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Marketing Digital Diego Bini

Marketing na Contabilidade: 5 pontos para levar em conta

Trabalhar com Marketing na Contabilidade não é uma tarefa fácil, embora existam atualmente milhões de clientes em potencial no Brasil. Afinal de contas, por lei, apenas os 11 milhões de MEIs no país não precisam de um contador para cumprir seus compromissos contábeis. Todas as outras empresas nacionais, independentemente do tipo de regime tributário ou natureza jurídica, precisam contratar um contador ou escritório de contabilidade.

No entanto, não é fácil se posicionar para conquistar esses clientes em potencial. Afinal, há uma grande concorrência no setor, os consumidores são exigentes e a própria área passa por uma transformação completa com o surgimento da Contabilidade Digital, inclusão de novas tecnologias e muito mais. Por isso, é muito importante entender como se posicionar corretamente nesse segmento.

E aí, quer aprender como trabalhar o Marketing na Contabilidade do jeito certo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 pontos de Marketing na Contabilidade a considerar

1. Use o Marketing de Conteúdo a seu favor

Uma das principais dicas para melhorar o Marketing na Contabilidade é usar o Marketing de Conteúdo. Essa vertente consiste na produção de conteúdo de alta qualidade na forma de vídeos, artigos e outras mídias para atrair, nutrir e converter leads em clientes.

Basicamente, você publicará artigos para ser encontrado pelos leads no Google e convertê-los em clientes, após um processo específico de nutrição e convencimento.

Em outras palavras, é como ensinar aos potenciais leads do seu segmento o que eles querem saber em troca de construir uma imagem de autoridade e criar uma trilha de convencimento para que eles, eventualmente, tornem-se clientes.

A contabilidade é perfeita para o Marketing de Conteúdo pois é uma área naturalmente complicada, com muitas dúvidas e que tem um impacto muito significativo na vida dos clientes. Portanto, é um segmento em que os artigos e vídeos fazem muito sucesso e geram um resultado expressivo.

2. Tenha atenção com o que é permitido ou não fazer

É importante ter sempre em mente que existem algumas coisas que são proibidas e, portanto, não devem estar em uma campanha de publicidade para um escritório de contabilidade ou contador.

Não é permitido abordar ações que descumpram a lei, como fazer sonegação fiscal, por exemplo. É claro que a elisão fiscal, ou seja, a redução de carga tributária de uma empresa por meios legais é válida, mas meios ilegais não devem jamais serem divulgados.

Portanto, tenha um compliance de ética muito rígido para guiar a sua campanha de marketing. Isso poupará inúmeros problemas no futuro.

3. Trace um funil de vendas estruturado

Um escritório de contabilidade precisa de um funil de vendas muito bem estruturado para atrair clientes de maneira consistente e contínua. Isso significa entender a dor dos consumidores e como o seu serviço pode ajudar, além de compreender que cada ação tem um público específico.

Por exemplo, suponha que seu escritório trabalhe com BPO Financeiro para médias empresas. Nesse caso, vale a pena segmentar ações para vários tipos de negócios diferentes, como academias, consultórios, entre outros. Então, produza conteúdo focado em atrair os gestores desses lugares e informar sobre os benefícios do BPO Financeiro.

Para isso, você precisará se conectar a uma dor específica (como, por exemplo, falta de tempo ou mão de obra para fazer a parte financeira) e apresentar o seu serviço como solução.

Esse processo, no entanto, não acontece no mesmo texto, mas em um caminho específico com artigos, ebooks, vídeos, webinars e o que for necessário para a sua estratégia.

4. Foque no seu diferencial

O mercado de contabilidade passa por uma grande transformação tanto em tecnologia quanto conceitual. No primeiro caso, a Contabilidade Digital tem inserido tecnologias como Inteligência Artificial, automação e muitas outras para suprir demandas de forma mais rápida, eficaz e sem erros.

Do outro lado, a mudança conceitual tira o contador do papel puramente operacional e o coloca em uma área estratégica. Hoje em dia, o contador é responsável por reduzir custos da empresa, posicioná-la em um lugar de crescimento e com maior competitividade. É por isso que muitos CEOs modernos têm formação contábil.

5. Entenda as tendências do setor

Por fim, entenda que o setor de Contabilidade costuma ter certas tendências que fazem mais sucesso ou menos sucesso com os clientes. Coisas como a já citada Contabilidade Digital, o BPO Financeiro e muito mais.

Até mesmo novos segmentos, como e-commerces, serviços digitais e outros, podem ser tendências de nichos do mercado por onde trabalhar. Portanto, entenda essas tendências e saiba como se posicionar com elas.

Esses são os principais pontos a ter em mente em relação ao Marketing na Contabilidade. Se você tiver esses elementos em consideração, poderá montar uma estratégia melhor para posicionar seu escritório no mercado. Além disso, poderá obter melhores resultados no geral, montando um fluxo estável de leads e novos clientes. Assim, poderá fazer com que seu negócio progrida de maneira sustentável.

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