-la, buscando pelos serviços oferecidos, avaliações, qualidade dos produtos e toda a história da empresa, sem ter a obrigação de adquirir algo. 

Dessa forma, realizar o remarketing faz com que aquele usuário que visitou o site seja levado de volta à empresa, garantindo uma melhora do marketing digital e dos resultados, em geral. 

Por exemplo, um consumidor que entra no site de uma loja de móveis, mas sai, pois não deseja comprar naquele momento, ao entrar em uma outra página irá encontrar o anúncio de uma cadeira de jantar moderna da primeira empresa, relembrando de sua existência. 

Basicamente, esse contato só é estabelecido se o usuário entra no site, mas sai sem realizar uma compra. 

Portanto, ele surge como uma forma de oferecer um incentivo aos visitantes anteriores, aumentando as chances de conversão em clientes. 

Como é o remarketing e sua importância na prática?

Em termos mais práticos, o remarketing surge como uma forma de lembrar ao visitante da página um produto ou serviço que ela precisa ou quer, uma vez que, ao entrar nela, é demonstrado interesse por. 

Portanto, essa estratégia se torna essencial para aumentar o número de vendas de uma empresa e construir uma visibilidade real para ela. 

Além disso, ela garante uma maior fidelização de clientes, o que é a base para o seu desenvolvimento.  

Um outro motivo que comprova a sua importância é que ele permite que a empresa reacenda o interesse do visitante pela marca e sua curiosidade, a partir do anúncio de um serviço prestado. 

Uma opção, por exemplo, é uma loja de roupas que cria suas próprias roupas que viu que determinado cliente adiciona o jaleco personalizado no carrinho, mas não completou a compra, passando a enviá-lo um código promocional, despertando o interesse. 

Ademais, o remarketing é realizado seguindo um mesmo padrão de assuntos para os anúncios, o que faz com que a empresa tenha acesso a um público direcionado e muito mais qualificado. 

Um exemplo disso, o anúncio de uma loja de estofados seria conectado pela própria plataforma de pesquisa ao site de uma empresa de impermeabilização de estofados, já que elas são de nichos de mercado similares, aumentando a qualificação de quem o ver.

Dessa maneira, em geral, a estratégia é capaz de ser uma eficiente ferramenta de campanhas e ações online, realizando a promoção dela e potencializando os seus resultados. Como consequência, aumentando o retorno sobre investimentos. 

Contudo, o destaque deve estar direcionado ao fato de que ele faz com que uma mensagem seja levada até um consumidor, no melhor momento e para as pessoas mais assertivas para compra. 

Como ter sucesso na performance de remarketing?

Para alcançar sucesso na performance do remarketing, é essencial seguir algumas dicas e estratégias, as quais visam o desenvolvimento efetivo das ações. Por esse motivo, elas serão analisadas a seguir.

Conheça as etapas em que ele está 

Antes de implementar essa estratégia ao cotidiano de uma empresa, é preciso entender que o consumidor passa por diferentes momentos até a decisão de compra, passando pelos estágios de consciência, consideração, compra e fidelização. 

O primeiro se refere à pesquisa que o usuário realiza sobre um determinado tópico, mas não necessariamente possui intenção de adquirir um produto ou serviço relacionado, como apenas para ver o que está em alta na moda. 

Já o estado de consideração é o momento em que o consumidor para a pensar em realizar a compra de um produto, como identificando os prós e contras ou analisando o orçamento do mês ou até apenas se imaginando com ele.

O terceiro momento, de compra, é quando ele de fato realiza a compra em si, ou seja, adquire o produto ou serviço no qual estava pensando. 

Por fim, a fase de fidelização é relacionada à intenção de garantir que novas conversões aconteçam no futuro, mais conhecido como o momento de assegurar a satisfação do cliente e a recompra. 

Dessa forma, é preciso entender cada um desses estados dos clientes, para que a abordagem realizada seja eficiente e garanta o alcance deles, levando às próximas fases da jornada de compra. 

Por exemplo, se uma empresa de serviço de reforma sabe que seus consumidores estão concentrados na consideração, ele é capaz de direcionar os seus anúncios para convencê-los de que é um bom negócio nos momentos de dúvida. 

Estabeleça o público de acordo

Outro passo essencial para garantir o sucesso é realizar uma segmentação de público da forma correta, ou seja, assegurar-se que as pessoas atingidas por seus anúncios são aquelas que têm maior potencial de fechar a compra. 

Isso porque não adianta investir em um mecanismo tão importante se o público escolhido for de consumidores que não levarão resultados para a empresa com o remarketing, o que seria um problema de gastos desnecessários para ela.

Um exemplo disso é, para uma empresa de limpeza de colchão box, seria interessante criar um anúncio de desconto que se ligasse às pessoas que entraram em seu site, pesquisaram por um produto e deixaram a página sem comprar nada. 

Dessa forma, ela entenderia que a desistência foi pelo preço ou algo do tipo, uma vez que existiu interesse forte, mas algo no meio do caminho a impediu de realizar a compra de fato, o que pode ser revertido com a diminuição do valor a pagar, como algo para convencê-lo.

Acompanhe todas as métricas e estatísticas

Para a aplicação de nova estratégia em que não há pleno conhecimento sobre o que fazer ou como os usuários responderão a ela, é imprescindível que seja realizado um acompanhamento constante de todas as métricas e estatísticas. 

Isso deve acontecer pois alguns pontos podem falhar ao invés de garantir qualidade para a campanha, então, ao realizar uma análise com frequência, a empresa consegue entender o que deu errado e precisa de conserto e o que está funcionando de fato. 

Como consequência, ela poupa investimentos devido ao fato de conseguir salvar uma campanha antes que ela seja totalmente paga, e no final, não ajude em nenhum ponto para o seu desenvolvimento. 

Por exemplo, se uma empresa de entrega rápida estuda suas métricas por meio de reuniões com intervalos de tempo consideráveis, ela consegue saber se está mostrando muitas vezes o anúncio para um mesmo usuário.

Cuide das quantidades postadas

Continuando o pensamento do final do parágrafo anterior, é fundamental que haja um controle da quantidade de vezes que um anúncio é exibido para um mesmo usuário, uma vez que o exagero pode ter o efeito contrário. 

Se uma mesma pessoa fica vendo um anúncio todas as vezes que entra em um site, ela não se sentirá tentada a comprar, mas sim, possivelmente incomodada, o que a impedirá de comprar ou até de interagir com aquela empresa. 

Portanto, o mais recomendado é que o banner ou totem publicidade online seja visualizado, no máximo, 10 vezes pela mesma pessoa.

Entretanto, esse é apenas um ideal, algo recomendado, na maioria dos casos esse número não é nem alcançado. 

Garanta uma conexão de páginas boas

Por fim, é preciso ter landing pages de qualidade, isto é, depois que o usuário tiver acesso ao anúncio, ele seja direcionado para uma página boa e que seja eficiente para ele, não apenas um site qualquer. 

Em outras palavras, torna-se uma boa estratégia se, ao clicar na publicidade, o usuário chegar na própria página do produto pelo qual se interessou, pois é algo que deixa mais fácil para ele encontrar seu objetivo real, facilitando a conversão. 

Por exemplo, se há um anúncio de uma empresa de transferência de veículo de outro estado para um armazém, é mais eficiente que ele direcione o usuário interessado para o site com todos os planos disponíveis para aluguel ao invés de apenas o seu site geral. 

Quais os impactos positivos desse mecanismo?

Dessa maneira, é possível concluir que o mecanismo do remarketing no google pode ser uma estratégia muito eficiente para o desenvolvimento de um negócio. 

Para deixar mais claro esses impactos positivos, seguem alguns deles:

  • Maior alcance de consumidores;
  • Possibilidade de personalizar a estratégia de acordo com suas necessidades;
  • Capacidade de rastreamento do desempenho;
  • Personalização do design do anúncio;
  • Facilidade para sua criação;
  • Custo de produção menor;
  • Imagem da marca consegue se fortalecer.

Logo, para qualquer empresa, em qualquer fase de crescimento, essa estratégia pode surgir como uma opção muito benéfica para o seu desenvolvimento. 

Conclusão

Em suma, o mecanismo de remarketing faz com que as empresas tenham acesso a um recurso muito eficiente para aumentar os seus resultados e número de clientes. 

Contudo, é essencial que sejam analisadas as suas características, funcionamento e algumas dicas de implementação, como os citados ao longo deste artigo, para uma compreensão completa e melhor performance. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.