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Guest Post Bruna Farias

Podcast: descubra 4 passos para criar

O universo das telecomunicações começou com o som e aparelhos de gravação e transmissão simples, chegando ao podcast que conhecemos.

A capacidade de escutar a voz de outra pessoa a milhares de quilômetros de distância foi um aterrador momento para quem viveu no início do século vinte.

Visto que no período tal coisa seria encarada como se encara comunicação com aliens hoje. Entretanto, essa comunicação à distância se tornou tarefa tão comum quanto somar dois mais dois. 

O áudio à distância surgiu na rotina das pessoas com o advento do telefone, elevando a capacidade de compartilhamento de informações nunca visto até então.

O que gerou uma mudança tão drástica que afetou até mesmo a dinâmica da guerra, impulsionando também a, até então arcaica, profissão de espião. 

Décadas depois, surgiu o rádio, progenitor e precursor do contemporâneo podcast.

O modelo de programação, que ganhou imensa popularidade nos últimos anos, provocando o surgimento de dezenas de plataformas de áudio. 

As gerações mais jovens podem não achar grande coisa o advento do telefone, relegado ao canto empoeirado das coisas obsoletas desde o smartphone

Porém, há uma memória afetiva infantil, gravada na mente de muitos, que estampa o avô ou avó escutando algum programa vindo daquele diminuto aparelho de pilha.

A memória ganhou uma atualização de software e agora estampa fones de ouvido similares a aparelho auditivo, celulares e conexão à internet. 

O podcast é uma ferramenta bem simples, visto que alguém com um microfone grava suas conversas, que às vezes envolvem convidados, e as compila em episódios de uma ou duas horas com temas específicos.

Em seguida os episódios são lançados numa plataforma de áudio, periodicamente, e os inscritos escutam. 

O grande trunfo do podcast, um aspecto que seu antecessor não tinha, é o estilo de gravação. 

Os podcasts são sempre uma conversa entre amigos, ainda que os convidados não o sejam. 

Por mais profissional e formal que seja um produtor de conteúdo, o podcast veio para aproximá-lo, torná-lo humano. 

Os atuais podcasts também apresentam outro diferencial, eles não se restringem ao áudio. 

No século vinte e um, voz e vídeo estão mesclados, são ferramentas conjuntas, e mesmo as plataformas de áudio deixam uma caixa com um link.

Este é fornecido pelo criador do conteúdo, que leva o ouvinte a uma plataforma de vídeo onde ele poderá ver os rostos de quem fala. 

A maneira como esse conteúdo será consumido também é mais dinâmica, você pode conectar uma caixa de som a uma tela, ouvir do celular, da TV, do computador.

Os vídeos também transmitem este clima informal, os convidados não estão de terno e gravata, sentam-se numa mesa redonda, de frente para um grande microfone, cercado de canetas, copos de água, canecas de café e em alguns casos, até bebidas alcoólicas. 

Riem e não possuem uma fala decorada. Tudo é um debate, emulando uma “conversa de bar”.

A ambientacao cenário é simples, sem muitos detalhes e sofisticação, baixo orçamento, o suficiente para estar apresentável, bonito diante da câmera, mas sempre informal.

Informal, porém, nunca descuidado, pelo menos para os produtores mais consumidos. 

As gravações sempre ocorrem em estúdio, os apresentadores e convidados sempre dispõem de uma equipe de apoio.

Assim como dos aparelhos que são caros e de boa qualidade, a presença virtual cuidadosamente planejada, a identidade visual nítida com logos e letras bonitas grafadas em placas por gravacao a laser de caneta em metal

Cansaço das telas

Com a consolidação da internet, ferramentas de busca e redes sociais, as telas têm dominado grande parte das horas de um indivíduo comum. 

O uso das telas associado ao trabalho desde a implementação do “home office” provocaria, inevitavelmente, efeitos colaterais ligados à fadiga de aparelhos de luz azul. 

Depois de um dia de trabalho, o entretenimento continua muito bem-vindo. 

O que fazer, então, quando não apenas o ganha-pão, mas a diversão e a arte também estão enclausuradas em telas? Você fecha os olhos e apenas escuta. 

O podcast é também uma ferramenta muito versátil. São centenas, até milhares de novos programas abertos mensalmente, em um volume impensável para tecnologias mais antigas, como a TV. 

Durante a manhã, grandes veículos de mídia tradicional imperam absolutos nas notícias em tempo real sobre o trânsito, os crimes cometidos na noite passada, o clima, os eventos da cidade e o mobiliario urbano em Sao Paulo

À tarde, podcasts de educação ensinam os melhores métodos de estudo, os mais efetivos cronogramas de disciplinas e a forma mais rápida de responder questões de alguma prova. 

À noite, figuras grandes e pequenas reinam juntas na imensidão de podcasts de debates, conversas, informações sobre o mundo, sobre saúde, finanças, sexo, sociedade.

O podcast é o símbolo desta década da diversidade proporcionada pelo virtual. 

Antes da popularização, as plataformas de áudio disponíveis eram muitas vezes instáveis e pouco intuitivas. 

O desejo do povo por escutar programas de duas horas sem complicações enquanto se deslocavam para o mercado trouxe as gigantes da tecnologia para o negócio, multiplicando as opções de plataformas, tornando o conteúdo mais direcionado. 

O podcast é uma TV muito específica, ligada o dia inteiro enquanto se executa tarefas, com a diferença do assunto ser sempre do interesse do ouvinte, escolhido a dedo por ele.

Afinal de contas, o podcast é uma experiência nostálgica, vem com ele o gosto antigo das novelas e do futebol ouvidos todo fim de tarde.

Para completar a viagem no tempo, anúncios ao estilo classificados de serviços como conserto de celular.

Até mesmo o relaxamento vindo com a memória da TV ligada pode ser otimizado com os programas que investem em storytelling e técnicas de voz para provocar sensações de bem-estar no ouvinte. 

As informações são corrigidas e atualizadas imediatamente, a programação nichada não perde membros importantes em função de limites de horário ou propagandas. 

Conhecimento nunca foi tão acessível ou tão arduamente oferecido ao público. 

Criando o seu: passo a passo

Assim como toda ferramenta de divulgação de conteúdo, os podcasts também são alvos de estratégias de marketing digital

Trata-se de uma ferramenta democrática, o lugar onde você será ouvido se houver algo interessante a dizer, mas nem por isso deve ser tratado com desleixo. 

Se está interessado em entrar neste mercado, deve se atentar para alguns fatores, o podcast é essencialmente uma mídia de nicho, sendo necessário definir com clareza o tema e o formato como será abordado. 

O próximo passo é definir o tempo de duração de cada episódio. Seja razoável, um episódio de duas horas é necessário? Seria maçante ou a linguagem seria fluida? Alguns podcasts mais curtos podem durar até 20 minutos. 

Entre meia e duas horas se encaixa a proposta de cada projeto, voltado para um público com necessidades, concentração e rotinas diferentes. 

Cada tema exige uma dinâmica específica de abordagem, certifique-se de como é a assimilação do seu tema num formato exclusivamente de áudio, a depender de qual seja, serão necessários ajustes.

É importante a construção de uma identidade reconhecível que confira credibilidade ao conteúdo. 

Ao observar os mais bem sucedidos veículos de mídia, nota-se o quanto é fácil reconhecer sua logomarca e associá-la a um valor, razão de serviços como adesivacao de veiculos de propaganda serem utilizados por esses grupos.  

Outro fator essencial para a criação de conteúdo de qualidade é o apreço pela funcionalidade do espaço onde este será produzido. 

Isso não apenas significa o uso de instrumentos eletrônicos em bom estado, mas ainda funções das mais básicas como fornecimento de água.

Especialmente se haverá a presença de convidados, boas condições de higiene e instalacao eletrica completa, tornando impossível a gravação de bons episódios sem estas condições mínimas do local. 

Feitas, ou ao menos projetadas estas coisas, um podcast pode ser montado em quatro passos: 

  1. Escolha um bom nome, simples mas original;
  2. Defina integrantes e convidados, bem como a disponibilidade destes;
  3. Escreva um roteiro de gravações, definindo cinco episódios por tema;
  4. Adquira bons microfones, de forma que o som seja agradável.

A produção de podcasts é uma dessas velhas-novas tendências versáteis que tem muito a oferecer ao mercado do entretenimento e das mídias sociais, capaz de revolucionar e trazer um novo frescor em um setor decidido a explorar o máximo de si. 

Considerações finais

Portanto, sua fama alcançou um ponto de ebulição dificilmente revertido, reunindo em  único formato anseios por lazer, informação, aprendizado e inclusão, administrando com maestria a quantidade por vezes caótica de dados lançados nas redes por minuto. 

Um produto que reúne todas as principais características e necessidades de uma geração de um modo dinâmico e acessível está muito longe de ser considerado irrelevante. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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