Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Veja como preparar o melhor Welcome kit para seus novos colaboradores

Saiba quais os melhores itens e como fazer uma boa recepção para sua equipe

Itens de papelaria nunca são demais. Sempre precisamos de um bloco de anotações, agenda e canetas para nosso dia a dia. No escritório ainda mais — principalmente para evitar que faltem esses produtos essenciais para todo e qualquer tipo de trabalho.

É nessas horas que o welcome kit é bem-vindo, não é? E, para compor esse material de recepção, nada melhor do que itens de escritório e papelaria de boa qualidade.

Mas você sabe como montar o seu? Hoje vamos juntos descobrir como escolher os melhores produtos para receber novos colaboradores na empresa.

O que é o Welcome Kit?

O próprio nome já diz: é o kit de boas-vindas para receber os novos colaboradores. Pode ser considerado um conjunto de brindes personalizados nos quais a identidade visual da marca está estampada. 

O objetivo dele é fazer um acolhimento aos novos funcionários. Com o welcome kit é possível, ainda, despertar uma sensação de pertencimento e parceria ao novo ambiente em que a pessoa está adentrando.

Mas não é só isso, esse kit também tem um poder de conscientização. A partir do momento em que ele é entregue aos funcionários, a cultura corporativa é disseminada. O novo colaborador já entende em qual ambiente ele está entrando e descobre quais os valores, objetivos e lemas da organização.

Qual a importância do kit?

Como te contamos, o kit é interessante para receber as novas pessoas e criar um ambiente legal de trabalho. O novo funcionário se sente bem recebido e, desde o primeiro momento, já incorpora a cultura da empresa. 

Além disso, eles são importantes para a estabilidade dos colaboradores. Pode até ter cara de brinde e parecer um gesto pequeno, mas na prática é muito interessante para reduzir a rotatividade, já que diminui custos que o trabalhador teria com esse material e evita a ociosidade que ocorre quando o funcionário precisa sair para adquiri-lo.

E é o que muita gente diz: um kit bem elaborado impacta o funcionário. Ele vai não só se familiarizar com o novo local de trabalho, mas também querer compartilhar aquela recepção calorosa com todos seus amigos — principalmente nas mídias sociais.

Como montar seu Welcome kit?

Antes de pensar no que você vai colocar no seu Welcome kit, priorize a qualidade dos produtos. Não tem nada pior do que o funcionário receber esses itens e os mais interessantes estragarem em poucos dias.

Depois disso, pense no ramo de atuação da sua empresa e dos funcionários. Coloque produtos que fazem sentido para a jornada dele na corporação. Mas não pense que são só presentes de boas-vindas, inclua detalhes que contam a história da empresa, os valores e objetivos. Vai ser interessante nesse momento de imersão. 

E, especialmente para empresas em que os funcionários trabalham em home-office, é importante ter telefones e e-mails úteis para ele entrar em contato. Dificilmente ele vai chegar na empresa sabendo com quem falar se estiver com determinado problema.

Então, além de deixá-lo mais tranquilo nesse aspecto, o kit é uma forma de otimizar a comunicação. Parece uma ideia simples, mas pode ajudar muito na comunicação interna. 

Por fim, outra dica essencial: tenha uma apresentação legal dos itens. Eles precisam ser de qualidade e bonitos também. É a chance de fazer com que o funcionário brilhe o olho. Então, nada melhor para te ajudar nesse ponto do que ter parceiros e fornecedores que vão te dar uma força com a apresentação.

Quais itens não podem faltar?

Agora que você já sabe o que é o Welcome kit, saiba quais os itens mais importantes para compor o welcome kit são:

  • Pen drive;
  • Canetas;
  • Agendas;
  • Sketchbooks;
  • Fones de ouvido;
  • Garrafas;
  • Mousepads;
  • Copos e canecas;
  • Mochilas e ecobags;
  • Kits anti-estresse (massageadores portáteis, bolinhas etc);
  • Manual do colaborador.

Gostou das nossas dicas? Agora é só pensar no que você quer entregar aos novos colaboradores e entrar em contato com as melhores empresas e fornecedores desses materiais.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.