Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Balcão na cozinha: como adicionar e ainda ganhar espaço

Em cozinhas grandes ou pequenas, o balcão une estilo e praticidade. 

Se você quer otimizar o espaço da sua cozinha, mas não quer deixar de lado a praticidade, o uso do balcão é o ideal. Mais: você sabia que algumas opções de armário para cozinha conseguem alinhar a funcionalidade do balcão à otimização de espaço de um armário?

Como escolher o balcão ideal?

Primeiramente você precisa medir a sua cozinha a fim de entender se ela é pequena, méfdia ou grande. No entanto, não se preocupe: o balcão pode ser usado em todos os tamanhos de ambiente. 

Para espaços grandes, o balcão pode ocupar o centro da cozinha, formando uma ilha, onde pode ser acoplado o cooktop ou apenas para fazer as refeições. Já em ambientes pequenos e médios, o ideal é utilizar o balcão como bancada ou divisória entre ambientes. 

Nesse segundo caso, ele pode ser composto por uma mesa retangular relativamente fina com banquinhos combinando. Essa ideia é muito utilizada para separar a sala da cozinha em apartamentos e é ideal para proporcionar um ambiente mais amplo. Além disso, melhora a comunicação entre quem está na sala e na cozinha. 

Já as bancadas são ideais para quem quer otimizar o espaço, pois podem ser dispostas com armários ao lado da pia, do fogão ou da geladeira. Essa é a solução que traz mais praticidade, pois há um ganho significativo de espaço para armazenar objetos. Balcões com uma parte retrátil também fazem a diferença em ambientes pequenos, pois pode ser utilizado para realizar refeições rápidas e recolhido quando não está em uso, otimizando todo o espaço da cozinha. 

Lembrando que o balcão pode ser utilizado para a otimização do espaço tanto em cozinhas quanto em espaços externos, como churrasqueiras ou varandas gourmet. Em currasqueiras, prefira utilizar o balcão como mesa divisória entre o espaço social e o da churrasqueira, melhorando a comunicação entre o cozinheiro e seus convidados. Na varanda gourmet, aposte em bancadas para aumentar o ganho de espaço.

Escolhendo o material para o balcão

Seja para investir em ilhas, separações sociais ou bancadas, é muito importante escolher bem o material do móvel. Caso você vá embutir a pia ou o cooktop no seu balcão, priorize tampos feitos de materiais como granito, sintéticos ou outros tipos de pedras, pois a madeira não suporta bem altas temperaturas e umidade. 

Se este não for o caso e você queira o balcão para ser usado como mesa ou para ganhar espaço na cozinha, a madeira segue sendo um material bastante indicado, pois há muitos estilos e cores que se encaixam bem com todos os tipos de utensílios, eletrodomésticos e itens decorativos. 

Como decorar o balcão? 

Além da praticidade, o balcão pode adicionar um charme a mais à sua cozinha. Em uma bancada, você pode investir em um cantinho do café, colocando sua cafeteira, seus cafés preferidos e xícaras, que podem trazer mais alegria para seu café da manhã. 

Caso você prefira, o balcão pode servir como um “mini-bar”, onde você pode deixar à mostra suas garrafas de bebidas favoritas, além de seus copos e taças mais bonitos. O balcão também pode possuir nichos escavados para abrigar uma adega.  

Em uma ilha ou separador social, você pode colocar lustres no estilo pendente para dar um toque charmoso às suas refeições. Utensílios de cozinha podem ser pendurados na parte de cima da ilha, trazendo um lindo visual culinário para a região, além de desafogar gavetas.

O estilo minimalista é sempre uma opção e nunca sai de moda. Para isso, você deve deixar sobre o balcão apenas o necessário utilizado no dia-a-dia. Taças e pratos utilizados apenas em ocasiões especiais podem ficar nos armários.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.