Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Modal: conheça o tecido respirável e confortável

Saiba mais sobre o material que está ganhando mercado mundo afora e é considerado a escolha perfeita para quem procura conforto e sustentabilidade

Você já ouviu falar no modal? Esse tecido está ganhando grande relevância no mundo da moda por ser confortável, absorver bem a água e também ter uma produção amigável para o meio ambiente.

Dessa forma, você o encontrará cada vez mais em roupas como a t-shirt feminina, as peças de academia e também na moda de alto luxo, uma vez que o tecido é altamente valorizado. Quer aprender mais sobre a sua origem e fabricação? Basta continuar a leitura!

O que é?

O modal é um material semi sintético feito de polpa de faia que é usado principalmente para roupas, como peças íntimas e pijamas, e utensílios domésticos, como lençóis e toalhas. Foi originalmente desenvolvido no Japão na década de 1950. Hoje, a maior parte dos modais é produzida pela austríaca Lenzing AG, que detém a marca registrada do tecido; suas marcas incluem Lenzing Modal, China Modal e Formatex. 

A trama é uma forma de rayon, outro tecido vegetal, embora seja um pouco mais durável e flexível do que a versão padrão. O modal geralmente é misturado com outras fibras, como algodão e spandex, para aumentar a resistência.

Mais caro que o algodão ou a viscose, o tecido em questão já é considerado luxuoso, tanto pelo toque macio quanto pelo alto custo. Mesmo assim, destaca-se pelo seu conforto.

Existem versões ainda mais leves do material, apelidados de MicroModal e Modal Air por Lenzing. Essas versões são tricotadas de forma ainda mais fina do que o modal padrão e tornam o produto final mais macio, por isso as peças feitas com esses tecidos são consideradas ainda mais luxuosas.

Como o tecido é fabricado?

O tecido tem base biológica de celulose de faia reconstituída em fiação. É geralmente considerado uma opção mais sustentável e ecológica do que o algodão, pois as faixas não precisam de tanta água para crescer. Com isso, o processo de fabricação do modal usa cerca de 10 a 20 vezes menos água quando comparado à de algodão.

Embora o material seja derivado de plantas, o processo de produção inclui a imersão do tecido em produtos químicos, como hidróxido de sódio e dissulfeto de carbono. O modal, então, é um tipo de tecido de rayon, mas geralmente é mais durável do que o rayon normal, além de ser mais macio, como o algodão.

Quais são as suas vantagens?

O modal é considerado um material têxtil de luxo e costuma ser usado para se misturar a outros tecidos para dar uma sensação de alta qualidade com sua leveza e suavidade. Tornou-se muito popular entre designers de moda com consciência ecológica. Confira as principais vantagens do material:

  1. Esticado: sua flexibilidade o torna ideal para itens como camisetas e roupas esportivas.
  2. Suave: tem um toque macio incrível e é frequentemente usado em lençóis, pijamas e roupas íntimas devido ao conforto que proporciona.
  3. Respirável: é ótimo para roupas esportivas e peças do dia a dia porque a trama do tecido é muito respirável, especialmente indicada para os dias de calor.
  4. Absorvente: o modal é 50% mais absorvente do que o algodão; os microporos de dentro do tecido absorvem qualquer líquido, como água ou suor, com os quais entram em contato.
  5. Durável: o material é muito forte por causa da trama apertada e das fibras longas e, portanto, é usado para roupas e utensílios domésticos de uso regular.
  6. Bem drapeado: semelhante ao rayon e a outras alternativas de seda, tem um belo drapeado que o torna ideal para roupas e decoração.
  7. Eco-amigável: o tecido é feito de plantas regenerativas e exige menos produtos químicos ​​no processo de produção quando comparado a outros tipos de rayon.
  8. Não encolhe: ao contrário da maioria das formas de rayon, o modal tem muito menos probabilidade de encolher na lavagem.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.