Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Conheça o trabalho da Ecocert, certificadora de cosméticos orgânicos

Saiba tudo sobre o processo e a origem da empresa e entenda a importância desse trabalho para as marcas, para o consumidor e para o meio ambiente.

Consumidores, cada vez mais exigentes e cientes da importância de adotarem hábitos sustentáveis, querem saber a origem do que estão consumindo. E não estamos falando apenas dos alimentos, mas também das roupas e até cosméticos orgânicos

As marcas estão atentas a essa demanda e tem buscado mudar seus jeitos de produzir. No entanto, não basta dizer que é orgânico. Quem compra precisa ter alguma garantia de que a afirmação é mesmo verdadeira. 

Aí entram as certificações. Elas informam que uma empresa capacitada e confiável verificou o processo de produção daquela marca. De forma simplificada, é isso o que a Ecocert faz, garante que aquele produto respeita o meio ambiente em todas as etapas de seu processo de produção.

Quem ainda não se preocupa com isso, deveria. Recentemente, um relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostrou que as mudanças climáticas estão relacionadas às nossas atitudes e que já chegamos a um ponto alarmante, com efeitos que podem ser irreversíveis.

Comprar produtos certificados pode ser um ótimo começo para as mudanças de hábitos de consumo que não podemos mais adiar. São os consumidores que impulsionam as mudanças nas empresas e todos precisam fazer a sua parte para revertermos a mudança climática.

O que é e como funciona

Em 1991, engenheiros agrônomos da França perceberam que era preciso desenvolver um modelo agrícola que se preocupasse com seus impactos socioambientais e fizesse algo para mitigar esses efeitos. Eles criaram a Ecocert para incentivar e reconhecer os produtores que escolhem essa alternativa.

A Ecocert se estabeleceu no Brasil em 2001 e hoje é associada ao Instituto Brasil Orgânico. Foi uma das primeiras certificadoras a obter o credenciamento oficial do Ministério da Agricultura (MAPA), que garante que os orgânicos estão em conformidade com a Norma Brasileira de Orgânicos (Lei 10831/03).

Além de certificar alimentos, a Ecocert hoje também inspeciona e confere o selo de orgânico a outros produtos sustentáveis, como papel e madeira, comércio justo e cosméticos. Ademais, ela atua participando de debates e da regulamentação de produtos sustentáveis.

Conheça o selo Cosmos

O Brasil ainda não tem uma legislação que exija uma certificação oficial para cosméticos, mas a Ecocert oferece um selo para os produtores que se encaixam em seus critérios, que já são referência no mercado europeu. Esse selo se chama Cosmos e certifica cosméticos orgânicos e naturais.

Apesar de não ser uma exigência nacional, esse selo é um diferencial para as marcas que o têm, pois garantem ao consumidor que aquele produto se preocupa com o meio ambiente em todas as suas etapas de produção. Além disso, serve para que elas possam exportar para mercados que exigem a certificação.

Os selos Cosmos Natural e Cosmos Orgânico são muito respeitados na Europa, onde surgiram, mas servem de referência para todo o mundo. Mesmo os países que não exigem o selo, costumam ver com bons olhos a certificação, que acaba funcionando como um diferencial para aquela marca.

Se você tem uma empresa de cosméticos, deveria entrar em contato com a Ecocert para saber mais. As adaptações necessárias para conseguir o selo vão deixar a sua empresa mais sustentável e você ainda vai poder dizer que faz mais do que o que é exigido pela lei, pois se preocupa de verdade com os nossos recursos naturais.

Se você é um consumidor consciente de que tudo o que compra influencia no planeta, procure por esse selo na próxima vez que for investir em cosméticos naturais. Ele garante que aquele produto foi feito com ingredientes naturais e selecionados, livres de aditivos químicos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.