Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Henrique

Estilo Pyt: conheça a tendência decorativa que valoriza a leveza

Estética da aceitação e leveza aplicada na casa é a filosofia por trás dessa tendência.

A Dinamarca é um dos países com mais alta qualidade de vida em todo o mundo. Por lá — mesmo com quase metade do ano sendo de frio extremo e pouca presença da luz natural do sol — reside uma das populações mais felizes do mundo, segundo diversas pesquisas com cunho psicológico divulgadas recentemente.

Famoso por tendências da moda e da decoração, referência do minimalismo contemporâneo, o país nórdico aplica a filosofia do bem-estar em diversas áreas da vida, desde a forma de pensar até os objetos de decoração escolhidos para compor os cômodos da casa.

No caso do estilo pyt, a palavra, sem tradução direta para o inglês ou português, começa no dia a dia antes de ir para a decoração. É um dizer comum para trazer leveza em momentos de adversidade. Algo inesperado aconteceu? Pyt, vai ficar tudo bem.

Por aqui o conceito ainda é novidade, mas uma aposta dos estudiosos de tendência. Por lá, faz parte do pensamento do povo dinamarquês e a prova disso é que em 2018, o termo pyt foi eleito o favorito da população segundo os resultados de uma pesquisa realizada no país naquele ano.

Em uma entrevista, a dinamarquesa Marie Helweg-Larsen, pesquisadora de psicologia e identidade social, diz que a tendência é mais um conceito cultural sobre o cultivo de pensamentos saudáveis ​​para lidar com o estresse. Ela diz que pyt é geralmente expresso como uma interjeição em reação a um aborrecimento diário, frustração ou erro. Para ela, a sensação que a palavra transmite é de “não se preocupe com isso”, “coisas acontecem”.

Um convite para uma pausa

O estilo e a filosofia pyt são um convite ao respiro, uma fuga rápida da rotina corrida e dos problemas pequenos que tendemos a colocar mais atenção do que o necessário. Na decoração, isso se traduz através da aplicação de cores suaves, aproveitamento da luz do sol e da opção por tons claros de madeiras.

Como dissemos, a Dinamarca é também um país que alcançou o status de referência mundial quando o assunto é o minimalismo. Por essa razão, é evidente que o pyt aplicado na decoração tem influências desta corrente, mas com DNA próprio.

Uma boa forma de começar a aplicar esse pensamento na decoração da casa é na escolha das cores das paredes. Tons claros, e mesmo o branco, são as opções mais alinhadas com esse pensamento.

O cheiro da casa também é algo importante e mesmo a escolha dos produtos de limpeza deve ser pensado a partir de seu aroma, escolhendo aqueles que trazem calma, como a lavanda e o cedro, e evitando os que estimulam demais os sentidos, como o pinho.

Na arquitetura, as construções valorizam o uso da luz natural com janelas e portas grandes, especialmente aquelas com grandes superfícies de vidro. O teto solar também é uma boa aposta.

Móveis e demais objetos

Na hora de escolher os móveis e todos os objetos da casa, a linha de pensamento segue sendo a mesma. Cores claras, iluminadas, estampas suaves e tudo que trouxer boas vibrações para a casa serão bem vindos. O excesso, entretanto, deve ser evitado, porque o acúmulo de itens em um espaço exige mais de nosso cérebro para processar a informação visual experienciada.

Apesar de ter um pensamento próximo de outras tendências como Hygge e o Boho, visualmente, o pyt é bastante diferente, podendo ser entendido como uma estética mais enxuta e clean, porém recheada de tons pastéis bem harmonizados.

Plantas que filtram o ar da casa, incensos e infusões de óleos essenciais que estimulam a tranquilidade e chás de ervas calmantes completam o estilo de vida pyt no lar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.