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Guest Post Bruna Farias

6 dicas para alavancar suas redes sociais

As redes sociais são plataformas que facilitam a comunicação entre pessoas e empresas, que compartilham as mesmas opiniões, valores e interesses. De maneira resumida, por meio delas, os usuários conseguem interagir.

A internet é parte constante de nosso dia a dia, principalmente por conta dos dispositivos móveis, que colocaram a humanidade de vez na era da informação. Por isso, cerca de 3,8 bilhões de pessoas estão conectadas.

Tendo em vista essa quantidade, não fica difícil imaginar por que seu negócio precisa estar online, interagindo com o público por meio de canais como as redes sociais.

Essas plataformas concentram quase 3 bilhões de usuários, e a tendência é que esse número continue crescendo. Isso se dá tanto pela necessidade de interação quanto pelas melhorias constantes que essas plataformas oferecem.

Para as empresas, são canais perfeitos para veicular suas estratégias de marketing e ainda melhorar outros pontos, como o atendimento ao cliente. Sem falar que as redes sociais também funcionam como mais um canal de vendas.

Existem muitas possibilidades de uso, e pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de redes sociais, seus impactos e dar algumas dicas para alavancar o perfil do seu negócio. Acompanhe a leitura!

Para começar: o que são redes sociais?

As redes sociais são canais que conectam os usuários entre si, sejam eles pessoas ou organizações. Por meio delas, é possível compartilhar nossos interesses e valores.

Em linhas gerais, podemos dizer que a função delas é conectar pessoas na internet, permitindo que elas criem novas relações e mantenham as que já existem. Dentre as plataformas mais usadas para isso, temos:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Entre muitas outras.

No Facebook, por exemplo, podemos nos comunicar com outras pessoas e empresas, como no caso de um fabricante de impressora de banner industrial.

Essas plataformas são tão influentes em nossas vidas que chega a ser difícil pensar em como seriam nossas interações sociais sem a presença delas.

A tendência é que elas continuem sendo cada vez mais usadas, principalmente quando analisamos todas as mudanças e aperfeiçoamentos pelos quais esses sites passaram nos últimos anos.

Atualmente, os usuários conseguem até mesmo comprar e vender por meio delas, o que reforça ainda mais a sua importância para as marcas.

No que diz respeito ao marketing digital, elas já eram importantes por permitir que as companhias interajam com seu público. Agora, estão se transformando em importantes ferramentas de vendas.

Até aqui você já entendeu o conceito de redes sociais, e no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre os impactos delas.

Os impactos gerados por estas plataformas

As redes sociais estão presentes em nossas vidas de muitas maneiras, o que naturalmente gera impactos, tanto na vida das pessoas quanto para uma confecção de uniforme empresa feminino.

O que mais vemos pelas ruas são pessoas andando com o celular na mão, e pode ter certeza de que boa parte delas está acessando as redes sociais.

Um instrumento de tamanha proporção acaba por influenciar as pessoas em vários aspectos, como no modo de se vestir, nos hábitos alimentares, estilo de vida, etc.

O impacto é tanto que essas plataformas estão mudando o modo de pensar de toda uma geração. Mas elas também são ótimas para que possamos expressar nossos sentimentos, sonhos e valores.

Entretanto, essa liberdade acaba por causar uma consequência não tão positiva para as pessoas: o excesso de exposição. É necessário ter cuidado e bom senso na hora de postar alguma coisa, para não perder sua privacidade.

Por fim, essas plataformas impactam o modo como nos comunicamos, pois são excelentes canais para se comunicar e, claro, consumir informações.

Mas não é só na vida das pessoas que essas plataformas exercem grande influência, mas na de empresas também, independentemente de seu segmento, como no caso de um fabricante de estacao de trabalho com divisoria.

No caso dos negócios, é importante saber que 62% dos adultos utilizam o Facebook, o que faz dele um excelente canal para divulgação de marcas, produtos e serviços.

O Instagram, por sua vez, entrega 15x mais interação, uma vez que seus usuários chegam a navegar, em média, 4 horas por dia nessa plataforma. Portanto, é um excelente meio de interagir com sua audiência.

O Twitter conta com 330 milhões de usuários ativos no mundo, e por ter o foco na comunicação rápida entre os usuários, é um excelente canal para transmitir as ideias do seu negócio rapidamente para uma grande quantidade de pessoas.

Analisando esses dados, podemos dizer que as redes sociais são essenciais para todo tipo de empresa. Entretanto, mais do que criar um perfil, é necessário investir em estratégias para alavancar as plataformas que você usa.

Como alavancar seus perfis nas redes sociais

Se você quer ampliar o alcance de suas redes sociais, pegue um caderno de anotacoes personalizado e anote as seguintes dicas:

1.    Fazer divulgação offline

Não é por que essas plataformas pertencem ao mundo digital que você não pode divulgá-las fora dele. Muito pelo contrário, para que mais pessoas curtam e sigam sua marca nas redes sociais, é imprescindível divulgar seu perfil no meio offline.

Coloque a URL do Facebook, o @ do seu Instagram ou seu nome no Twitter em panfletos e até no cartão de visita da sua empresa.

Você também pode plotar os vidros da vitrine e outros espaços que seu negócio utilize em público, como um outdoor. Ao fazer isso, mais pessoas vão acessar seus perfis nas redes sociais e suas estratégias serão mais promissoras.

2.    Usar recursos como os infográficos

O infográfico é uma excelente ferramenta virtual para as redes sociais, pois ele une conteúdo a um jeito fácil de obter e transmitir informação.

Os usuários das redes sociais também querem conteúdo de valor, logo uma creche escola parque imperial pode usar o infográfico para levar valor à sua audiência, de forma precisa e em poucos segundos.

3.    Interagir com a audiência

Não tem nada mais desagradável do que interagir com uma empresa nas redes sociais e ser totalmente ignorado.

Um dos objetivos dessas plataformas é justamente promover a interação entre os usuários, e a partir do momento que você está lá, precisa participar dessa interação.

Então, responda comentários e mensagens privadas rapidamente e de maneira personalizada. Você pode reservar uma parte do seu dia para fazer isso, o que não pode é deixar seus seguidores sem respostas.

É essencial ser gentil e atencioso, mesmo quando o comentário é uma crítica. Essa ação, além de alavancar suas redes sociais, ainda aumenta o engajamento do seu público-alvo.

4.    Manter os conteúdos sempre atualizados

O consumidor moderno mudou muito, portanto, se uma pessoa está interessada em avaliacao patrimonial a valor de mercado, primeiro ela vai querer saber tudo sobre esse assunto para depois fechar negócio.

Em outras palavras, os consumidores querem conteúdo de valor, que esclareçam suas dúvidas e os ajudem a resolver seus problemas.

Esses materiais são publicados no blog, mas são compartilhados nas redes sociais. Quanto mais compartilhamentos desse tipo você tiver, mais pessoas vão visitar seu perfil.

Ademais, é importante estabelecer uma frequência de compartilhamento de conteúdo para que seus seguidores saibam quando tem coisa nova em seu blog.

5.    Engajar-se em conversas

Para se aproximar de sua audiência e atraí-la para suas redes sociais, é essencial participar de conversas relacionadas ao seu nicho de mercado.

Por exemplo, uma empresa de controle de acesso biometrico pode participar de grupos de discussão no Facebook sobre controle de ponto, segurança empresarial, dentre outros relacionados ao que ela faz.

Dessa forma, seu negócio tem a oportunidade de mostrar domínio sobre o assunto que está sendo debatido, atraindo a atenção de outros usuários.

6.    Criar conteúdos de diferentes formatos

Cada rede social possui um foco diferente, por exemplo, no Instagram, o foco é compartilhar imagens e vídeos; no Facebook a variedade de publicações é maior, e assim por diante.

Isso significa que se você escreveu um texto sobre como abrir uma empresa de entrega motoboy para postar no Facebook, pode abordar o mesmo assunto, mas em formato de vídeo, para publicar no IGTV do Instagram.   

Quanto mais você variar o formato de seus conteúdos e adaptá-los à rede social onde vai publicar, maiores serão as chances de as pessoas se interessarem pelos seus perfis.

Conclusão

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade indiscutível hoje em dia, e quanto mais seguidores você tiver e mais interagir com eles, maiores serão suas chances de sucesso nessas plataformas.

Neste artigo, nós explicamos um pouco mais sobre o impacto dessas plataformas, além de algumas dicas para alavancar suas estratégias nelas. Assim, certamente o seu número de seguidores vai melhorar e o seu negócio terá boa visibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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