Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Origem da data promocional chinesa 11/11

Data é uma das mais importantes para o varejo na Ásia e vem conquistando adeptos no ocidente

Para quem quer fazer alguma compra com desconto, não faltam datas promocionais para aproveitar. E uma menos conhecida por aqui mas que promete grandes ofertas é o festival de compras 11/11. A data, de origem chinesa, já é bastante famosa no oriente, mas vem ganhando cada vez mais destaque desse lado do mundo também.

Entenda suas origens, entenda por que ela é uma das mais importantes para o varejo no mundo e saiba como aproveitar os descontos aqui no Brasil!

O que é a data 11/11

O festival de compras do dia 11 de novembro é um dos mais importantes para o varejo na China, sendo conhecido como Black Friday chinesa. O dia é chamado de “11/11”, ou Double Eleven (duplo onze). 

A diferença entre a nossa Black Friday e o 11/11 é pouca, já que o objetivo é o mesmo: oferecer altos descontos na compra pelo varejo. Entretanto, como a Black Friday acontece apenas no final do mês de novembro, as duas datas são utilizadas como promocionais (o que é ótimo para os consumidores). 

Apesar de ter sido criada na China, outros países da Ásia também começaram a utilizar o momento para impulsionar suas vendas e hoje a data é uma das mais rentáveis para o mercado de consumo no oriente. 

Assim, todo ano a data bate recordes de faturamento, ultrapassando, inclusive, o das Black Fridays de outros locais. Entre os principais itens comprados estão eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e utilitários, assim como aqui no Brasil. 

Origem do dia 11/11

Como citado, a origem da data 11/11 é chinesa, mas diferentemente do que muitos podem pensar, não está relacionada diretamente a algum momento cultural do país. Na verdade, a data não tinha apelo comercial no primeiro momento, mas se tornou importante para o consumo na China.

Isso porque 11/11 é considerado o Dia dos Solteiros no país oriental, uma vez que o número 1 representaria, para eles, uma pessoa sozinha. Assim, as primeiras promoções da data começaram focadas em oferecer descontos para solteiros, seja para compras, seja para experiências de lazer, por exemplo. 

Com o tempo, entretanto, a data foi se tornando cada vez mais comercial e os descontos passaram a ser para todos, transformando um dia comum em um dos maiores festivais de compras do mundo. 

O 11/11 também vem se tornando mais comum em países do ocidente, principalmente naqueles com grande consumo de itens fabricados na China. Além disso, as próprias comunidades chinesas de outros países tendem a seguir as datas promocionais chinesas, o que atrai tanto descendentes quanto outros consumidores. Com isso, a Black Friday chinesa vem se tornando uma data a mais para aproveitar os descontos. 

Como aproveitar o dia de ofertas

Quem quer aproveitar o festival de compras do dia 11/11 no Brasil pode fazer isso de diversas maneiras. Além das lojas internacionais que fazem entrega no país, muitas lojas aqui no Brasil também aderiram à data para adiantarem as ofertas do Black Friday e popularizarem o festival de compras chinês por aqui.  

Veja algumas dicas para aproveitar a data no Brasil:

  • pesquise os sites e lojas antes de realizar suas compras, optando sempre por uma empresa confiável;
  • comece a procurar pelo produto desejado um tempo antes para poder comparar os preços anteriores ou utilize plataformas de comparação de preço; 
  • procure cupons de desconto para a data, utilizados por sites internacionais e nacionais; 
  • planeje-se para a data com antecedência para conseguir os produtos com a melhor relação custo-benefício. 

O dia 11/11 tem tudo para se tornar uma data importante para o varejo em todo o mundo, sendo um ótimo momento para aproveitar as promoções antes mesmo da Black Friday. Anote na agenda.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.