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Guest Post Bruna Farias

Link Building: o que é e como utilizá-lo a favor de seu site

O link building, que em português significa “construção de links”, é uma estratégia que visa o crescimento de uma página na web por meio da troca de menções, que podem ser dentro da página para outro site, que são os links externos, ou no sentido contrário, links internos.

Essa é considerada uma das técnicas mais eficazes e com o maior custo-benefício dentro do marketing digital, uma vez que otimiza uma página sem precisar de pagamentos excessivos relacionados a anúncios ou propagandas.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar mais sobre o conceito de link building, passando por suas vantagens e algumas dicas para colocar essa prática em ação no site de sua empresa, independente do segmento em que você trabalha. Acompanhe a leitura!

Link building: conceito e prática

Desde que o Google surgiu com a ideia de incorporar sites, agregando-os de uma forma precisa e interessante para que pessoas que buscassem por assuntos diversos os encontrassem, alguns mecanismos de verificação de relevância foram sendo criados.

Engana-se quem acha que em uma pesquisa os primeiros da lista são escolhidos aleatoriamente. São as considerações de relevância de um site, criadas e processadas pelo Google, que faz com que algumas plataformas estejam sempre no topo.

Por exemplo, ao pesquisarmos uma empresa de segurança para festas no buscador, é possível encontrar inúmeras opções de negócios, mas vamos nos interessar em abrir os links das primeiras opções, que são considerados os mais populares e confiáveis.

São justamente essas páginas que recebem mais views, mais interações e são mais procuradas por clientes, gerando receita e aumento de autoridade, além de outras vantagens essenciais para qualquer empresa.

Chegar às primeiras posições depende não apenas do que a própria empresa agrega e oferece, mas também de alguns mecanismos de SEO, ou Search Engine Optimization, uma forma de fazer com que os sites sejam bem ranqueados no Google.

Dentro dessas técnicas que envolvem algumas incorporações de palavras, descrições e até mesmo modificações dentro dos sites, existe o link building, uma forma de agregar links de outros sites ou da sua própria página dentro da plataforma.

Basicamente, por meio dessa estratégia, um site de placas informativas personalizadas passa não apenas a agregar links de domínios internos, mas também de externos, além de induzir a publicação de seu site em outras plataformas, que são os chamados guest posts.

Quanto mais um site for citado por fontes confiáveis, à medida que ele for incorporando em sua página informações agregadas naquele domínio ou de outros também relevantes, mas ele vai sendo compreendido pelo Google como adequado.

No entanto, dentro da técnica de link building o essencial não é apenas citar um link ou ser citado em outra plataforma, mas também manter um conteúdo e uma relevância interessante para o público, mostrando algo além da relevância.

Quais as vantagens do link building para sites?

O link building já apresenta por si só um conceito que agrega resultados positivos em um site, afinal, a plataforma que está sendo referenciada em primeiro lugar no Google irá receber não apenas mais visitas, mas vai atrair clientes.

No entanto, ainda que visitas e mais clientes sejam uma boa notícia, especialmente para pequenos negócios que precisam sempre atrair novos consumidores, como uma loja de conserto iphone tela quebrada, essa não é a única vantagem.

Veja abaixo algumas das principais agregações positivas trazidas com o link building e entenda porque elas são essenciais para empresas e plataformas digitais:

1 – Mais visitas no site

Quanto mais um site é considerado relevante pelo Google, por meio de links internos e externos, mais ele é potencializado como a melhor opção na hora que alguém vai pesquisar sobre ele, fazendo com que o site se torne mais visitado.

A visitação com um alto número é essencial não apenas para a divulgação de um produto ou serviço de uma empresa, algo que funciona como uma arma potente para a melhoria financeira, mas também para a participação do público no negócio.

Por exemplo, por meio de uma boa estratégia de link building, o site de um estúdio para ensaio pode implementar sua fama local, tornando-se uma empresa com maior participação na cidade onde atua, criando relevância entre seu público.

2 – Conversão de leads

Um site com melhores posições em buscadores como o Google aumenta as chances de conversão de leads, que significam dentro do marketing os clientes que mais são considerados consumidores em potencial.

Quanto maior for o consumo da página por quem realmente necessita de um produto ou serviço, mais serão as chances de um contato posterior com vendedores. Ainda que esse cliente não feche o serviço, a página será considerada como uma referência.

Isso acontece porque, quanto mais vezes alguém entra em um link e passa um tempo razoável no local, a probabilidade deste site continuar sendo indicado para outras pessoas, como no caso de um e-commerce de uma loja de berçário de bebê, aumenta. 

3 – Autoridade na área

Um site conhecido, ou seja, que aparece constantemente em buscas na internet, acaba sendo considerado como uma autoridade no assunto em que trabalha e no qual está disponibilizando serviços ou produtos, criando uma base de seguidores.

É bem comum notarmos que nos buscadores existem alguns sites que sempre aparecem quando fazemos algum tipo de pesquisa, o que aos poucos, passa a fazer parte de nosso pensamento e até mesmo escolha de compra, sem grandes esforços.

Com a utilização da otimização por links, sites passam a aparecer nas opções de pesquisas e até mesmo em buscas similares, trazendo maior sensação de autoridade na área para quem está acostumado a vê-las, como no caso de uma empresa de sala de palestra.

4 – Menor custo-benefício

Otimizações manuais, feitas no site por meio de links, que constroem e criam uma imagem de maior autoridade e eficiência no assunto, agregam essas e inúmeras vantagens às empresas sem pesar muito no orçamento, em alguns casos saindo totalmente de graça.

Em comparação com outros tipos de publicidade ou divulgação de uma empresa, como em anúncios em redes sociais e propagandas em mídias digitais ou tradicionais. No geral, a otimização sempre sai mais barata, o que agrega benefícios à empresa.

Essa pode ser uma boa oportunidade para que essas companhias passem a investir em outras formas de comunicação ou até mesmo em mecanismos de integração e relacionamento com seus clientes, como distribuição de lembrancinha de chocolate.  

5 – Conteúdos referência

A otimização não é apenas uma tentativa de criar autoridade sem uma função isolada. É por meio da construção de links que a plataforma de uma empresa pode facilmente passar a funcionar como um referencial de conteúdos, como em um blog corporativo.

É por meio de materiais interessantes, que mesclam palavras-chaves, links de sites relevantes e indicações de conteúdos passados já publicados no site, que grandes empresas como vendedoras de talão personalizado alcançam sucesso na internet.

Além disso, outra grande e vantajosa possibilidade vem a partir de conteúdos com nomes e vozes de autoridades da área, algo que agrega ainda mais personalização e confiança na hora de um conteúdo ser utilizado por usuários na web.

Passo a passo para colocar a estratégia em ação

Para começar a colocar em prática as técnicas de link building, é importante ter em mente que você não apenas criará conteúdos que constam indicações de sites de outras pessoas, mas que também deverá ser indicado por uma plataforma relevante.

Por isso, é ideal que você ou sua empresa entrem em contato com sites que podem ser parceiros da sua empresa, trabalhando juntos em questão de conteúdo, para que ambos cresçam juntos e incorporem em seus conteúdos links realmente relevantes.

Em seguida, uma boa dica é encaminhar newsletters e participar de forma recorrente de redes sociais, já que são nesses ambientes onde grande parte dos seus visitantes estarão consumindo conteúdos, até que migrem ou visitem suas plataformas. 

Opte por produzir conteúdos para:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • LinkedIn. 

Por fim, uma forma ideal de se manter sempre em popularidade nos buscadores é a forma como você gerencia a imagem da sua empresa, o que envolve atendimento, relacionamento com o cliente e qualidade do produto ou serviço que seu negócio oferece.

Foque sempre em um conteúdo rico e bem estruturado aliado à todas essas questões, o que vai favorecer ainda mais seu crescimento dentro da internet.

Conclusão

O link building é uma das principais formas de induzir a potencialidade do seu site dentro de buscadores, melhorando a procura de clientes pelo seu serviço, ao mesmo tempo em que agrega ao mercado sua presença e autoridade.

Utilizando os artifícios corretos e focando na divulgação do seu conteúdo diante do seu principal público, o engajamento do seu site poderá chegar a níveis excelentes, trazendo os benefícios e as vantagens que essa estratégia pode proporcionar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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