Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Para além das praias, confira as melhores trilhas para explorar a “Ilha da Magia”

Estar em meio à natureza é uma excelente maneira de relaxar. Conheça seis opções de trilhas para desfrutar de belas paisagens e se exercitar.

Florianópolis é um dos destinos mais disputados no verão e milhares de turistas escolhem a Ilha da Magia como destino de suas férias. Em geral, as praias são o grande atrativo, mas existem outras formas de explorar o local e as trilhas são uma ótima maneira de conhecer a ilha por outros ângulos.

Outro ponto positivo do destino é a facilidade de acesso. Basta optar por um dos trajetos da viação catarinense, por exemplo, para chegar à ilha com tranquilidade e sem se preocupar com o trânsito.

A seguir, confira seis trilhas para fazer em Florianópolis e explorar tanto opções com praias quanto com cachoeiras. 

Trilha Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa só pode ser acessada por trilha ou barco e o local ainda preserva a cultura dos povos colonizadores. O trajeto tem início no Cantos dos Araçás e é leve, com cerca de 7 km de trechos planos e caminho bem demarcado.

Durante o percurso, o trilheiro encontra ruínas de engenhos e casas do século 18. Desse modo, mais do que um trajeto em meio à natureza, a experiência permite viajar pela história.

Após percorrer um caminho cercado de Mata Atlântica e passar por sete vilas, finalmente o visitante chega ao destino final, onde há uma bela cachoeira e uma lagoa para se banhar.

Trilha Caminho da Gurita

Outra trilha que leva a uma cachoeira é o Caminho da Gurita, que faz parte do Parque Municipal da Lagoa do Peri, em Floripa. O trajeto é tranquilo e dura cerca de uma hora.

Para quem busca percursos com boa infraestrutura, essa é uma boa opção, pois é possível encontrar bares e restaurantes ao longo do trajeto. Além do contato próximo com a mata nativa, pode-se observar ruínas dos engenhos do século 19.

Trilha do Poção

O Poção é uma piscina natural no Parque Municipal Maciço da Costeira, onde uma cachoeira de cinco metros deságua. O local é muito frequentado por universitários e pela comunidade local, o caminho é leve e dura cerca de 15 minutos.

O início da trilha está localizado no bairro Córrego Grande e a piscina natural faz bastante sucesso na alta temporada. Como o local não é muito grande, comporta apenas 10 pessoas por vez. Por isso, vale a pena visitar o Poção na baixa temporada.

Trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa

A maior parte das trilhas de Florianópolis leva às praias com acesso restrito e elas não poderiam ficar de fora dessa lista. A das piscinas naturais é considerada de nível leve, com duração de 15 minutos e não possui grandes aclives. 

O início do percurso acontece depois da ponte do canal da Barra da Lagoa e o caminho é feito em meio à mata nativa. Uma das principais vantagens dessa trilha é a diversidade de saídas para praias ao longo do trajeto. Entretanto, o destino final ainda é o mais surpreendente: as piscinas naturais da Barra da Lagoa.

O local não conta com extensão de areia, pois é um costão de pedras. Portanto, vale a pena chegar cedo para encontrar um bom lugar e aproveitar o passeio. Aqueles que querem entrar na água, devem pular diretamente das pedras para as piscinas.

Trilha da Lagoinha do Leste

Esta é, provavelmente, a mais famosa de Floripa. Existem duas opções de roteiro para chegar até a Lagoinha do Leste: partindo da Praia do Matadeiro ou da Praia do Pântano do Sul.

A primeira delas possui um trajeto mais longo, porém menos íngreme, e a duração varia entre duas e três horas. A vantagem dessa opção é justamente a paisagem, porque a mata é mais aberta, o que permite maior apreciação da vista.

Entretanto, o percurso pela Praia do Pântano do Sul é o preferido dos trilheiros. A intensidade pode ser considerada de nível moderado ou difícil e o caminho conta com uma subida íngreme. Ao optar por ele, prepare-se para uma caminhada que  dura entre uma e duas horas.

Trilha do Gravatá

Essa é mais uma opção de trilha leve, apesar da subida um pouco íngreme no começo, e sua duração é de 30 a 50 minutos. O percurso é ideal para quem está iniciando ou está em busca de um trajeto com poucos obstáculos. 

Ela começa na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes (SC-406), n. 346 e termina na Praia do Gravatá. O trajeto está localizado entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina.

Vale ressaltar que a única maneira de visitar a Praia do Gravatá é por meio da trilha, o que deixa a experiência ainda mais especial. Ao longo do caminho, o trilheiro aproveita uma paisagem de tirar o fôlego.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.