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Mundo Blogger Diego Bini

Montar e-commerce de nicho vale a pena? Conheça alguns exemplos

Montar um ecommerce de nicho foi a solução para muitas empresas ao longo de 2020. Afinal, sem poder sair de casa, grande parte da população descobriu o poder da internet para fazer compras.

Até mesmo quem era mais tímido passou a comprar online também.

Portanto, podemos dizer que as vendas pela internet tendem a aumentar bastante à medida que as pessoas descobrem suas vantagens.

Está pensando em montar um ecommerce de nicho? Aproveite algumas informações interessantes sobre o assunto!

O que é um ecommerce de nicho?

Em resumo, um ecommerce de nicho é uma loja virtual especializada em um segmento de produtos. Ou seja, ela não busca ser genérica, mas sim ganhar destaque no nicho que está inserida.

Aliás, vale lembrar que quanto mais específica, melhor. A razão disso é que a concorrência diminui, o que facilita bastante na hora de atrair novos clientes.

Só para exemplificar, uma loja online de produtos pet, por exemplo, precisa disputar com todas as outras da mesma categoria. Porém, se a mesma loja focar apenas em poodles, ela consegue atender um público-alvo mais específico, facilitando o domínio desse mercado.

Vale lembrar que estamos falando da Web, ou seja, não é uma loja pet de alcance restrito como um pet shop local, mas sim livre de barreiras físicas.

Portanto, mesmo com o estoque em São Paulo, sua loja pode atender clientes de todos os cantos do Brasil sem problemas.

Quais nichos estão em alta?

A demanda por produtos e serviços é altíssima aqui no Brasil. Então, não faz muita diferença o nicho escolhido, pois, se a qualidade dos produtos for alta, seu ecommerce vai fazer sucesso.

Além disso, leve sempre em conta o termo “nicho dentro de nicho”.

Como explicado na seção anterior, um nicho específico favorece o domínio do mercado ao passo que diminui a concorrência. É por isso que você precisa ter um “cliente ideal” em mente na hora de abrir seu negócio.

Existem algumas tendências de aumento de demanda no mercado atual. Veja quais são abaixo.

Alimentação saudável

A demanda por alimentos saudáveis está em alta, mas não conta com bons empreendedores. Em suma, ainda não se vê muitas variedades de produtos veganos, low carb, etc. nas prateleiras dos supermercados.

O nicho vegano é o que apresenta maior potencial de expansão, dado que a população mundial está preocupada com as formas de atuação da indústria alimentícia.

Portanto, montar um ecommerce nessa área é bastante recomendável.

Beleza e cosméticos

Todo mundo já sabe que a população brasileira é uma das mais vaidosas do planeta. É por essa razão que o nicho de beleza e cosméticos é poderoso por aqui.

Para quem pensa que esse nicho só abrange as mulheres, pesquisas de mercado apontaram que os homens também estão preocupados com a beleza.

Além disso, a origem dos produtos também é importante: a busca por cosméticos de origem natural é grande.

Produtos personalizados

Os artesanatos, de forma geral, representam um mercado fortíssimo: o IBGE estima que 50 bilhões de reais são movimentados todos os anos somente nesse nicho.

Uma das possíveis razões para todo esse sucesso é a preocupação com o consumo sustentável e a reciclagem. Além disso, a personalização de produtos também é algo que encanta os consumidores.

Todo mundo gosta de ter itens únicos, não é verdade?

Móveis

Os móveis são ótimos para ecommerce, pois, em geral, são itens de extrema necessidade.

Além disso, no que tange aos nichos, você tem vários caminhos a seguir: móveis de luxo, peças básicas, móveis para determinado estilo, etc.

Se você quiser, pode focar em um único item, tal como a poltrona Luiz XV para se especializar.

Montar uma loja virtual especializada em decoração clássica também é uma ótima ideia, dado que esse estilo está na moda há mais de 2.000 anos!

Suplementos alimentares

Se especializar em suplementos alimentares é uma ótima ideia por 3 grandes motivos:

  • a quantidade de atletas aumenta a cada dia;
  • são produtos de uso recorrente, possibilitando renda contínua;
  • e a margem de lucro é bastante elevada.

No caso dos suplementos, há dois grandes nichos — que podem ser divididos em subnichos também. São eles: suplementos para atletas e suplementos para manter a saúde.

Ambos estão em alta; ambos são mercados em expansão.

Infoprodutos

Os infoprodutos são produtos digitais que, em geral, estão associados a algum conhecimento relevante. Estratégias de vendas, técnicas de gestão e vários outros conhecimentos podem ser comercializados com facilidade.

Sem dúvidas, os mais vendidos são os cursos online. Afinal, os valores são baixos, há muita procura por certas informações e, ao contrário dos cursos presenciais, podem ser consumidos em qualquer ocasião.

Mercado pet

Por último, um ótimo nicho para investir é o mercado pet. Entre os empreendedores, é sabido que esse mercado não sofre com crises, e que sua expansão é consistente.

Levando-se em conta a tendência das novas gerações de trocar filhos por animais de estimação, é provável que o mercado cresça muito nos próximos anos.

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