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Guest Post Bruna Farias

Como definir o público-alvo do seu blog? Confira as dicas

O público-alvo tem alta importância dentro das estratégias de qualquer tipo de empresa, visto que esse ponto tem principal função dos ganhos e também na valorização de um negócio, podendo obter os resultados necessários em tempo hábil.

Porém, mais do que isso, é entender quem de fato é o consumidor de uma loja de equipamentos para cozinha industrial que se consegue traçar as melhores formas de comunicação, bem como a maneira como um produto é vendido.

Quando falamos sobre um blog de uma empresa ou de uma pessoa física, por exemplo, o público-alvo será quem de fato vai consumir as produções realizadas no canal.

Além disso, é essa compreensão que vai trazer uma melhor manutenção dos conteúdos tratados na página, alcançando mais pessoas certas e potencializando questões como:

  • Tráfego;
  • Popularidade;
  • Compartilhamentos;
  • Venda de produtos.

Por essas e outras, entender bem esse quesito é essencial, e deve ser a prioridade para negócios que tem como foco a produção de conteúdo. 

Para mais informações e estratégias nesse sentido, confira as informações e tópicos moldados no texto a seguir.

O que é um público-alvo?

O público-alvo de uma empresa pode ser entendido como os consumidores ideais, um grupo de pessoas que estão dentro de um mesmo desejo de receber alguma ajuda ou solução que uma empresa oferece, de modo satisfatório e bem alinhado.

Para começarmos a entender melhor, podemos ver entender que o público-alvo de uma empresa de impressão cartões de visita são pessoas que:

  • Vivem na capital;
  • Trabalham com comunicação;
  • Tem entre 30 a 50 anos;
  • São geralmente mulheres;
  • Podem ser considerados conservadores.

Essas descrições acima são formas mais profundas de entender um cliente dessa empresa, pontuando questões que vão muito além de uma área de atuação ou de interesse.

Conseguir essas informações geralmente demanda atenção e pesquisa, mas sobretudo o entendimento sobre o mercado onde se atua e a análise de resultados e levantamentos da própria empresa, como planilhas que envolvem compras feitas nos últimos meses.

A partir do encontro das características do público-alvo é que uma empresa consegue de fato entender para quem ela está produzindo, criando então a melhor conexão.

É o caso de uma empresa de controle de acesso catraca, que com a compreensão sobre o seu público-alvo, consegue determinar melhor as estratégias de venda, focando em um grupo específico, e não em um mercado generalizado de venda e consumo.

Fazendo esse tipo de determinação é bem possível que se alcance mais resultados, mas sobretudo uma compreensão real sobre quem de fato compra o seu produto ou serviço.

Entender e saber procurar esses pontos está alinhado a conhecimentos geográficos, demográficos, de estilo de vida, comportamento, faixa etária, dentre outras especificações que consigam trazer na totalidade para quem o negócio está focando a sua produção.

Por essas e outras vantagens que a empresa consegue ter, é mais do que necessário focar em um público-alvo, principalmente, dentro de uma ideia de concepção de conteúdos, como o caso de uma empresa de instalação de internet que resolve investir em um blog.

Qual sua importância para a criação de um blog?

O blog nada mais é do que um canal de comunicação entre uma empresa ou pessoa física com seu público de leitores, onde se faz a produção de conteúdos específicos para aquelas pessoas, pontuando dúvidas e soluções que de fato elas esperam naquele canal.

Por exemplo, no blog de uma empresa de carimbo para empresa é claro que o público-alvo é composto por clientes, que possuem dúvidas ou questões a serem entendidas em relação ao produto ou serviço oferecido, bem como semelhantes.

Por essas e outras, ter o conhecimento próprio sobre esse cliente específico é mais do que essencial visto que a partir desse quesito é possível traçar os melhores conteúdos.

Mas, além das produções dentro de um blog, que podem ser tanto textuais, como em vídeo ou áudio, é importante saber como viabilizar uma comunicação e uma linguagem própria para esse público, um ponto que tem alta ligação com os resultados da empresa.

É o caso de uma loja de roupas que passa a ter um blog, de modo a se comunicar melhor com as pessoas para quem vende itens de moda e de beleza.

Conhecendo de fato essas pessoas, em pontos profundos como idade, comportamento, estilo de vida, desejos, dores e outras questões, fica cada vez mais fácil viabilizar a melhor forma de comunicação possível, construindo exemplos e ícones em folder promocional.

Caso esse ponto não seja uma prioridade para as empresas, é bem possível que o público, além de não ser alcançado dentro de sua totalidade, cria-se um distanciamento e também uma improdutividade interna, principalmente em relação aos trabalhos de equipes.

Por fim, um ponto de alta importância na criação de um blog e o entendimento do público-alvo é a forma como a empresa consegue encontrar oportunidades de negócios.

Isso é possível graças a uma conexão entre aquilo que o cliente ideal diz ou pede dentro de um ambiente de interação com a marca. 

Nos blogs, geralmente estão disponíveis espaços para trocas de informações, e é dentro desse viés que surgem ótimas ideias.

Por essas e outras, dar a devida importância para o reconhecimento e trabalho em computador usado a partir do público-alvo é de fato uma prioridade em uma empresa.

Dicas para construir o público-alvo em estratégias para blogs

Dito isso, abaixo vamos ver algumas das principais dicas para quem quer começar a construir estratégias em blogs, a partir do entendimento do seu público-alvo. 

  • Utilizar dados reais

Como sabemos, o entendimento sobre os clientes de uma empresa é possível graças a uma pesquisa e um entendimento pleno sobre dados que tem ligação com aquilo que você produz, desde resultados de vendas até mesmo informações de acesso em um blog.

Por isso, é importante que você sempre se baseie naquilo que de fato tem conexão com o seu negócio, e não no que seu concorrente faz ou no que o mercado diz.

Por meio desse caminho é bem possível que você encontre resultados firmes e próximos da realidade do seu negócio, ao invés de estar apenas reproduzindo dados sem a mínima ligação com a realidade da sua empresa de banner acadêmico.

  • Entender as dores do cliente

O principal ponto para começar a entender o seu público-alvo profundamente é a partir da compreensão sobre suas dores e desejos, que tem ampla ligação com aquilo que você vai de fato oferecer, seja em serviços, produtos ou dentro do seu blog.

Procurar por essas informações, por meio de entrevistas, pesquisas e até mesmo estratégias em meios de comunicação podem agregar maior assertividade às ações.

É o caso de uma marca de tênis de corrida, que dentro do seu blog conseguem trazer artigos e levantamentos de autoridades no esporte a respeito das melhores formas para correr, atendendo a pedidos e problemas vistos com seu público-alvo.

  • Observar o mercado e as tendências

O mercado e as tendências conseguem nos proporcionar um olhar sempre novo e alinhado ao futuro e ao presente de um público-alvo, ainda que estes não tenham uma ligação com esses pontos no momento. É o caso de estudo de outros ambientes e localidades.

Por exemplo, para um blog de moda, é bem possível trazer pontos que são alinhados aos desejos de seu público, mas também colocar em pauta o que pode ser uma prioridade.

Entender essas questões pode ser válido a partir do estudo do que é popular fora do país ou do seu local de atuação, sabendo de fato o que pode vir a ser uma tendência e também uma dúvida para seus clientes, que neste caso, são leitores.

  • Seja o mais específico possível

Dentro da obtenção de um público-alvo para uma empresa existe grande preocupação em entender todos os pontos que vão viabilizar a construção de uma comunicação e conexão com o leitor, o que muitas vezes leva a especificação para um âmbito amplo.

Isso é sempre um ponto arriscado, ainda mais quando falamos de mercados com altos números de concorrentes. 

Por isso, quanto mais específico você for nos conteúdos que produz e na obtenção de características de clientes, melhores serão seus resultados.

Considerações finais 

Se para empresas que trabalham vendendo seus produtos e serviços entender o cliente ideal é essencial, para negócios e pessoas que trabalham com conteúdos esse entendimento deve ser ainda mais importante e necessário.

Afinal, é a partir dessa compreensão que a base de toda a comunicação pode ser criada, e por meio do entendimento pleno sobre o público-alvo, um blog consegue criar as linguagens e bases para conversas que de fato vão apostar em uma fidelização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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