Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Link building: entenda mais sobre essa estratégia

O link building é uma estratégia de marketing baseada na construção de links, sejam internos ou externos.

De modo que sua página seja lida pelo Google como relevante e altamente potente para usuários, transformando-a em uma referência primeira.

Isso faz com que os profissionais que trabalham com essa estratégia construam uma espécie de rede, colocando em evidência o seu conteúdo em referências deles em:

  • Sites;
  • E-commerces;
  • Vídeos;
  • Redes Sociais.

Qualquer espaço que possa agregar conteúdo e onde o link do seu site possa aparecer vai servir como referência para a construção da relevância do seu site.

Portanto, o Google, ao fazer o gerenciamento de todas as páginas que estão presentes dentro da sua rede.

Fazendo assim, a escolha dos links baseando-se na qualidade das referências, na qualidade da sua página, e assim direcionando ao cliente a melhor opção para ele.

Por que essa estratégia é importante?

Veremos a seguir, a importância de uma estratégia de link building para a sua empresa em múltiplos sentidos.

Além de agregar informações e formas de trabalho que podem impulsionar sua divulgação online e trazer melhores resultados de venda e autoridade

Elas elevam o tráfego do seu site

Por meio de uma estratégia de melhoria de link building o seu tráfego aumenta drasticamente.

Isso porque os buscadores começam a indicar seu endereço virtual como um ponto interessante de procura para quem busca por soluções online sobre muitos assuntos.

Dessa forma, um possível cliente do ramo de painel elétrico chapa de aço pode encontrar o melhor produto no seu site, porque ele é um dos primeiros nos buscadores.

Isso é bastante relevante, mas também abre precedentes para que você melhore ainda mais a comunicação na sua página.

De forma a implementar visitas que tenham boas experiências no seu site, e que se sintam satisfeitas a voltar ou comprar naquele lugar.

Elevam a autoridade a sua página

Geralmente, as páginas que fazem otimização com link building são aquelas que mais aparecem na internet, agregando então uma autoridade à marca dentre os usuários.

Você pode notar isso ao fazer uma pesquisa sobre ambientacao cenario e ver que as empresas que você encontrar nas primeiras colocações da sua pesquisa são aquelas que mais trazem soluções, e com certeza são as mais consumidas pelo público em geral.

Essa pode ser uma maneira interessante de colocar sua marca em evidência, ainda mais se ela tiver um funcionamento recente, e precisar de maior conhecimento do público-alvo.

Elas aumentam o fechamento de vendas

Se mais e mais pessoas entram na sua página, por meio da otimização que você fez com o link building, certamente você terá muito mais oportunidades de venda.

Isso em comparação com um site onde poucas pessoas entram e logo, poucas consomem.

Por exemplo, se em um site de venda balanca de precisao digital entram mil pessoas ao dia e vinte compram, ao melhorarem para duas mil entradas as vendas serão bem maiores.

Tudo acontece proporcionalmente, e com o link building sua empresa tem a oportunidade de aparecer mais, e por meio de uma boa experiência, pode ter muito mais vantagens para aumentar seus lucros, visto que podem chamar cada vez mais atenção dos seus clientes.

Trazem informações relevantes

Com uma quantidade relevante de pessoas que acessam um site de empresa, cada vez mais os estrategistas têm acesso a dados que auxiliam na construção da comunicação.

Por exemplo, se um site de venda de controle de acesso biometrico passa a receber cada vez mais visitantes.

Portanto, é possível que haja informações sobre horários de acesso, cidades provenientes, lugares e produtos onde maior tece atenção daqueles usuários, entre outros.

Quanto maior for o número de informações, mais chances a empresa tem de implementar melhores estratégias e pensar em soluções que atinjam essas pessoas da melhor maneira.

Formas de colocar o link building em ação

Entender como colocar em prática o link building é extremamente importante, visto que é uma tarefa trabalhosa e altamente significativa para seus resultados.

A partir disso, veja a seguir o que você e sua equipe devem fazer dentro do seu site.

  1. Focar na produção de um bom conteúdo

Para ter uma melhoria dos seus links, ainda que existam estratégias de otimização por trás disso, é essencial que você trabalhe na construção de bons conteúdos a serem consumidos por seu público, pois isso é o que fará diferença na hora das pessoas entrarem e ficarem.

Por exemplo, se seu site tem conteúdos de instalacao eletrica de alta tensao, é importante trabalhar formas de comunicar bem sobre o assunto e trazer novidades sobre.

É nessa diferenciação do mercado que seu cliente vai gostar mais daquilo que você produz, e vai ficar cada vez mais engajado em consumir o que você traz e se sentir pronto para comprar o seu produto ou serviço, aumentando então o tráfego do site drasticamente.

  1. Focar nas otimizações de SEO

Por meio da otimização de Search Engine Optimization (SEO) você passa a melhorar seu site para os buscadores, colocando exatamente o que seus consumidores pesquisam.

Por exemplo, se você trabalha com mobiliario urbano em Sao Paulo, procure encontrar nos sites de otimização de palavras quais as formas que seus clientes mais utilizam para pesquisar seu produto ou serviço, e implemente isso dentro do seu site de forma natural.

Só assim haverá uma adequação do que mais é pesquisado e o que é relevante na internet.

Portanto, você vai trabalhar fazendo uma adequação naquilo que mais solicita e no que você de fato está oferecendo para o seu público online.

  1. Implementar parcerias com sites de relevância

O link building, como você já sabe, trabalha justamente na forma como seu site fica nos melhores lugares de pesquisa a partir dos links que sugerem ele na internet.

Sendo assim, outros sites que fazem uma forma de sugestão do seu naturalmente como indicação ao público.

Por isso, nada melhor do que firmar parcerias com sites de qualidade, que possam fazer algum tipo de promoção em um artigo ou banner academico do que você oferece ao público.

Lembre-se quanto mais relevante for esse site parceiro para o público e para os buscadores, maiores serão as chances de  construir uma boa otimização de links, relevando ainda mais o seu conteúdo na internet e trazendo mais pessoas para a página.

Também é interessante que você invista na produção de artigos e conteúdos com esse parceiro, fazendo uma troca de indicações, onde os dois saem ganhando e os públicos se unificam com maior facilidade.

  1. Aplicar em assessoria de imprensa

As notícias e reportagens jornalísticas estão tendo cada vez mais relevância no Google.

De modo que atingem altas audiências e até mesmo possuem uma forma de buscador especial para elas, onde grande parte do público procura pelos mais variados assuntos.

Assim, entende-se que aparecer na mídia, tendo a sua empresa de conserto de celular citada em alguma reportagem, pode ser algo incrível para a imagem da sua empresa online.

Para isso, nada melhor do que investir em um serviço de assessoria de imprensa, que busca colocar em relevância empresas e marcas a partir de contribuições com canais de comunicação, seja em um formato de entrevista ou fala de autoridade no assunto.

  1. Se desfazer de menções sem qualidade

Da mesma forma que bons sites, famosos por seu conteúdo relevante, podem fazer uma indicação da sua página e melhorar o seu link building, aquelas plataformas com pouca relevância ou que não agregam bons resultados podem desfazer esse trabalho.

Isso acontece porque o Google entende que péssimas páginas, com conteúdos baseados em spams e informações pobres não são relevantes e não devem ser incentivadas online.

E quando essa página se agrega de algo que você está mostrando, como a página de um artigo que você escreveu sobre carros, a sua produção acaba sendo entendida como algo que não é satisfatório para o público, tornando irrelevante a sua publicação.

Retirar essas citações, então, é uma forma potente de agregar referências de qualidade, e pode ser tanto feita por ferramentas do tipo, como ao solicitar a retirada do nome da sua empresa.

Considerações finais

O link building, como o próprio nome sugere, é uma forma de construir uma audiência e uma relevância nos principais buscadores na internet por meio da construção de links de qualidade, de forma a trazer seu site para o topo das pesquisas, agregando visitas.

Ter esse resultado faz parte de um trabalho árduo, em equipe, baseando-se em parcerias, construção de bons conteúdos online e também de uma forma de construção de uma base de assuntos e informações vistas na internet como positivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.