Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

6 dicas para ativar clientes conquistados e fidelizá-los

É essencial para qualquer empresa manter o bom relacionamento com os seus clientes, uma vez que sem público, não há um negócio. 

Fora isso, ele será o ponto de partida para conseguir realizar a fidelização dos consumidores.

Isso porque, a partir do momento que uma instituição consegue conversar e criar uma conexão real com o seu público, ele se torna leal e passa a promover o produto ou serviço e a empresa em si. 

Assim, um cliente que comentou na publicação do perfil de uma loja de móveis interagindo com o conteúdo e teve uma resposta de qualidade, ele se sentirá valorizado, e consequentemente, mais próximo daquela marca. 

Com isso, serão desencadeados diversos benefícios, iniciando pela recompra. Quando o consumidor se sente satisfeito e guarda memórias boas de uma empresa, ele passa a pensar nela se precisar comprar determinado produto de novo, aumentando suas vendas. 

Além disso, clientes satisfeitos e fiéis passam a indicar a marca para os seus conhecidos, aumentando o alcance dela e a sua credibilidade, pois se uma pessoa testou determinado produto e recomenda para os outros, é realmente bom. 

Com isso, mais pessoas conhecem a empresa, passam a se interessar por ela, aumentando o potencial de compra e as vendas e garantindo que eles também sejam fidelizados, continuando o ciclo completo. 

Veja, um cliente que gostou do serviço de uma empresa de entrega motoboy irá indicar para seus conhecidos, que podem usar, gostar e indicar para seus outros conhecidos, aumentando consideravelmente o círculo de influência dela. 

E a maneira principal de conseguir essa satisfação completa é por meio da criação de um relacionamento de qualidade com os seus clientes, fazendo com que eles se tornem fiéis e beneficiem a empresa de diversas formas. 

Para conquistá-los e fidelizá-los

Portanto, existem algumas dicas e estratégias que podem ser utilizadas com o objetivo de conquistar os clientes e fidelizá-los, garantindo acesso a todas as vantagens disponíveis. 

1 – Conheça o público

A primeira coisa necessária a fazer é conhecer o público, saber com quem está lidando. 

Para isso, é importante criar a persona do negócio, isso é, o cliente ideal dele, contendo todas as principais características dos compradores. 

Isso porque, só assim, será possível para a empresa criar estratégias que sejam realmente efetivas para as pessoas que ela deseja afetar e conquistar. 

A persona conterá os hábitos de consumo, interesses e dados pessoais. 

Com isso, a empresa consegue surgir com formas de entregar não apenas uma mercadoria, mas um produto ou serviço que será capaz de ajudar os seus clientes de alguma maneira no seu dia a dia, melhorando o relacionamento marca-consumidor. 

Por exemplo, uma empresa que produz bloco de notas personalizado, sabendo que seu público se encontra nas redes sociais em sua maioria, ele focará nela, conseguindo entregar o seu produto de forma fácil e que ajude no objetivo dele.

Além disso, é uma forma de encontrar maneiras de surpreendê-los em certas ocasiões para conseguir agradá-los com maior eficiência e garantir um diferencial em meio à alta concorrência no mercado. 

Para isso, é preciso adicionar pequenas coisas em momentos inesperados para conseguir manter os consumidores, como enviar brindes corporativos diferenciados de vez em quando, tornando-se uma forma de chamar a atenção do comprador. 

Contudo, não precisa ser exatamente um produto ou um mimo, apenas o envio de uma carta personalizada já se torna um diferencial na visão dos clientes. 

O foco deve ser em pequenos gestos, mas que fiquem na memória do consumidor. 

2 – Garanta um atendimento ao cliente de qualidade

O atendimento ao cliente é um ponto que precisa receber a atenção das empresas em momentos de conquista e fidelização dos clientes.

Uma vez que a forma com a qual acontece o contato direto entre a empresa e os seus clientes. 

Para esse passo, é fundamental inserir o atendimento nos canais de preferência dos clientes, garantindo que eles tenham acesso fácil à ela e não encontrem dificuldades para conseguir conversar com ela. 

Além disso, esse é o momento essencial para analisar os feedbacks, ou seja, a opinião dos clientes sobre o serviço ou produto ou a própria empresa. 

Isso porque é uma maneira de ter total contato com o que os clientes em si acham. 

Com essa análise, a empresa consegue melhorar especificamente os pontos que incomodam os seus consumidores, visando garantir um aumento na qualidade do seu trabalho em fatos estratégicos e que precisam de atenção. 

Dessa maneira, a empresa gasta dinheiro com aquilo que precisa de fato de atenção, sem desperdiçar investimentos em tópicos nos quais seus consumidores estão satisfeitos. 

Por exemplo: se uma empresa de instalação eletrica de ar condicionado split recebe uma ligação de um cliente elogiando o serviço, ela saberá que está seguindo o caminho correto, sem mudar estratégias que funcionam para os seus clientes. 

Um ponto essencial para esse tópico é realizar o treinamento dos funcionários que ficarão responsáveis pelo contato com o público.

Uma vez que eles influenciarão diretamente os resultados, necessitando preparação e conhecimento de como agradá-lo.

3 – Facilite a experiência do consumidor

É importante para agradar o cliente e garantir a sua volta ter uma experiência que seja de fácil compreensão e realização, pois, se forem implementados diversos passos, ele pode desistir no meio do caminho. 

Por esse motivo, é importante que a empresa realize a jornada dos clientes até a compra, analisando os pontos que dificultam o processo, permitindo a criação de estratégias que facilitem o processo como um todo. 

Assim: para uma empresa que vende sacola personalizada plástico é fundamental que ela troque a necessidade de preenchimento de diversas páginas de informações para compra por apenas um clique no botão.

Dessa forma, o percurso a ser percorrido pelo comprador se torna mais curto e, consequentemente, mais simples, facilitando sua vida e aumentando a satisfação e desejo de recompra. 

4 – Preveja os problemas

É muito mais fácil criar estratégias capazes de prevenir um problema do que ter que trabalhar arduamente para resolvê-lo e evitar maiores danos. 

Para isso, qualquer ação que seja perceptível que pode afetar o consumidor de alguma maneira, crie formas de prevenir isso, seja por um aviso ou por um contato direto, mas evite deixar o cliente bravo ou irritado com algo. 

Um exemplo é se uma empresa vendeu um totem sinalização para um cliente, passou o prazo de pagamento e ele não apagou, seria interessante enviar uma mensagem no celular avisando do vencimento, pois ele pode ter apenas esquecido e se lembrará da ação. 

5 – Realize uma comunicação humanizada

Para o cliente criar uma ligação com a marca, ele precisa ver ela não só como uma empresa, mas sim como uma pessoa.

Sendo assim, de uma forma o mais humanizada possível, além de ser personalizada de acordo com cada atendimento. 

Isso não quer dizer que a empresa tem que enviar uma mensagem exclusiva para cada cliente, mas delimitar um grupo de acordo com os seus interesses e enviar conteúdo sobre, irá agradá-los e criar um diferencial positivo frente à concorrência.

Por exemplo, para uma empresa que aluga diversas salas seria uma boa estratégia separar seus consumidores de acordo com os seus gostos, como um específico para sala de treinamento moderna e outro para salas comerciais. 

Com isso, eles receberão apenas dados sobre coisas que são realmente de seus gostos, fazendo com que eles vejam a empresa com uma visão mais próxima e que sabe o que o agrada. 

Contudo, existem outras técnicas, como enviar mensagens de aniversário, inserir o nome de quem receberá o conteúdo ou até enviar cupons de desconto para aqueles que realizarem a primeira compra. 

É possível automatizar esse processo por meio do uso de chatbots, mas é preciso saber criar mensagens que reflitam diálogos de acordo com o público-alvo, suas características e uma personalização do atendimento, como por meio do uso da linguagem correta. 

6 – Elabore um programa de fidelidade

Ter um programa de fidelidade pode ser uma ação muito interessante para diversas empresas, pois ela fornece um motivo para os clientes voltarem para a loja e continuarem consumindo os seus produtos ou serviços. 

Contudo, é importante destacar que essa estratégia nem sempre funciona com todas as empresas, podendo não se adequar devido à dinâmica de seus produtos ou até mesmo seus objetivos. 

Esse recurso pode ser utilizado de diferentes maneiras, variando de acordo com os desejos de cada empresa e em como ela deseja alcançar os seus cliente, mas existem alguns tipos principais que são muito eficientes, como:

  • Acúmulo de pontos: por compra e resgate em próximos consumos;
  • Parcerias: indicação valendo desconto ou aquisição de prêmios;
  • Games: forma de envolver o público e oferecer descontos;
  • Benefícios VIP: opções pagas para troca por viagens, por exemplo.

Portanto, para esse recurso, é preciso ser criativo e entender o que deseja alcançar ao implementá-lo, assim como pensar em agradar o cliente da melhor maneira possível.

Conclusão

Em suma, é muito importante para as empresas encontrarem formas de conquistar seus clientes e torná-los fiéis, para garantir um auxílio de qualidade no seu desenvolvimento e crescimento. 

É preciso ressaltar que existem algumas táticas muito eficientes para ajudar nesse processo, contudo elas precisam ser seguidas corretamente, visando garantir o acesso a todos os benefícios que esse processo pode disponibilizar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.