Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Ar-condicionado ou ventilador qual vale mais a pena

Com funções distintas, a escolha certa depende de fatores a serem analisados caso a caso.

No trabalho, em casa ou na escola, a climatização de ambientes é essencial para promover o conforto térmico daqueles que terão acesso ao espaço em questão. Entre as opções mais populares que para isso seja feito, o ar-condicionado e ventilador estão entre as principais.

Mas é bastante comum que, na hora da escolha, fiquemos na dúvida entre os dois e é disso que vamos falar hoje.

É importante começar dizendo que ambos são úteis para diferentes situações a escolha acertada vai considerá-las, analisando fatores como custo-benefício, manutenção e consumo de energia.

Como funciona cada um deles?

Em primeiro lugar, é essencial que se entenda a tecnologia de cada um para fazer a escolha correta daquele aparelho que melhor te atenderá. O princípio do ventilador é que hélice de seu interior force a circulação do ar e é daí que vem a sensação de refrescamento.

O ar-condicionado, por sua vez, refrigera o ar através de seu sistema, bem como filtra as impurezas presentes nele, além de promover a circulação através desse sistema.

Outra diferença primordial é que o ar-condicionado retira parte da umidade do ar nesse processo, o que não acontece no caso do ventilador.

Isso significa que a sua escolha poderá, por exemplo, se basear nesse fator específico. Ambientes quentes e úmidos vão se beneficiar mais do ar-condicionado, assim como aqueles quentes e secos promoverão uma melhor qualidade do ar com o uso do ventilador.

Manutenção do aparelho

Outro aspecto a ser considerado é a manutenção preventiva do aparelho, aquela que deve ser feita regularmente para evitar problemas. Ao contrário do que se pensa, tanto um quanto o outro necessitam de limpeza regular, mas existem algumas diferenças essenciais que devem ser observadas.

Como dissemos, o ar-condicionado filtra partículas sólidas, tais como poeira e fumaça, do ar ambiente que está condicionando. Dessa maneira, a limpeza regular destes filtros merece a atenção indicada pelo fabricante conforme a sua intensidade de uso.

No caso do ventilador, a manutenção é bem mais simples, vez que não existe filtragem de ar. De toda forma, a poeira e as demais partículas cobrem as superfícies do aparelho e se essa limpeza não for feita elas ficam em circulação no ambiente, o que acaba sendo prejudicial à saúde.

Nesse sentido, outro aspecto a ser considerado na hora da compra é a qualidade do ar geral do ambiente que receberá a instalação de um deles, especialmente se atentando ao perímetro urbano do móvel em questão.

Quem mora em cidades mais poluídas, por exemplo, trará mais vantagens do uso do ar condicionado porque ele ajudará a filtrar parte da poluição com seus sistemas.

De mãos dadas com a economia

Por ser um aparelho mais simples e com menos funções, o ventilador é o produto mais barato quando comparado com qualquer modelo de ar-condicionado. Da mesma maneira, ele é também o que consome menos energia entre as duas opções.

Por outro lado, sendo um aparelho mais complexo, o custo benefício do ar-condicionado é o mais interessante. Na compra, vale também avaliar o quão você pretende gastar com o investimento.

Independente do produto escolhido, entretanto, existem maneiras de economizar um pouco mais na hora de fechar negócio. Uma delas é buscar por aqueles que têm indicação A do Selo Procel, o que significa que ele foi testado em comparação a outros aparelhos e tem o melhor desempenho da categoria dentre os aparelhos testados.

Na loja, uma maneira de conseguir desconto é comprar qualquer um dos dois nos meses frios do ano, porque é mais comum que boas promoções sejam encontradas na ocasião.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.