Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

6 dicas de SEO para implementar no front-end do seu site

Confira como otimizar o ranqueamento do seu site com técnicas simples de SEO.

Todo desenvolvedor front-end deve estar antenado sobre as principais técnicas de SEO e link building do mercado. Isso porque esse profissional é responsável por aplicar algumas dessas práticas para otimizar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. 

O Google possui um algoritmo treinado para identificar diversos fatores e, assim, classificar as páginas em seus resultados de busca. A maneira de conquistar o topo das pesquisas é implementar uma boa estratégia de SEO e isso passa por realizar algumas ações no front-end do seu site. 

Para te ajudar a subir degraus no ranqueamento, fizemos uma lista com diversas dicas de SEO para que você implemente no front-end do seu site e tenha bons resultados. Confira abaixo:

URL amigável 

O Google prioriza sites que possuam “URLs amigáveis”. Essas URLs são bastante descritivas e ajudam o usuário a entender de que se trata o conteúdo, antes de realizar o acesso. 

Então, se você fez um artigo com o título “como ganhar seguidores no Instagram”, por exemplo, a URL amigável para a página seria: https://www.meusite.com.br/como-ganhar-seguidores-no-instagram. 

Dessa maneira, o robô do Google lerá a sua URL e conseguirá identificar do que se trata e isso otimiza o ranqueamento da página. 

Avalie o desempenho do seu site com Webmaster Tools 

O Google possui uma série de ferramentas para otimizar sites, uma delas é o Webmaster Tools. Por meio desse recurso, você consegue medir o desempenho do seu site, tendo acesso a uma análise completa que aponta, na sua página, os pontos fortes e os que demandam melhorias. 

Essa ferramenta consegue, por exemplo, apontar erros de HTML, como títulos e descrições duplicadas. Esses são erros mais comuns do que imaginamos e simples de serem corrigidos, fazendo uma grande diferença no desempenho do site nos mecanismos de busca. 

Atenção às tags <title> e <description>

Essas duas tags são fundamentais para o bom ranqueamento do seu site no Google. As tags title e description ajudam o algoritmo a identificar o conteúdo contido na página. 

Planejar bem o título e a descrição de cada página do seu site é uma dica de SEO importante para o front-end. Esse será o seu “cartão de visitas” para o algoritmo e para os usuários, então preste bastante atenção e evite tags curtas, longas demais ou duplicadas em seu site. 

Salve as suas imagens com nomes amigáveis 

O Google também lerá as imagens do seu site e, por isso, é importante que cada arquivo tenha um nome amigável, que consiga facilmente identificá-lo na sua página. Então, se você possui uma imagem de um relógio preto em JPG na sua página, nomeie o arquivo como: relogio-preto.jpg. Para isso, use o atributo ALT em suas imagens. Isso ajuda o Google a identificar o que a sua imagem significa, otimizando o desempenho da sua página. 

Otimize o tempo de carregamento do seu site 

Um dos fatores mais relevantes para o ranqueamento do Google é a velocidade de carregamento do site. Nenhum usuário gosta de ficar esperando um site carregar por muitos segundos. Uma dica é usar a ferramenta PageSpeed Insights, mais um recurso do Google, para corrigir erros de usabilidade e melhorar a velocidade de carregamento da página. Dessa maneira, você pode otimizar o tempo de carregamento comprimindo imagens muito pesadas e reduzindo arquivos CSS e JS. 

Tenha um arquivo sitemap.xml do seu site 

O sitemap é um mapa do site salvo em extensão .xml, que, como o nome indica, é um arquivo que lista todas as páginas do seu site. Dessa maneira, o Google consegue mapear todo o conteúdo do seu site e guiar o usuário entre as páginas, otimizando o ranqueamento nos resultados de busca. 

Estas são algumas das principais dicas de SEO para o front-end do seu site. Cuidar de cada ponto citado neste artigo é fundamental para otimizar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.