Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Roteiro de viagem para fazer na metrópole de Campinas

Parques, feira de artesanato, passeio de trem e a lagoa Taquaral são algumas dicas boas para conhecer na cidade

Campinas é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo e famosa por ser um polo industrial e universitário importante. Contudo, essa cidade também oferece inúmeras opções de passeios para os visitantes.

Parques, lagoa e feiras são alguns exemplos do que conhecer na cidade situada a apenas 99 km da capital paulista. Para quem gosta de vida noturna, também existem diversos bares e restaurantes que permitem aos turistas experimentar um pouco da culinária campineira.

Por isso, se você precisar descansar durante o fim de semana sem gastar tanto tempo na estrada, confira algumas sugestões de onde ir durante a visita a Campinas antes de pesquisar as suas passagens na Viação Cometa!

Lagoa Taquaral

Para quem está buscando um contato direto com a natureza, um ótimo ponto para começar é a Lagoa Taquaral, que fica aberta todos os dias, das 5h às 22h. Lá, você pode praticar diferentes atividades físicas, como andar de bicicleta, skate e patins, praticar stand up paddle e passear de pedalinho na lagoa.

O lugar também é conhecido como Parque Portugal e se trata da área de lazer mais importante da cidade, sobretudo nos fins de semana. A lagoa foi inaugurada em 1972 e abriga áreas destinadas para piqueniques, viveiros de pássaros, playgrounds e lanchonetes, que oferecem alguns alimentos e uma boa água de coco. 

Para quem gosta de passeios com história, vale percorrer o percurso de 3 km com o bondinho, que foi o principal meio de transporte na cidade no início do século XX. No Parque Portugal, também há a Concha Acústica — com capacidade para 2500 pessoas, e o Planetário Municipal onde é possível visualizar planetas e estrelas através de telescópios e ainda abriga um belo museu de astronomia. 

No parque, há também o ginásio Alberto Jordano Ribeiro — sede de eventos esportivos nacionais como a Superliga Masculina de Vôlei. O local abriga quadras de vôlei de areia, pistas de aeromodelismo e de patinação, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e uma ciclovia de aproximadamente 5 km. 

Feira hippie

Para quem gosta de uma boa feira de artesanato, todo fim de semana acontece a feira hippie na Praça Imprensa Fluminense, no Centro de Convivência da cidade, das 9h às 14h.

Na feira, há cerca de 600 barracas nas quais é possível comprar quadros, bijuterias, livros, acessórios e comidas. Ela foi iniciada por pessoas que se identificavam com o movimento hippie e hoje é um espaço que reserva para artesãos nômades a possibilidade de exibir o seu trabalho.

Parque Ecológico

Outra opção para quem procura relaxar em contato com a natureza é o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, que possui mais de 100 hectares de área. Esse lugar é ideal para quem gosta de fazer trilha.

Visitar esse parque é como passear no tempo. Ali, é possível visitar alguns casarões tombados do século XIX e uma capela pertencente à antiga fazenda Mato Dentro — espaços que integram hoje o Museu Histórico Ambiental que fica no parque, responsável por desenvolver alguns programas de educação ambiental. A visita é grátis todos os dias, das 6h às 18h. 

Passeio de trem

Essa é a atividade mais procurada pelos turistas em Campinas. O percurso da Maria Fumaça começa na estação ferroviária da cidade e passa por seis estações até chegar à cidade de Jaguariúna, situada a menos de 30 km de Campinas. O passeio permite “viajar no tempo”, pois o trem mantém as características desde a sua fabricação, em 1958. 

Para a viagem, é bom pesquisar se existe um período do ano mais adequado para visitar o lugar escolhido. No caso de Campinas, embora a cidade possa ser visitada a qualquer momento, o período entre abril e outubro é o ideal para quem deseja temperaturas mais amenas e menos possibilidades de chuva.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.