Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Como criar e seguir um calendário de estudos para provas e concursos?

Ao elaborar um calendário de estudos, você estuda com qualidade, aprende com mais facilidade e obtém melhores resultados em provas e concursos.

Se você vai prestar vestibular, Enem ou está aguardando o edital do concurso INSS, previsto para antes das eleições presidenciais de 2022, reservar um tempo para estudar é fundamental. Para isso, o primeiro passo é elaborar um calendário de estudos. Isso porque o calendário de estudos ajuda a visualizar o seu tempo disponível e reservar uma parte dele para cada tema, possibilitando um estudo mais certeiro e organizado.

Além disso, você pode usar o celular, computador ou até mesmo um caderno para criá-lo, o que torna essa ferramenta bastante simples, prática e personalizável. Ficou interessado em saber mais sobre o calendário de estudos? Neste artigo, reunimos dicas de como montá-lo e  suas principais vantagens. Confira!

Como montar um calendário de estudos?

Embora não haja uma receita para criar um calendário de estudos, visto que este é um trabalho de autoconhecimento e disponibilidade de tempo, é importante seguir algumas dicas.

Em primeiro lugar, para elaborar um bom calendário, você deve determinar o tempo destinado aos estudos e às demais atividades do dia a dia, como trabalhar, cuidar da casa, fazer atividades físicas, descansar, entre outras. Ou seja, é importante conhecer a sua rotina diária e adaptar o calendário de estudos a ela.

Nesse sentido, uma boa sugestão é anotar tudo que você faz durante o dia e o tempo gasto em cada atividade — incluindo as horas que você passa mexendo no celular. Nos horários livres, você poderá organizar o seu cronograma. Digamos, por exemplo, que você tenha a rotina abaixo:

  • 9h às 18h: ocupação profissional;
  • 18h às 19h30: deslocamento;
  • 19h30 às 21h30: lanche, jantar, banho ou qualquer outra atividade;
  • 21h30 às 23h: horário livre;
  • 23h30: dormir.

Nesse caso, você terá ao menos duas horas diárias — sem contar o final de semana — para estudar. E é exatamente a partir deste ponto que você deve organizar os seus estudos. Veja:

  • Segunda-feira | 21h30 às 23h30: estudar raciocínio lógico e matemática;
  • Terça-feira | 21h30 às 23h30: estudar informática;
  • Quarta-feira | 21h30 às 23h30: estudar língua portuguesa;
  • Quinta-feira | 21h30 às 23h30: fazer simulados;
  • Sexta-feira | 21h30 às 23h30: revisar matérias.

Observe que, apesar de esse modelo ser bem simples, já possibilita uma boa organização, o que certamente vai otimizar os seus estudos, além de ajudar você a ter mais disciplina.

Vantagens de criar um calendário de estudos

O calendário de estudos proporciona inúmeros benefícios para os estudantes. Entre os principais, podemos destacar:

Melhora a concentração

Graças à rotina, o seu cérebro entenderá o momento de se voltar para os estudos e se adaptará rapidamente. Com isso, logo você ficará mais concentrado nos horários reservados para os estudos e, consequentemente, assimilará melhor as matérias aprendidas.

Diminui a procrastinação

Com o calendário de estudos, você certamente derrotará o inimigo número um dos estudantes e concurseiros de plantão: a procrastinação. Isso porque será possível identificar horários perdidos durante o dia e, com isso, voltar esse tempo para o alcance do seu objetivo.

Aumenta a organização

Quando o assunto é estudar, a organização anda lado a lado com a produtividade. Com isso, quanto mais organizada a sua rotina, mais produtivos serão os seus estudos, visto que você sempre saberá o que será estudado e quando.

Contribui para a colaboração

Por fim, se você mora com familiares ou amigos, é bem mais fácil pedir a colaboração dessas pessoas tendo horários fixos reservados para os estudos, pois elas saberão exatamente o período em que você não deve ser incomodado.

No entanto, mesmo com todas essas vantagens, é importante ressaltar que, de forma geral, é necessário que você se dedique e foque no seu objetivo, pois o calendário de estudos nada mais é que uma ferramenta que auxilia nos estudos. O aprendizado em si depende única e exclusivamente de você. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.