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Guest Post Bruna Farias

Assessoria Digital: seu conceito e principais funções

Segmento que integra aspectos do jornalismo e do marketing digital, a assessoria digital é uma ferramenta voltada à construção da autoridade de uma marca, tornando-a mais atrativa para o consumidor. 

O processo de consolidação de uma empresa envolve a criação e divulgação de uma marca, um conjunto de símbolos gráficos associados a uma personalidade que representa a proposta, diferenciais e características do produto e do negócio. 

Assim, a empresa cria para si meios de comunicação eficazes com o consumidor. 

Por estas características pré-definidas são construídas as linhas editoriais, abordagens de atendimento e estratégias de aquisição e retenção do cliente, como brindes sustentáveis

Como uma estrutura em camadas, marketing é a categoria maior e mais externa, englobando todos os demais segmentos derivados desta. 

Um exemplo de sua abordagem generalista pode ser manifestado em suas ferramentas administrativas. 

Enquanto métodos de análise de mercado como matrizes, benchmarkings e pesquisas de satisfação do cliente são instrumentos de marketing nascidos da teoria da administração, o marketing digital, uma segunda camada, exibe uma abordagem mais direcionada. 

Voltada para a atração em ambiente online, o marketing digital se vale de métodos que sintetizam a arquitetura das redes, os efeitos psicológicos das campanhas em espaços virtuais, a influência das dinâmicas de plataforma sobre o comportamento do usuário. 

Em uma terceira camada, se encontra a assessoria digital, setor do marketing digital que desenvolve e implementa ações que melhorem o posicionamento de uma marca por meio da associação entre esta e outras empresas ou fontes de grande credibilidade. 

A assessoria digital é um setor em crescimento devido a necessidade de criar uma ponte entre diferentes entes públicos e privados, como empresas prestadoras de serviços, comércios, sala de treinamento moderna, indústria e instituições sociais. 

Ao expandir o poder de alcance e a credibilidade de diferentes marcas, o assessor digital melhora a experiência do usuário na rede e facilita o contato e a troca de informações, fatores que se traduzem em efeitos de: 

  • Menor poluição visual de endereços web e resultados de busca;
  • Maior competitividade para pequenos criadores de conteúdo;
  • Menor percentual de crises de imagem; 
  • Postura profissional diante da imprensa e do público. 

Reunindo conhecimentos da assessoria de imprensa tradicional, como a estruturação e emissão de press releases, gerenciamento de crises de reputação junto ao marketing de influência, a assessoria digital se estabiliza como segmento com o conceito de link building.

Link building: a espinha dorsal

Em termos gerais, o método de link building consiste na anexação de um link que direciona o usuário até o canal oficial de uma marca, por meio de sua introdução no conteúdo de outro site. 

Os algoritmos de busca e o usuário percebem uma credibilidade na marca linkada. 

O link building parte do conceito de SEO, Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, em tradução livre. 

Trata-se do sistema de ranqueamento de endereços web com base no rastreio de palavras-chave de alta relevância. 

A todo minuto, milhões de publicações são lançadas em sites, redes sociais, interfaces de vídeo, áudio, jogos e qualquer outro modelo de conteúdo. 

Em diferentes endereços virtuais, com formatações e arquivos variados, esse fluxo torna a internet um espaço caótico. 

Para resolver o problema do caos em navegar por material aleatório, os motores de busca adotam mecanismos que rastreiam, pontuam e analisam o posicionamento das palavras, de modo a priorizar os endereços com melhor interface e formatação. 

Assim se constrói o conceito de autoridade de domínio, ou seja, o consistente bom ranqueamento de páginas associadas a um domínio web, como as publicações de um site. 

Tais resultados sinalizam aos motores de busca que o site em questão é de qualidade. 

Como construir autoridade

O processo de construção de autoridade para um domínio depende de três fatores: a otimização de links, a boa formatação de palavras-chave e uma coerente prática de criação de domínios de referência. 

Uma empresa de manutenção de jardim que deseja melhorar seu posicionamento na web inicia sua estratégia de link building a partir do endereço de seu site. 

Os sites possuem endereços web que podem ser formulados automaticamente, por meio de plataformas gratuitas ou compra de domínios ponto com. 

Plataformas que disponibilizam um painel para criação de postagens permitem a modificação destes links. 

A otimização de um link web específico depende do conteúdo da publicação. 

No caso de um artigo, o título do texto deve conter palavras-chave que estejam ligadas ao conteúdo abordado e ao estudo de relevância para o ranking de motores de busca. 

Desta forma, a parcela do endereço que indica o carregamento da página do artigo pode conter, separadamente, as palavras que formam seu título, como um totem sinalização, ao invés de um conjunto de dígitos sem sentido aparente. 

Link building on page: criando interesse

Os algoritmos de mecanismos de busca são projetados para identificar ações que melhorem a experiência do usuário e premiá-las com uma boa posição em seu ranking de resultados. Para criar uma boa experiência, é necessário se mostrar interessante. 

O termo “on page” denota a construção de uma cadeia de links que direcionem o usuário a demais conteúdos em um mesmo site. 

Em termos práticos, cada artigo deve exibir, em seu conteúdo, um link que direciona a outro artigo da mesma página. 

Uma loja de móveis planejados para o setor empresarial possui um site com artigos que explicam a importância de seus produtos. 

Um texto sobre a montagem de um escritório em madeira contém links que direcionam o leitor a outro texto, que discorre sobre o material. 

Esta prática é denominada de Link building on page e sua importância repousa sobre a leitura de algoritmos de busca, que compreendem com maior facilidade a cadeia de publicações em termos de hierarquia. 

Link building off page: nutrindo domínios referenciais

Quando um endereço web cita outro link em sua publicação, ele cede parte de sua autoridade ao endereço referenciado. É um sistema de indicação. 

O endereço de uma página que recebe referências de muitos outros domínios é lido pelos mecanismos de busca como um link de alta relevância, alcançando uma posição privilegiada nos resultados de busca. 

Conquistar domínios de referência, no entanto, não é uma tarefa simples. É necessário se mostrar interessante o suficiente para ser linkado por outro site, especialmente se o endereço em questão possui maior popularidade que o seu. 

Neste ecossistema de links, hierarquias e mecanismos de pesquisa, se estabelece o trabalho da assessoria digital, canalizado em cinco esferas de abordagem: 

  • Criação de parcerias para backlinks; 
  • Desenvolvimento de ações de parceria co-marketing; 
  • Construção de ativos de marketing digital; 
  • Construção de canais de comunicação com a imprensa; 
  • Monitoramento da autoridade de marca. 

Exemplificados abaixo em um conjunto de tópicos. A assessoria digital é um expoente que potencializa a comunicação entre empresa, imprensa e cliente. 

Abordagens da assessoria digital

Como dito anteriormente, a assessoria digital mescla conhecimentos em arquitetura virtual de motores de busca e a assessoria de imprensa tradicional, incluindo conceitos do jornalismo. 

Por ser uma área versátil, profissionais da administração, marketing e jornalismo fazem parte do segmento, conferindo uma carreira flexível e de extrema importância para o cenário editorial e empresarial. 

Criação de parcerias para backlinks

Convencer uma marca de grande credibilidade a ceder parte de seus acessos em canais oficiais para um site de menor expressão é uma tarefa que exige uma boa comunicação. 

A partir do momento em que um endereço cita outro, associa seu nome ao nome do terceiro.

Trata-se de um salto de confiança que pode prejudicar a imagem da marca de maior autoridade, caso se associe a um site que publica informações falsas, exibe uma postura inapropriada e publica conteúdo inadequado. 

Por isso, uma empresa de limpeza de fachada investe em assessoria digital, de modo a adaptar suas relações públicas e comunicar-se de modo eficaz com potenciais parceiros, viabilizando as estratégias de Link building off page. 

Ações de parceria co-marketing

Uma das melhores formas de construir uma relação entre diferentes criadores de conteúdo é a criação de ações de parceria. 

No cenário da assessoria digital, traduz-se em publicações desenvolvidas em conjunto. 

Um aspecto importante para a criação de parcerias é a busca por parceiros que produzam conteúdo em segmentos próximos à empresa. 

Uma empresa de motoboy teria pouco a ganhar em uma parceria com uma agência de modelismo, e vice-versa.

Ativos de marketing digital

Criar produção de qualidade é imprescindível para o trabalho da assessoria digital. 

É importante que a construção de parcerias aconteça em relações de benefício mútuo. Desenvolver ativos de marketing digital é ter o que oferecer. 

Canais de interação com a imprensa

Neste ponto, a assessoria digital se aproxima de seu derivado, a assessoria de imprensa. 

Investir neste segmento garante a criação de uma linguagem adequada e a postura pública correta para comunicar-se e nutrir um bom relacionamento com a grande mídia. 

Um coffee break para empresas é um exemplo de evento que pode ser criado por uma assessoria digital, em cooperação com outras equipes, desenvolvendo uma autoridade de marca fora do espaço online. 

Monitoramento da autoridade de marca

Sendo assim, a fase final da autoridade de uma marca é o seu reconhecimento pelo público. Isso inclui citações orgânicas por parte de pessoas e instituições. 

A assessoria digital aplica técnicas de verificação da autoridade de uma marca, aplicando as correções cabíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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