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Marketing Digital Thaís Correa

O que é uma mídia espontânea? 

Para empresas, quanto mais visibilidade, melhor, ainda mais em relação à mídia espontânea, uma forma de aparecer sem ao menos pedir.

Isso embasa a importância de estar nos canais de comunicação mais diversos e importantes para possíveis consumidores.

De modo geral, podemos dizer que esse tipo de mídia nada mais é do que uma aparição ou citação dentro de meios de imprensa, sem que tenha tido algum tipo de investimento.

Isso porque é normal que uma empresa de impermeabilização de estofados pague veículos para aparecer, ressaltando seu trabalho a partir de alguma pauta que interessa o público. No entanto, estar dentro desses espaços de forma natural é ainda melhor.

Afinal, além da empresa economizar com a publicidade, ela tem em mãos diferentes vantagens, tão e até mais importantes que as formas de mídia paga, como anúncios.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre esse formato de veiculação, sobretudo pensando na relação que os benefícios podem ter dentro de uma empresa de transferência de veículo de outro Estado e quais as formas de obter sucesso com isso.

A importância da mídia espontânea

A mídia espontânea tem como significado a citação ou até mesmo promoção de uma empresa, instituição ou marca pessoal dentro dos principais veículos de comunicação, considerados fontes de informação confiável dentro de uma sociedade.

Alguns exemplos desses espaços são:

  • Programas de televisão;
  • Jornais;
  • Sites;
  • Revistas;
  • Programas de Rádios.

Sendo assim, todo espaço onde haja uma informação de cunho jornalístico e que uma empresa de bobina de etiqueta adesiva seja citada sem que ela pague ou peça por isso, existe uma forma de espontaneidade, daí então a forma de nomeação da mídia.

É bem possível que esse conceito seja comum dentro de empresas, principalmente, quando essas têm o costume de acompanhar sua popularidade dentro desses espaços.

Em muitas situações estar dentro de uma citação de um jornal, por meio de uma reportagem jornalística sobre alguma temática que indique sua empresa é de fato uma das principais realizações que uma corporação pode ter, visto a importância de ser lembrado.

Portanto, em grande parte das situações de mídia espontânea alguém da empresa, seja um representante e até mesmo o dono, ou a própria marca são colocadas em pauta.

Quando o assunto e tudo o que envolve a citação da é positivo ou neutro, ou seja, respectivamente levanta pontos interessantes e favoráveis à empresa, ou aqueles que não estão nem a favor e nem contra, são os considerados espontâneos para serem divulgados.

No entanto, quando ocorre da empresa receber pontos negativos dentro dessa citação, o caso não é considerado interessante, e acaba não se encaixando na mídia espontânea.

Assim, podemos dizer que sempre que essa mídia acontece ela favorece uma empresa de transporte expresso e logística, o que conta como bônus.

Visto que a veiculação consegue ser vista por um determinado público, que pode se encaixar como cliente perfeito.

Vantagens para as empresas

Como dito, estar em uma mídia espontânea é sempre um grande privilégio para empresas.

Afinal, é uma visibilidade que, embora não solicitada, acaba contribuindo positivamente para o reconhecimento daquela marca dentro do público de um determinado local.

Porém, é possível ir além, e dispor de outras vantagens, tão importantes quanto aquela de aparecer na imprensa. Veja abaixo alguns desses benefícios incorporados a isso:

Economia com anúncios e publicidade

Quando uma marca de cadeira de jantar moderna é citada em um veículo de imprensa sem que haja uma necessidade de pagamento para isso, como o caso de um anúncio em uma página ou até mesmo uma matéria paga como publicidade, a empresa economiza.

Isso porque, dentro de muitas companhias, pagar para aparecer na mídia jornalística e até mesmo em anúncios nas redes sociais é normal, e ter isso de graça sai como um bônus.

Além disso, os ganhos relacionados à visibilidade e quem sabe compras acabam sendo vinculados a uma escolha feita pelo próprio canal de comunicação, o que se torna interessante e altamente benéfico para uma empresa de limpeza de carpete automotivo.

Maior facilidade de encontrar na internet

Pode conferir testando no seu navegador, quando procuramos por um tipo de produto ou serviço e buscamos em espaços como o Google, ainda mais no mecanismo de notícias, é possível encontrar algumas empresas que foram citadas em algumas mídias.

E mesmo que elas sejam pagas ou espontâneas, sabemos que para nós consumidores achar essa empresa e saber mais sobre ela fica fácil por meio da internet.

Sendo assim, para a própria marca isso sai como uma boa vantagem, já que o que mais as empresas de impressora de crachá querem é estar em visibilidade dentro da internet, e saber que facilmente pessoas podem encontrar a marca e quem sabe comprar com ela.

Construção de credibilidade

A credibilidade é um dos pontos mais importantes dentro da mídia espontânea, tendo em vista a importância ainda atual dos veículos de imprensa, sendo considerados essenciais para apontar informações e até mesmo empresas em meio a uma matéria.

Para qualquer negócio, então, participar de uma citação dentro de um veículo é um ponto a mais para começar a construir uma credibilidade com o público.

O trabalho construído de percepção e reconhecimento da imagem e importância de uma empresa muitas vezes se inicia com esse tipo de integração nos veículos.

Construção de uma relação com o cliente

A relação com o cliente também é um ponto a acrescentar dentre as vantagens da mídia espontânea, muito pelo fato da pessoa que está consumindo uma informação que inclui a citação de uma empresa consegue iniciar uma relação com ela.

Isso se potencializa, principalmente, a partir do assunto que move a aparição na mídia, como o caso de uma análise em um trabalho feito pela empresa de totem publicidade.

Assim, é possível dizer que um negócio que começa a aparecer na mídia passa a implementar uma ideia da sua marca na mente dos consumidores, ainda que eles não queiram naquele momento fazer uma compra de um produto ou serviço.

Dicas para garantir o sucesso nas mídias

Agora vamos trazer algumas dicas que podem implementar maior sucesso na hora de conseguir uma mídia espontânea. 

Ainda que essa seja uma maneira natural de um veículo de comunicação citar a sua empresa, isso pode sim ser induzido pelo negócio.

  1. Fazer a contratação de um assessor de imprensa

O assessor de imprensa é o profissional que melhor pode providenciar citações da imprensa, por meio de releases, uma espécie de texto direcionada à imprensa, com informações relevantes que podem ser utilizadas por esses veículos.

Além disso, esse profissional costuma conversar com jornalistas a respeito de pautas, criando a oportunidade certa para que uma empresa participe de forma ativa.

Dessa forma, seu negócio pode ficar despreocupado, lidando com outras questões importantes enquanto o assessor cuida de tudo.

  1. Ter um relacionamento com os canais certos

Ter o relacionamento com os canais certos também é incluso no trabalho de um assessor, mas pode ser citada como uma dica para empresas, ainda mais aquelas que não tem condições de investir nesse profissional, e querem fazer o contato por conta própria.

Essa escolha dos lugares certos começa primeiro no assunto que sua empresa pode ser incluída, nas categorias e até mesmo editorias, e principalmente, os veículos do tipo.

Portanto, se você trabalha com tecnologia, não vale muito a pena mandar um release para um veículo de esportes.

  1. Trabalhar em uma boa postura comunicacional

Para estar sempre na mídia, tendo participação e matérias feitas por jornalistas por pautas que possam se encaixar com o seu trabalho, ou vice e versa, é preciso que sua empresa ou que o representante dela seja uma voz ativa, com comunicação impecável.

Isso inclui não apenas uma forma de falar bem, se expressar de maneira cativante e dizer as informações corretas, mas também está relacionado a própria postura e imagem.

Neste sentido, é bem possível que os veículos e jornalistas que vão entrar em contato com a sua empresa tenham em mente que o representante dela é uma pessoa plausível, tem uma boa relevância social, se posiciona de forma interessante, dentre outros pontos.

Considerações finais 

A mídia espontânea é uma forma de estar em evidência de maneira natural, por uma atitude que vem do próprio canal de comunicação citando uma empresa ou marca pessoal.

Pode não parecer, mas a menor das aparições de uma empresa na mídia pode trazer grandes benefícios, que impactam não apenas aquilo que o cliente entende sobre o negócio na hora da compra, mas sobretudo a imagem que é construída no mercado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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