Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

5 tipos de aquecedor para residências

Saiba mais sobre o aparelho que é uma excelente alternativa para driblar o frio excessivo.

Com a chegada do tempo frio, o que mais queremos é poder curtir o aconchego do nosso lar o mais aquecido possível. O problema é que em certas regiões somente o uso de cobertores, mantas e roupas de frio não são suficientes.

Nesse contexto, os aquecedores surgem como uma excelente opção para driblar a queda da temperatura. Hoje você vai conhecer os principais modelos, suas características, vantagens e desvantagens. Assim fica mais fácil escolher o melhor modelo de aquecedor, de acordo com as suas necessidades pessoais.

Frio, pra quê te quero?

O inverno é a temporada mais fria do ano, isso todo mundo já sabe. A questão é o quão frio está o lugar onde você mora: é isso que vai definir a necessidade de adquirir ou não um aparelho aquecedor do tipo residencial.

O aquecedor é um eletrodoméstico que tem por função (como o próprio nome já diz) aquecer o ambiente, elevando sua temperatura e deixando-o mais confortável. A função é a mesma de uma lareira, mas, nesse caso, é utilizada energia elétrica ao invés de fogo.

Antes de falar sobre cada tipo de aquecedor, vale a pena ter uma noção mais ampla sobre esse produto. Na hora de escolher o modelo, atente-se ao Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) do aparelho. Isso vai te dizer se a peça é mais ou menos eficiente e se consome mais ou menos energia.

Basta olhar a etiqueta que trará uma espécie de escala, pois é ela que contém a classificação de eficiência e consumo energético do aparelho. Tal escala varia entre mais eficiente (representado pela letra A) e menos eficiente (representado pela letra G). 

Já em relação ao cuidado com o aquecedor, é preciso mantê-lo sempre afastado a pelo menos 45 cm de distância de móveis, cortinas, estofados, etc. (caso ele seja móvel). O aquecedor deve ser mantido fora do alcance de crianças e idosos, e jamais ser manuseado com as mãos molhadas ou usado em ambientes úmidos.

Aquecedor halógeno

Esse modelo vem com uma resistência incandescente que, ao aquecer os filamentos, fornece calor ao espaço onde o aparelho está. É uma opção interessante por ser mais barata, mas é indicado para ambientes pequenos, já que não distribui muito bem o calor.

Além disso, a parte metálica que recobre o aparelho pode ficar superaquecida, causando queimaduras quando em contato direto com a pele. Portanto, nunca deixe esse tipo de aquecedor próximo de crianças, para evitar riscos de acidentes.

Aquecedor termoventilador

Sabe a resistência existente no modelo anterior? Pois então, no aquecedor termoventilador ela fica na hélice do aparelho que, claramente, vai funcionar de forma semelhante a um ventilador. Com isso, o calor consegue ser um pouco melhor distribuído.

Ainda assim, esse tipo de aparelho não deve ser usado em ambientes grandes por conta de seu desempenho. Apesar de o preço ser mais acessível, esse modelo pode deixar o ambiente ressecado, exigindo a presença de um umidificador de ar ou de toalhas úmidas no local.

Aquecedor cerâmico

Nesse caso, a resistência elétrica é recoberta por cerâmica, fazendo com que o aquecimento aconteça de modo mais rápido e eficiente. O modelo também é garantia de mais economia na hora de pagar a conta de luz.

Por outro lado, o aquecedor cerâmico é um eletrodoméstico bem mais caro e que pode gerar um pouco mais de ruído devido à ventoinha, que ajuda a distribuir o calor. É indicado para espaços pequenos e médios.

Aquecedor a óleo

Não precisa se preocupar porque não se trata de um aparelho anti-ecológico que emite poluentes, muito pelo contrário. O aquecedor a óleo tem uma resistência interna que aquece o óleo (em um recipiente lacrado e sem necessidade de reposição) e faz com que o ambiente fique, pouco a pouco, aquecido.

É indicado para espaços de médio a grande porte porque tem mais potência, isso sem falar da baixa emissão de ruídos. O ponto negativo é que o aquecedor a óleo é um dos mais caros.

Aquecedor split

Aqui, pode ser tanto o ar-condicionado split que tenha a função dupla de resfriar e aquecer o ambiente, quanto o próprio aquecedor split. O modelo, como o nome sugere, é semelhante ao ar-condicionado, diferenciando-se apenas pela funcionalidade.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.