Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Melhorando a qualidade de suas planilhas do excel

Se existe alguma ferramenta de software que é aplicada em quase todas as áreas de conhecimento, esta seria o Excel. Um maravilhoso recurso que recebe softwares semelhantes a todo momento, mas que ainda se destaca como o melhor. Mas a pergunta que muitos têm é: “Tem como melhorar as planilhas de Excel?”

Provavelmente você já utilizou o Excel para algum tipo de atividade profissional ou pessoal. Alguns usam ele para analisar as finanças pessoais, enquanto outros acabam por fazer da planilha uma organização dos projetos no dia a dia.

De fato, algo que você começará a notar é que as planilhas que você faz são simples, e normalmente mal usam recursos ou fórmulas. Enquanto as planilhas que você encontra por aí são bem complexas, ajudando você até mesmo a trabalhar com elas como um programa a parte de computador.

Existem motivos para esta diferença de qualidade e você pode aprender com algumas dicas práticas aqui.

Vamos dar uma olhada?

Como melhorar planilhas de Excel

Antes de listar tudo o que você pode fazer para ganhar mais qualidade, é importante também notar que existem alguns fatores cruciais para o seu sucesso. O primeiro deles é fazer um curso de Excel avançado que tenha certificado.

Isto é necessário para que você alcance um resultado de verdade é bastante recompensador. Pois lá será possível entender tudo o que fica por trás do real funcionamento da ferramenta.

Alguns dos pontos listados aqui não serão totalmente orientados, pois isto é função de um curso especializado. Senão, este texto seria tão grande como um livro, e você dificilmente iria querer ler.

Mas por outro lado também é importante notar que este é o caminho correto para você iniciar um currículo e carreira de ainda mais sucesso que o normal.

Se houver qualquer dúvida a qualquer momento, não tenha medo de fazer perguntas. Estou à disposição para te ajudar e te orientar nas melhores práticas e melhores caminhos para se obter sucesso.

A parte de comentários e a página de contatos são os locais ideais.

Vamos às dicas?

1 – Utilize atalhos

Existe um hábito pouco explorado para melhorar planilhas de Excel que consta de simplesmente acabar utilizando os atalhos da ferramenta.

Quando a planilha começa a crescer e ganhar novos campos, ou mesmo quando você trabalha com a ferramenta por muito tempo, utilizar atalhos ao invés de clicar no que precisa é realmente importante.

Por isso, minha recomendação seria que você utilizasse tudo a seu favor para fazer uma escolha inteligente.

Os atalhos mais comuns são:

Tecla Tab: Faz a movimentação para a esquerda

Shift+Tab: Faz o mesmo movimento, mas para a direita

Home: Vai para o início da coluna

Ctrl+Home: Vai direto para o início da planilha

Ctrl+End: Vai direto para o último dado da planilha

Ctrl+L: Localizar e Substituir

Ctrl+G: “Ir para”

Ctrl+Setas: Vai até a célula mais distante da orientação onde tem algum conteúdo

Existem vários outros, mas se você dominar estes já estará mais motivado para fazer outras seleções interessantes.

2 – Use gráficos

Sem dúvida nenhuma o uso de gráficos consegue fazer com que sua tabela tenha uma maior intuitividade. É como se os dados ganhassem vida e você pudesse realmente sentir o que eles querem transmitir.

Muitos insights com números frios podem passar despercebidos, até porque você não vai querer rolar várias abas para comparar números de meses passados ou algo do tipo.

Um gráfico dinâmico se altera sempre que existe uma nova variação na planilha. Excelente para quem deseja mostrar que tem domínio sobre a ferramenta.

3 – Remova a borda de células que não são utilizadas

Um dos problemas estéticos mais comuns de planilhas prontas é continuar insistindo no uso de bordas onde não é necessário. Assim a poluição visual aumenta e muitos sentem uma sensação de desconforto.

Tirar as bordas e então preenchê-las com uma cor de fundo agradável dá para a planilha um visual confortável e profissional. E diferente da mesclagem de células, você também vai conseguir criar um material muito mais bem apresentado que pode ser facilmente modificado e atualizado.

4 – Utilize funções

Claro, as funções são uma das características marcantes que mudaram o jogo no Excel. Através delas você ganha um poder enorme para fazer contas e distribuir dados de uma maneira muito rápida e precisa.

Entretanto nem todos sabem como utilizar a funcionalidade, por isso vale a pena ter a maioria delas de cor. Sem contar que você pode aprender a criar as suas caso seja necessário.

5 – Aprenda a utilizar o VBA

O VBA é uma linguagem de programação por script criada para auxiliar as funcionalidades de um programa da Microsoft.

Assim, dominando esta linguagem, o Excel irá se tornar muito mais do que simplesmente uma ferramenta, ele se torna um parque de diversões para você fazer praticamente o que quiser.

O melhor de tudo é que esta linguagem se assemelha muito ao Visual Basic .NET, que é um dos pilares da maioria dos programas para Windows. Quem sabe você não começa a criar soluções ainda mais elaboradas para seus projetos?

Por isso, recomendo plenamente que você tente dar uma chance para esta aventura. Definitivamente vai valer a pena este novo conhecimento.

Conclusão

Bom, se tornar um profissional de Excel realmente não é uma tarefa extremamente fácil. Leva um tempo e precisa de bastante dedicação, mas a recompensa é grande, acredite.

Muitas portas irão se abrir, já que este é um dos caminhos mais naturais para se começar a trabalhar com áreas principalmente da administração e engenharia.

Por isso, um curso de Excel avançado é nada mais, nada menos, do que uma das melhores opções para quem realmente deseja ter resultados de verdade no mercado de trabalho.

Claro, é um processo que eu recomendo que você treine muito, até mesmo crie soluções para o dia a dia, como controles financeiros ou cardápios de dieta.

Mas por hoje é isso, espero ter te ajudado a conseguir bons resultados. Qualquer dúvida você pode entrar em contato pelos canais que citei anteriormente.

Te desejo muito sucesso!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.