Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Conheça as duas principais espécies de café: arábica e robusta

Saiba tudo sobre essas espécies de café que são as mais tradicionais comercializadas em nosso país

Os coffee lovers de plantão sabem muito bem o quanto a origem e o tipo de grão influenciam na qualidade do café. E, dentre as espécies principais, podemos destacar os cafés arábica e robusta.

Esses são os tipos de cafés especiais mais vendidos no Brasil. No entanto, são bem diferentes um do outro em vários pontos e vale muito a pena conhecer cada um deles mais a fundo.

Os cafés 100% arábica, por exemplo, são qualificados para a Certificação Gourmet, porém há muitas outras diferenças que serão destacadas neste artigo, como teor de cafeína, processo de produção, quantidade de açúcares e sabor. Continue lendo e confira!

Aroma e sabor 

Por se tratarem de duas espécies distintas de café, é natural que seus sabores também sejam muito diferentes. Enquanto o café robusta é mais amargo e marcante, o arábica é ligeiramente ácido e tem um sabor mais adocicado. Da mesma maneira, o aroma é mais pesado e denso no robusta e bem mais suave no arábica.

No entanto, vale ressaltar que, nesses pontos, a diferenciação muitas vezes está ligada às condições geográficas da produção, como solo e tipo de clima.

De modo geral, é importante estar ciente de que os grãos de café arábica têm um leque mais amplo de sabor e notas de aroma, oferecendo experimentações sensoriais ao consumidor.

Teor de cafeína

A quantidade de cafeína extraída de uma bebida depende diretamente do mecanismo de preparo escolhido, portanto, pode haver muita variação. Com esse ponto esclarecido, é possível afirmar que os cafés robusta e arábica possuem algumas diferenças no teor de cafeína de seus grãos antes do preparo.

Enquanto o café robusta possui 2,2% de cafeína, o arábica tem aproximadamente 1,2%. Ou seja, o robusta possui quase duas vezes mais cafeína do que o arábica.

Açúcares das espécies

O café arábica tem um teor maior de açúcar do que o robusta, que é uma bebida com maior amargor. Em resumo, o arábica possui entre 6% e 9% de açúcares, enquanto o robusta não ultrapassa a casa dos 7%, com médias que variam entre 3% e 5%.

Processo de produção das bebidas

As plantas do robusta e do arábica são bem distintas, o que inevitavelmente faz com que o processo de produção também seja diferente.

Os pés de robusta são muito resistentes e possuem uma particularidade mais rústica. Além disso, são bastante produtivos nas mais variadas ocasiões.

Já os pés de café arábica demandam muito cuidado por parte dos produtores, pelo fato de serem mais sensíveis, para garantir as propriedades dos grãos.

Qualidades das bebidas e tipos de uso

De modo geral, o café arábica é mais bem avaliado e reconhecido pelos amantes de café. Não sem motivo: os cafés que possuem classificação gourmet sempre são 100% arábica.

Já o café robusta possui um sabor mais difícil de agradar ao consumidor por ser mais amargo. Porém, devido ao seu alto poder de dissolução, é muito utilizado em misturas e cafés solúveis.

Comparativo entre o café arábica e o robusta

Veja uma tabela comparativa entre essas duas principais espécies de café abaixo.

 

                                                         Arábica                                 Robusta

Ano da descrição da espécie 1753 1895
Cromossomas (2h) 44 22
Período entre a flor e a cereja madura 9 meses Entre 10 e 11 meses
Floração Após chuvas Irregular
Cerejas maduras Caem Permanecem
Rendimento 

(Kg grãos / ha)

1500 – 3000 2300 – 4000
Sistema radicular Profundo Superficial
Temperatura ideal (média anual) 15 – 24º C 24 – 30º C
Precipitação pluvial ideal 1500 – 2000 mm 2000 – 3000 mm
Crescimento ideal 1000 – 2000 m 0 – 700 m
Hemileia vastatrix Suscetível Resistente
Mal de koleroga Suscetível Tolerante
Nematóides Suscetível Resistente
Traqueomicose Resistente Suscetível
Broca Suscetível Resistente
Teor de cafeína do grão 0,8 – 1,4% 1,7 – 4,0%
Formato do grão Achatado Ovalado
Particularidades típicas da bebida Ácida Amarga, encorpada
Corpo Média 1,2% Média 2,0%

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.