Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Monica Godinho

Resultado: 5 passos para construir um planejamento de marketing

Ter um negócio com bom desempenho é o maior desafio dos empreendedores, e por esse motivo, diferentes estratégias são adotadas para que sua performance seja melhorada e as metas atingidas. Por isso, é ideal que se tenha um planejamento de marketing

Com esse recurso, é possível organizar as demandas, prever oportunidades e se preparar para as mais diversas situações. Esse planejamento vai refletir diretamente nos resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos.

Desse modo, traçar metas e tópicos de um bom planejamento de marketing é fundamental para o sucesso do comércio.

Pensando nisso, o primeiro passo para atingir o seu público é observar seus comportamentos e preferências, para que tudo seja feito de acordo com as suas necessidades. Continue a leitura para saber mais sobre como elaborar um planejamento!

Planejamento de marketing: o que é e como funciona?

Em resumo, esse documento é o responsável por cuidar de todos os passos que precisam ser seguidos pela sua empresa para contribuir com seu crescimento. Como tudo o que é feito em uma instituição precisa ser planejado, com o setor de marketing não seria diferente. 

Logo, com o planejamento a empresa pode pensar em suas funções, em seus objetivos e planejar como ações podem ser realizadas. 

O plano de marketing pode ser feito tanto para campanhas especiais, quanto para o setor de um modo geral. 

Fato é que com esse documento é possível estabelecer os passos que serão dados conforme as metas, e assim, acompanhar o crescimento do negócio. 

Além disso, o planejamento deve ter informações precisas que sejam diretas, portanto, não é necessária tanta especificidade. Aqui é preciso pensar no público, nos objetivos, bem como na concorrência e tudo aquilo que afeta a empresa.

Com tudo isso definido, torna-se mais simples e prático planejar ações e estratégias que se encaixem com seu nicho e, consequentemente, alcançar bons resultados. 

O plano de marketing é, portanto, um documento importante para qualquer estabelecimento, até mesmo uma empresa de eventos que aluga barraquinha de crepe para festa infantil

Por que é importante ter um planejamento?

O plano de marketing ajuda toda a equipe com a orientação sobre como proceder, que decisões devem ser seguidas, bem como todo o direcionamento para as estratégias do estabelecimento para conseguir atingir as suas metas. 

Além disso, ele também ajuda em aspectos como:

  • Conhecimento de cenário;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Análise de resultados;
  • Tomada de decisões assertivas.

Para ficar mais claro, com esse documento, é possível que o estabelecimento conheça o cenário em que está inserido, o que auxilia na identificação de oportunidades e também situações que possam ser desfavoráveis.

Além disso, conhecer melhor o mercado em que o estabelecimento atua ajuda na criação de estratégias mais certeiras, uma vez que quanto mais dados se possui, melhor será a elaboração das técnicas.

Ademais, a comunicação entre os funcionários também melhora. Isso acontece porque todas as etapas do processo são especificadas no papel e, desse modo, todos sabem o que precisa ser feito. 

Afinal, com tudo especificado ninguém fica perdido, todos sabem o que e como fazer, logo o responsável pela equipe não precisa lidar com colaboradores que não sabem quais serão os próximos passos. 

Por consequência, o desempenho também é melhorado, afinal, a equipe está direcionada e focada em um mesmo objetivo, o que ajuda na motivação, mantém a equipe unida em prol de uma meta e trabalhando com o máximo de desempenho.

Nesse sentido, até mesmo uma fábrica de peças plásticas pode melhorar a comunicação da sua empresa usando o planejamento, além de poder ter os outros benefícios que ajudam na integração e atuação da equipe. 

Outro ponto é que com o plano, a análise de resultados fica mais fácil, isso porque durante todo o processo podem ser realizadas tais avaliações, não sendo necessário esperar, por exemplo, atingir o objetivo para verificar os resultados. 

Em qualquer momento, é possível que os gestores identifiquem os números e verifiquem possíveis mudanças nas ações, para que se consiga atingir um determinado objetivo. 

Observar o que foi obtido com a estratégia é fundamental para que a empresa não repita as mesmas falhas. 

Assim, isso é algo valioso para uma clínica geral particular que precisa entender os seus erros e melhorar o seu desempenho. Logo, o planejamento pode ser uma ferramenta fundamental para que a empresa se aperfeiçoe e corrija esses danos. 

Por fim, o plano de marketing pode ajudar na tomada de decisões, uma vez que nesse papel estão os principais dados para que as empresas possam analisar e decidir quais são os melhores caminhos para seguir. 

Desse modo, com os resultados, os números e as pesquisas feitas para a elaboração do plano contribuem para o negócio decidir como agir, assim, é mais provável que se tenha sucesso nas estratégias e alcance as metas. 

Uma empresa de auto peças de moto, por exemplo, pode ter todos esses benefícios se realizar o planejamento de marketing de forma adequada, de modo que a sua empresa tenha melhores resultados e que também melhore o diálogo nas equipes. 

Como fazer um planejamento adequado?

Já analisamos o que é e quais as mudanças que um bom planejamento pode trazer para um negócio, melhorando até mesmo o ambiente de trabalho. 

Logo, para que todos esses benefícios sejam alcançados, é preciso que o documento seja bem elaborado e siga todos os passos. 

A seguir, veja os passos para uma produção certeira do seu planejamento de marketing:

1 – Conheça o cenário

O primeiro ponto é conhecer o cenário em que o estabelecimento está inserido, afinal, saber o mercado em que se atua é fundamental para que a estratégia seja elaborada dentro da realidade.

Com uma pesquisa, é possível verificar as oportunidades, além de que também tem-se a possibilidade de conhecer a própria empresa e identificar seus próprios pontos fortes e fracos, o que permite construir um planejamento forte e solidificado.

Da mesma maneira, é possível analisar a concorrência e, assim, analisar as suas ações e as respostas do público. Por isso, antes de tudo, um pet shop que oferece serviços de banho e tosa delivery precisa fazer uma pesquisa antes de qualquer planejamento. 

2 – Estabeleça seus objetivos

Esse é um fator muito importante para o planejamento, afinal, é ele o encarregado de motivar a equipe e também de direcionar as ações. Tudo o que é realizado, é pensando neste ponto. 

Por isso, com base na pesquisa e com o conhecimento do público de uma escola de ensino integral, há a possibilidade de pensar nas metas que se adequam ao colégio e, assim, pode-se garantir que a empresa obtenha sucesso. 

3 – Defina o seu público

Todo o seu planejamento vai ser construído com base no seu público, por isso, é fundamental que seja definido quem são os indivíduos atingidos pelo seu negócio. Isso porque as abordagens mudam conforme o público-alvo. 

Linguagem, maneiras de fazer anúncio, as redes que o estabelecimento vai atuar, tudo é construído de acordo com os indivíduos que a marca alcança. Esse público tem características específicas, idades diversas e outros pontos que os diferenciam.  

É por esse motivo que é necessário elaborar táticas específicas, para atingir cada grupo de modo específico. Sem essa definição o planejamento fica perdido e corre o risco de não ter os objetivos alcançados. 

Uma fábrica de enxoval de bebê completo precisa definir quem são as pessoas que serão atingidas, isso porque não basta dizer que é um serviço destinado somente à grávidas; é preciso ser mais detalhado pensando em idade, condição social, dentre outros fatores.

4 – Pense na estratégia

Depois de tudo definido, é o momento de pensar e elaborar quais serão as estratégias de acordo com cada meta que precisa ser alcançada. Esse é o momento em que o planejamento começa a ser aplicado na prática. 

Certifique-se que tudo está de acordo com os objetivos. Essa etapa é encarregada do crescimento da marca e pela forma como ela vai ser posicionada no mercado, portanto, o aumento de visibilidade e vendas, por exemplo, podem ser conquistados por essas táticas.

Por isso, todas as estratégias devem ser elaboradas e registradas para que esses dados não se percam depois. Por esse motivo, uma clínica de plano alimentar para emagrecer deve seguir todos esses passos na elaboração do seu planejamento.

5 – Crie um cronograma

Se perder no meio de tantas informações e estratégias é algo que não pode acontecer no planejamento, por isso, é fundamental que seja feito um cronograma detalhado das ações, definindo metas, objetivos e outros pormenores. 

Além disso, junto com o cronograma, defina quem são os encarregados por cada ação, assim, os colaboradores também não se perdem e sabem o que precisa ser feito.

Conclusão

Por fim, fica claro como um bom planejamento de marketing ajuda um negócio no seu crescimento por meio da elaboração das suas estratégias com a finalidade de alcançar metas e bons resultados. 

Assim sendo, para o sucesso de sua empresa, é fundamental que tudo seja planejado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.