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Dicas Camila Fiori

Por que você deveria usar o marketing de indicação no consultório?

O marketing de indicação nada mais é que uma ferramenta que utiliza os clientes já fidelizados para conseguir novos. Na área da saúde esse tipo de estratégia é bastante eficiente e pode ser um instrumento poderoso quando bem trabalhado, uma vez que indicar algo é muito natural entre as pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Nielson Global Media, 92% dos consumidores em todo o mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar acima de qualquer tipo de propaganda ou comunicação.

Sabendo da eficácia desse tipo de estratégia clínicas e consultorias podem se aproveitar dela para conseguir novos pacientes a um baixo custo e com um ciclo muito mais rápido do que muitas ferramentas tradicionais disponíveis no mercado.

 

Como o marketing de indicação funciona?

Esse método funciona quase da mesma maneira que o marketing digital médico, como disparo de e-mails marketing e posts nas redes sociais, sendo ótimos meios para atrair novos clientes por meio dessas recomendações. A partir dessas interações entre as pessoas em seus canais de comunicação será possível divulgar o negócio e trazê-los até o local, aumentando o fluxo de pacientes e apoiando a produtividade da agenda médica.

Contudo, para que isso aconteça e os serviços sejam divulgados no boca a boca pelos pacientes, é primordial que o trabalho e o atendimento do consultório ou clínica sejam exemplares e, se isso acontecer, naturalmente eles farão a indicação dos seus serviços para outras pessoas.

 

Dicas para melhorar o marketing de Indicação

Para otimizar as chances de ser indicado e aumentar a rotação de pacientes em sua clínica ou consultório é preciso seguir algumas dicas:

  • Peça para os pacientes indiquem os serviços para amigos familiares. O ideal é fazer isso após uma consulta, onde nota-se a satisfação desse paciente. Um bom exemplo, é pedir para que ele entregue cartões da clínica ou compartilhe as redes sociais com esses conhecidos;
  • Crie relações verdadeiras de confiança com colegas de trabalho e com pacientes, desta forma, eles se sentiram a vontade de indicar a clínica ou consultório para seus contatos;
  • Fidelize seus pacientes com desconto, brindes e um atendimento de qualidade, a fim de proporcionar para eles uma experiência satisfatória e memorável. Assim será possível fazer com que o potencial de indicação aumente;
  • Realize parcerias com empresas de pequeno, médio e grande porte para fortalecer o marketing de indicação, para que eles possam indicar os serviços para seus colaboradores. Para conseguir isso, pode-se oferecer descontos ou brindes;
  • Esteja presente nas redes socais e inveja com os pacientes;
  • O Marketing Médico seja ele tradicional ou digital também é uma forma relevante e bastante eficiente para indicação. Uma forma de fazer isso, é postando um artigo no blog de algo que seja relevante e de qualidade para sua área de atuação, caso esses pacientes compartilhem, essa também será uma forma de indicação. Quando se posta um conteúdo bem produzido, se tem a possibilidade de viralizar e a tendência é que essas pessoas repassem para as outras de seu círculo de amizade, ainda mais quando de alguma forma ele esclareceu alguma dúvida ou respondeu algum questionamento.

Vale ressaltar que quando o marketing de indicação é bem trabalhado, ele se torna uma ótima ferramenta para atrair novos clientes potenciais. Basta garantir que os pacientes tenham uma boa experiência com seu negócio e uma boa comunicação, seja ela por meio do telefone, e-mail ou redes sociais.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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