Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Doenças respiratórias no inverno: por que se agravam e como se cuidar

Estação é conhecida por piorar sintomas respiratórios; cuidados estão voltados principalmente aos hábitos

É só as temperaturas caírem que a preocupação com as doenças respiratórias começam. Quem sofre com alguma delas, como rinite, sinusite e bronquite — sem falar nas gripes e resfriados — sabe: o inverno é a estação oficial das doenças e problemas respiratórios.

Além dos cuidados já conhecidos, com a pandemia de COVID-19 outras ações também precisaram ser tomadas. Nesse processo, acessórios como lenços e máscaras passaram a ser imprescindíveis. 

Por que o inverno é a estação das doenças respiratórias? 

As baixas temperaturas, combinadas com o tempo mais seco, são o que tornam a estação mais propensa a causar problemas respiratórios. Isso porque a saúde do sistema respiratório está intimamente ligada com a qualidade do ar do momento.

Quando a umidade do ar está muito baixa, por exemplo, as mucosas nasais acabam perdendo sua hidratação e, consequentemente, seu movimento. Isso faz com que a proteção fique comprometida, o que ocasiona crises de rinite, bronquite e sinusite, principalmente por conta da inflamação das vias aéreas.

Outro ponto importante, ainda mais em tempos de COVID-19, é que durante o inverno há uma propensão maior de se ter gripes e resfriados. Não porque os vírus estão mais fortes no momento, mas porque as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados. A baixa ventilação é a receita pronta para acontecer a contaminação, já que os micro-organismos ficam suspensos no ar por mais tempo. 

Além de tudo isso, vale lembrar que o inverno no Brasil não tem temperaturas constantes na maior parte do território, ou seja, elas variam muito em uma semana e até em um mesmo dia, causando choque térmico, também prejudicial à saúde do pulmão e vias aéreas.

Dicas para se cuidar na estação e evitar doenças

Como foi visto, as razões para o inverno ter fama de vilão para os problemas respiratórios são muitas, mas nem tudo está perdido. É possível evitar muitos desses problemas com alguns cuidados básicos com a saúde. Confira alguns deles abaixo. 

Mantenha os ambientes ventilados

Esse é um dos cuidados mais importantes durante o inverno, pois é o que evita a contaminação por vírus da gripe, COVID-19 e também de resfriados. Por isso, quando estiver com outras pessoas em um mesmo local, como no trabalho, busque sempre deixar algumas janelas abertas e mantenha distância das outras pessoas.

Isso evita a transmissão de doenças e também torna o ambiente mais confortável, com uma qualidade do ar mais adequada para todos.

Faça higienização das mãos frequentemente

Com a COVID-19 esse cuidado se tornou ainda mais importante, mas higienizar as mãos é um hábito que deve existir sempre. Isso porque, durante o dia, mesmo sem perceber, acabamos encostando em muitos locais sujos e contaminados, principalmente quem utiliza transporte público ou divide espaços com outras pessoas. 

Por isso, lavar as mãos frequentemente é uma medida essencial para evitar a transmissão de doenças entre as pessoas e fugir de infecções, intoxicações e muitos outros problemas de saúde. 

Mantenha o corpo hidratado

No inverno é comum as pessoas não sentirem a mesma sede, mas isso não quer dizer que o corpo não está precisando de água. Por isso, é essencial manter o consumo de água como sempre, tomando ao menos 2 litros de água por dia.

Além dos benefícios para o organismo como um todo, a hidratação também contribui para que as mucosas e vias aéreas se mantenham úmidas e funcionando adequadamente, seja para expelir sujeiras e micro-organismos, seja para liberar muco, no caso da sinusite.

Outro cuidado indicado no inverno (mas que pode ser tomado durante todo o ano) é fazer a lavagem do nariz com soro fisiológico diariamente. Além de ajudar na limpeza, o procedimento também contribui com a hidratação da região.

Evite o choque térmico

O choque térmico também pode contribuir com a infecção por vírus e bactérias. Quando há uma mudança muito brusca de temperatura, o corpo entende que há a propensão de ser atacado por micro-organismos e “aciona” o sistema imunológico para se defender.

Isso pode ser bom, se a pessoa estiver de fato sendo infectada. O problema é quando isso não acontece: a imunidade pode acabar debilitada no período, deixando o corpo mais propenso a ser infectado, já que há menos mecanismos de defesa. 

Para evitar isso, não deixe de se agasalhar quando a previsão for de temperaturas baixas, principalmente ao sair de casa. 

Use máscara de proteção facial

Após mais de um ano de pandemia de COVID-19, o uso de máscara de proteção facial tornou-se item essencial (e obrigatório). Com ela, as chances de se infectar diminuem, seja pelo coronavírus, seja por outros vírus, já que a proteção física impede que os micro-organismos entrem no corpo pelas vias aéreas ou boca. 

Além disso, a máscara também protege a transmissão pelas pessoas que já estão contaminadas. Assim, o uso desse acessório é imprescindível para proteger outras pessoas e você mesmo de inúmeras doenças respiratórias. Alguns países, como o Japão, já recomendavam o uso para pessoas doentes antes mesmo da pandemia, o que diminui o número de infectados. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.