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Guest Post Bruna Farias

Comunicação integrada: o que é e 4 benefícios

A comunicação integrada tem como objetivo oferecer a melhor experiência para o seu público, articulando o planejamento, análise e execução de estratégias em diferentes canais.

Além de beneficiar os consumidores, ajuda a consolidar a marca e sua identidade no mercado. Se repararmos bem, vamos ver que marcas de todos os tipos usam diferentes estratégias de marketing para se comunicar.

É possível chegar até o público pelas redes sociais, mas também pela TV, e-mails, mensagens nos próprios produtos, dentre outras possibilidades.

As marcas estão sempre em contato com seus clientes, o que garante a eles uma boa experiência. Só que não se trata de mera coincidência, mas sim, de uma estratégia que chamamos de comunicação integrada.

Por meio dela, seu negócio se mantém constantemente em comunicação com o público-alvo. Na verdade, não podemos descartar o fato de que o simples envio de um produto para o cliente já é uma forma de comunicação.

É exatamente por isso que as empresas precisam se atentar à embalagem e à aparência do que vendem. Tudo é comunicação e os consumidores dão valor a ela.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é comunicação integrada, sua importância e objetivos, bem como seus benefícios. Portanto, acompanhe a leitura até o final!

Afinal, o que é comunicação integrada?

Comunicação integrada é uma ação que tem como objetivo integrar todos os canais de comunicação usados por uma empresa. Com isso, ela consegue oferecer ao público uma experiência agradável e padronizar seus canais.

É exatamente por conta dessa padronização que ela é possível. Por meio da comunicação integrada, uma empresa de segurança para festas consegue transmitir uma imagem para seus clientes nas redes sociais e oferecer um padrão de atendimento compatível.  

Isso significa que ela consegue atingir um dos objetivos mais importantes para qualquer negócio, que é manter a identidade de marca.

Quando a comunicação não é bem planejada e executada, a “personalidade” da marca parece mudar o tempo todo, e isso não é visto com bons olhos.

É exatamente por isso que a comunicação integrada reúne objetivos importantes, e é fundamental conhecê-los para entender melhor a estratégia. São eles:

  • Consistência;
  • Coerência;
  • Continuidade;
  • Complementaridade.

O primeiro objetivo é dar consistência à marca, então, todos meios de comunicação usados por uma escola com berçário de bebê, por exemplo, devem falar a mesma língua e caminhar juntos.

Para ter consistência é necessário planejamento, logo, os meios de interação seguem o mesmo padrão e transmitem os valores da companhia. Quando isso não acontece, a identidade da marca e sua consolidação são prejudicadas.

A coerência, por sua vez, tem como objetivo fazer com que a comunicação tenha qualidade, independentemente do canal que o cliente utilize para falar com a empresa.

A falta dela pode custar uma venda, pois se o consumidor notar divergência de informações, ele pode nunca mais te procurar.

Isso acontece porque coloca em xeque a experiência do cliente, e quando ela não é positiva, pode esperar que ele procure a concorrência. Sendo assim, os canais de comunicação usados pela marca precisam ser coerentes.

Além disso, a comunicação precisa ser continuada, e é comum que empresas como uma fabricante de pulseira de tecido para eventos usem a automação de e-mail marketing para conseguir isso.

Os e-mails ajudam a trilhar a jornada de compra, levando à concretização da venda. Mas isso só acontece se as mensagens forem elaboradas como se contassem uma história.

As estratégias de comunicação devem ter continuidade, de modo que a empresa mantenha contato com seus clientes e potenciais clientes, inclusive depois que a venda é efetivada.

Por fim, os canais de comunicação precisam se complementar. Por exemplo, uma pessoa viu um conteúdo no blog de uma companhia, e com isso, foi encaminhada para as redes sociais da mesma.

Lá, ela recebeu um convite para a acessar o site da marca e por meio dele, conseguiu conversar diretamente com um atendente no chat.

Este é um exemplo claro de canais de comunicação que se complementam, oferecendo uma experiência muito positiva para o público-alvo.

Pensando por esse lado, podemos dizer que uma imobiliária que faz aluguel de sala de palestra, por exemplo, tem à disposição inúmeras ações possíveis.

Ela pode receber, por meio de alguma rede social, um contato de um usuário que deseja saber mais sobre esse tipo de locação. O atendente pode oferecer um material, como um mini ebook, esclarecendo as vantagens de alugar essas salas.

O possível cliente recebe o material pelo e-mail, e ao final do conteúdo, ele é direcionado para o site para obter informações referentes ao processo de locação. No site, ele tem acesso ao telefone da companhia, por onde pode fechar o negócio.

Se preferir, pode se dirigir pessoalmente até o estabelecimento, para visitar algumas salas e escolher aquela que vai atender às suas necessidades.

Os caminhos são muitos, e se você reparar, a companhia conseguiu, durante um único atendimento, integrar diferentes canais, como as redes sociais, e-mail, site e telefone, e até mesmo seu endereço físico.

Outras possibilidades existem e elas são exploradas conforme as opções do consumidor e os interesses da companhia.

Pensando por esse lado, vemos que a comunicação integrada tem como vantagem a liberdade de escolha quanto às possibilidades de integração. 

Portanto, no próximo tópico vamos apresentar muitos outros benefícios.

Benefícios da comunicação integrada

Quando uma empresa de interface de audio focusrite ou um estabelecimento de qualquer outro segmento integra todos os seus canais de comunicação, ela passa a ter acesso a benefícios, como:

1. Maior eficácia na promoção

Os esforços para promover a marca, produtos e serviços se tornam mais eficazes, visto que uma única mensagem consegue impactar melhor e de um jeito mais positivo do que várias que não se conectam.

A empresa transmite ideias em uníssono, independentemente do canal que utiliza, fazendo com que elas sejam absorvidas e compreendidas, de maneira clara e objetiva.

Se a comunicação é eficaz, vários objetivos podem ser alcançados. Por exemplo, fica mais fácil conduzir o lead pelo funil de vendas e fidelizar os clientes que já possui.

2. Marca mais fortalecida no mercado

Outra vantagem da comunicação integrada é o fortalecimento da marca e o reforço de sua imagem perante o público. É importante se atentar quanto isso, uma vez que diz respeito à maneira como os clientes enxergam a empresa.

A comunicação integrada alinha as impressões que tanto clientes quanto colaboradores têm da organização.

Além disso, fixa melhor a marca na mente das pessoas, e faz com que ela ganhe personalidade e, consequentemente, passe a ser reconhecida. Esse é um ponto importante para construir um relacionamento positivo com o público.

3. Equipes mais unidas

Toda empresa, como uma fabricante de lembrancinha de chocolate, precisa controlar seus gastos. Mas quando se fala em redução de custos, a maioria prefere fazer cortes de colaboradores, sendo que a integração entre as equipes é uma solução.

Segmentar as atividades de marketing e comunicação pode ocasionar em estratégias e mensagens diferentes partindo de cada setor, e essa situação prejudica a imagem da companhia em muitos sentidos.

A integração de equipes traz mais eficiência na comunicação dentro de um estúdio para ensaio ou qualquer outra organização.

Isso vai desde o planejamento em uma reunião até a execução das estratégias definidas, mas tendo as equipes integradas, tudo é feito de maneira alinhada, reduzindo desentendimentos entre as equipes e otimizando o tempo.

Sem falar que a integração entre os canais de comunicação online e offline permite que uma venda comece por um canal e termine em outro.

4. Crescimento considerável das vendas

Os consumidores modernos preferem marcas que se preocupam com eles, e isso é percebido quando empresas como uma fábrica de placas informativas personalizadas mantém vários canais de comunicação.

Mais do que isso, canais que apresentem uma identidade e personalidade fortes. São eles que mostram o posicionamento da marca frente a acontecimentos globais, o que tem um peso enorme na decisão de compra.

Hoje em dia, as pessoas preferem comprar de organizações preocupadas com questões como preservação ambiental, inclusão de minorias, combate ao racismo, dentre outras.

Além de serem empresas que colaboram ativamente para uma sociedade mais justa, se posicionam melhor no mercado e têm valor agregado em ser mercado de atuação.

Conclusão

Estamos vivendo a era da comunicação, portanto, as companhias que não se ajustam a essa realidade tendem a ser esquecidas. Mas não basta ter 20 canais de comunicação se cada um fala uma coisa diferente.

É muito mais vantajoso ter apenas dois meios que transmitem a mesma mensagem. Mas o fato é que, independentemente da quantidade, é preciso investir na qualidade desses canais e a comunicação integrada é o caminho.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ela e aprendeu de que forma ela pode colaborar para a imagem do seu negócio e para o posicionamento dele perante os consumidores.

Por isso, não perca mais tempo e promova uma boa experiência para seus clientes por meio da comunicação integrada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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