Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

O que é a serpentina do ar-condicionado?

Peça é uma das mais importantes no aparelho e requer cuidados na manutenção

Com o verão logo aí, a procura pelo ar-condicionado começa a aumentar. Para escolher o modelo ideal, entretanto, é preciso estar atento a vários detalhes, como número de BTUs (definido de acordo com a metragem do local) e até mecanismos internos, como a serpentina, que é pouco conhecida e, por isso, pouco observada na hora de compra. 

A peça, entretanto, é primordial e pode fazer toda a diferença na escolha do melhor modelo para sua casa, seja um ar-condicionado split ou dos mais antigos, quadrados. Entenda a importância da peça, suas opções no mercado e por que fazer sua manutenção periodicamente. 

O que é a serpentina? 

A serpentina é um dos componentes mais importantes do aparelho de ar-condicionado, pois é responsável por fazer a troca de calor, conduzindo o ar quente para fora do aparelho e, consequentemente, do cômodo. Enquanto isso, ajuda o fluxo do ar frio a entrar no cômodo. No caso dos modelos que funcionam como aquecedores, é feito o oposto.

A serpentina se localiza geralmente na parte interna traseira do aparelho e também contribui com a passagem de fluidos do ar-condicionado. O que muita gente não sabe é que essa peça merece atenção e cuidado e, quando o aparelho deixa de funcionar adequadamente, talvez seja a serpentina a grande causa disso. 

Alumínio ou cobre?

O material da serpentina precisa oferecer uma boa condução de calor, além de conseguir esfriar ou esquentar de maneira rápida e uniforme. Por isso, existem dois tipos de serpentina de ar-condicionado: as feitas de alumínio e as feitas de cobre, materiais que apresentam essas características.

Os dois tipos apresentam grande eficácia quando o assunto é realizar a troca de calor, principalmente em ambientes menores e domésticos. 

Entretanto, a serpentina de cobre acaba sendo mais eficaz, pois consegue fazer a troca de calor de maneira mais uniforme e rápida se em comparação com o alumínio, o que também faz com que o consumo de energia seja maior.

Por isso, para ambientes maiores ou com grande quantidade de pessoas, pode ser o mais indicado. Assim, optar pela serpentina de cobre é a melhor opção a longo prazo.

Outro ponto positivo da serpentina de cobre é que, em locais litorâneos, não sofre os efeitos da maresia, diferentemente do alumínio; este último, com o tempo, pode acabar sendo corroído com a umidade e diminuindo a vida útil do aparelho de ar-condicionado. 

Importância da manutenção

A serpentina do ar-condicionado é uma peça que exige atenção, assim como o filtro. Afinal, é por ali que o ar é trocado, o que faz com que a peça acabe ficando empoeirada, suja e úmida. Ou seja, local perfeito para proliferação de micro-organismos, como fungos, ácaros e bactérias, que podem causar problemas respiratórios.  

Assim, a serpentina precisa ter uma manutenção periódica, geralmente feita junto com a limpeza do filtro e do condensador. Por isso, quando solicitar esse serviço, inclua também a higienização e a verificação do estado de conservação da serpentina. 

Uma serpentina suja ou desgastada pode dificultar a troca de ar do ambiente, além de atrapalhar o trabalho do condensador (que resfria o ar que entra). Isso pode causar problemas como congelamento do ar-condicionado e até a falha do aparelho a longo prazo.

Na hora de escolher o modelo de seu ar-condicionado, é preciso também observar o material e a vida útil de cada peça, além de verificar de quanto em quanto tempo é preciso fazer essa manutenção. Isso evita problemas maiores no futuro, que podem exigir até mesmo a troca completa do aparelho, diminuindo o custo-benefício. 

Lembre-se também de sempre chamar profissionais qualificados para fazer esse serviço, pois a limpeza feita de maneira errada pode estragar peças ou atrapalhar o desempenho do aparelho como um todo.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.