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Guest Post Henrique

Como monetizar o seu canal no YouTube e ganhar muita grana

Produz vídeos para o YouTube e quer começar a ganhar dinheiro com eles? Confira como neste conteúdo exclusivo sobre o tema

A internet propicia diversas oportunidades de trabalho e uma delas é como criador de conteúdo. Para começar a ganhar dinheiro no meio digital é necessário conhecer as ferramentas, o público-alvo e o tipo de informação que essas pessoas estão procurando.

Há diferentes públicos e nichos de mercado prontos para serem explorados economicamente. Afinal, ganhar dinheiro gerando conteúdo de valor é uma das grandes tendências da era da indústria 4.0 e deve continuar em alta, garantindo renda para muitas pessoas.

O que significa monetizar um canal do YouTube

O YouTube é uma das maiores plataformas digitais de compartilhamento de vídeos do mundo. No Brasil, o seu crescimento inspirou jovens e adultos a iniciarem seus projetos pessoais de gravação, edição e envio de vídeos com o propósito de alcançar grandes públicos e começar a ganhar dinheiro com a produção de conteúdo.

De forma bem objetiva, monetizar um canal do YouTube significa começar a ganhar dinheiro com ele. É obter recursos financeiros a partir dos conteúdos compartilhados na plataforma.

Como ganhar dinheiro com o YouTube?

Bem, como você viu, é possível monetizar um canal e ganhar dinheiro com ele. Mas a pergunta é: como?

Há duas formas de começar a gerar renda com um canal mantido na plataforma. A primeira, e provavelmente mais conhecida, é por meio do Programa de Parceria do próprio YouTube. A segunda, indireta, se dá através dos anúncios que são inseridos no meio dos vídeos.

Além destas, existem algumas ramificações menos conhecidas, acerca das quais falaremos a seguir:

Programa de Parceiros do YouTube

O programa de parceiros é uma ótima oportunidade para quem está pensando em monetizar o canal do YouTube. No entanto, é importante saber que o interessado em participar do programa precisa atender a uma série de pré-requisitos exigidos pela plataforma. Algumas dessas exigências básicas são:

  • o dono do canal deve residir em um país onde o Programa de Parceiros YouTube (PPY) esteja disponível. No Brasil, o programa está disponível;
  • é necessário ter mais de 1.000 inscritos no canal;
  • é necessário ter uma conta do Google Ad Sense vinculada ao canal;
  • é necessário ter, no mínimo, 4 mil horas de exibição pública nos últimos doze meses.

Se o interessado atender a essas condições, poderá solicitar a inscrição no programa. No entanto, é fundamental saber que existem regras de monetização específicas atreladas a diferentes métodos, conforme falaremos adiante.

Anúncios

Via de regra, qualquer canal, independentemente do número de inscritos, pode ter acesso ao uso de anúncios em seus vídeos.

Nesse modelo, o administrador do canal consegue monetizar seus vídeos por meio do compartilhamento de anúncios. Há diferentes formatos que podem ser utilizados:

  • anúncios gráficos, que são aqueles exibidos à direita ou abaixo do vídeo que está sendo assistido;
  • anúncios de sobreposição, semitransparentes, que aparecem em frente ao vídeo;
  • anúncios em vídeo, que podem ser inseridos antes, durante ou após o vídeo original. Os anúncios em vídeo podem ser pulados ou não;
  • anúncios em vídeo no formato bumper, que são aqueles em que o usuário assiste os primeiros segundos em formato não pulável mas que depois podem ser pulados; e, 
  • cartões patrocinados, que são cards sugeridos em vídeos relacionados.

Estante de produtos

Outra forma de monetizar o canal é por meio de um formato chamado “estante de produtos”. Nesta modalidade, o canal funciona como se fosse uma loja virtual. Assim, os usuários podem comprar produtos oficiais divulgados no próprio canal e suas páginas.

Para ativar a estante de produto é necessário ter no mínimo 10 mil inscritos, ativar a estante, fazer o login no YouTube Studio e selecionar a opção “Geração de Receita”, adicionando posteriormente os produtos.

Clubes dos canais

Outra forma de monetização é por meio dos chamados “clube dos canais”. Eles são espécies de clube de assinatura oferecidos pelos produtores de conteúdo para que os seus espectadores apoiem o canal.

Os apoiadores têm acesso a benefícios exclusivos, como postagens para membros, emojis personalizados e bate-papos com os criadores. 

A arrecadação é mensal e só podem utilizar esse modelo de monetização os canais que tenham no mínimo 30.000 inscritos.

Super Chat

Por fim, o Super Chat é outro mecanismo que permite a monetização do canal do YouTube. Por meio dele os seguidores conseguem enviar mensagens em vídeos ao vivo e deixar suas mensagens em posição de destaque no feed.

Em alguns casos é interessante combinar diferentes estratégias de monetização, levando em consideração as particularidades de cada canal, os objetivos do criador de conteúdo e sua disponibilidade para se dedicar à plataforma.

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