Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Dicas para fazer do cartão de crédito seu aliado e não o inimigo da sua vida financeira

Saiba quais as principais dicas para fazer do cartão de crédito seu aliado e não o inimigo da sua vida financeira, aprendendo a administrar seus gastos com o mesmo e prosperando em suas finanças.

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para liberar seu fluxo de caixa, gerenciar suas finanças e construir seu histórico de crédito, além de alcançar algumas metas de realizações pessoais. No entanto, a maioria das pessoas usa seus cartões de forma incorreta, achando que estão se beneficiando, mas na verdade acabam endividados e vivem com o crédito no limite.

Para fazer do cartão de crédito seu aliado e não o inimigo, existem algumas dicas que você pode seguir para evitar os riscos que vêm com o pagamento utilizando o mesmo. Desde pagar mais do que o mínimo exigido a cada mês até recompensar seus gastos, aqui estão 9 maneiras de usar seu cartão de crédito de maneira mais inteligente.

Cartão de crédito: Dicas para fazer de seu cartão seu aliado e não inimigo da vida financeira

1. Pague as contas em dia

Todos os meses, você deve pagar a fatura do cartão de crédito até a data de vencimento do extrato.

Você pode encontrar a data de vencimento listada na fatura do cartão de crédito, aplicativo do seu banco, contatar a financeira ou emitir a segunda via pela internet.

 É importante pagar sua fatura em dia para minimizar seus custos de juros e evitar multas de pagamento atrasado. Além disso, pagamentos atrasados ​​com cartão de crédito são listados em seu relatório de crédito e podem prejudicar seu Score nos órgãos de crédito.

Para ter certeza de que está pagando o extrato do cartão de crédito em dia todos os meses, você pode configurar o pagamento da fatura em débito automático.

2. Pague mais do que o mínimo

Você só precisa pagar o reembolso mínimo para evitar multas de pagamento atrasado a cada mês. No entanto, o reembolso mínimo normalmente é de apenas 2% ou 3% do seu saldo total. Se você pagar apenas esse valor, o restante da sua dívida crescerá com juros.

Em vez disso, você deve ter como objetivo pagar o saldo total a cada mês. Você não apenas evitará custos de juros, mas normalmente poderá aproveitar as vantagens de até 30 dias sem juros em compras.

Se você não puder pagar sua fatura integralmente, ainda assim deve ter como objetivo pagar o máximo que puder e mais do que o valor de pagamento mínimo presente na fatura. Isso o ajudará a liquidar sua dívida mais rapidamente e a reduzir seus custos de juros.

3. Use cartões de crédito que oferecem pontos

Se você sempre paga seu saldo integral e frequentemente paga com crédito, pode recompensar seus gastos com um cartão que dá pontos.

Você pode escolher um cartão de crédito que acumula pontos de fidelidade de companhias aéreas, programa de fidelidade de banco, descontos em lojas de roupas e eletrodomésticos, oferece recarga de celular gratuita, entre outros.

Desse modo, você pode então resgatar seus pontos por prêmios, incluindo voos, feriados, cashback em sua conta e cartões-presente.

Esses cartões geralmente cobram taxas anuais e taxas de juros mais elevadas do que outros cartões. Portanto, eles são mais adequados para pessoas que podem pagar seu saldo todo mês e ganhar recompensa suficiente para compensar os custos anuais.

4. Aproveite as ofertas introdutórias

Muitos bancos atraem novos clientes oferecendo negócios introdutórios sobre taxas de juros e recompensas. Se quiser gastar e economizar com os juros, você pode encontrar cartões que cobram 0% de juros nas compras por um período promocional que pode durar até 14 meses.

Existem também cartões que oferecem 0% sobre as transferências de saldo, o que pode ajudá-lo a pagar uma dívida existente sem juros por até 24 meses ou mais. Alguns cartões também cobram uma taxa anual com desconto ou de forma gratuita no primeiro ano.

Essas ofertas introdutórias podem ser uma ótima maneira de obter valor extra com seu novo cartão de crédito, mas geralmente há termos e condições envolvidos. Por exemplo, você pode precisar se inscrever até a data de término da oferta ou atender a um requisito de gastos para acessar a oferta.

5. Compare o cartão de crédito das financeiras para encontrar as melhores ofertas

Antes de solicitar um novo cartão de crédito, você deve comparar suas opções para encontrar a melhor opção.

Ao comparar alguns cartões e provedores diferentes, você pode encontrar um produto que oferece uma taxa de juros ou taxa anual mais barata ou recompensas e recursos extras mais competitivos.

6. Negociar taxas mais baixas

Se você estiver prestes a encerrar seu cartão de crédito, seu banco pode estar aberto a negociar uma taxa de compra mais baixa para mantê-lo como cliente. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver uma boa pontuação de crédito e for um cliente fiel.

Antes de cancelar sua conta, entre em contato com o número de atendimento ao cliente do banco e pergunte se você pode negociar uma taxa de juros ou taxa anual mais competitiva antes de levar seu negócio para outro lugar.

7. Cuidado com as taxas ocultas

Os bancos que emitem cartões de crédito não estão autorizados a ocultar quaisquer cobranças, por lei.

Para contornar isso, eles imprimem todas essas informações em letras pequenas no verso do formulário de inscrição, usando terminologia jurídica, que quase nunca é entendida pelo cliente médio. Muitos cartões acarretam uma série de taxas que o cliente inocente pode não descobrir até que tenha de pagar por elas.

Fique atento a coisas como taxas de processamento, taxas de pagamento atrasado, taxas de transação, taxas de limite de crédito, taxas de transferência de saldo, taxas de proteção de cheque especial e algumas até mesmo cobrar do cliente uma taxa se o pagamento não for recebido na hora designada na Data de Vencimento.

8. Limite o seu número de cartão de crédito

O número de cartões que você deve ter depende de seus hábitos financeiros. Você pode ter vários cartões para necessidades diferentes. Por exemplo, você pode usar um para pagar uma dívida com uma oferta de transferência de saldo e outro para ganhar pontos à medida que gastar.

No entanto, muitos cartões de crédito podem prejudicar sua pontuação de crédito e aumentar suas dívidas se você não estiver pagando todos os meses.

9. Uso de cartão de crédito no dia a dia

Muitas pessoas utilizam seu cartão de crédito para o pagamento de despesas diárias, bem como, abastecer o carro, comprar o almoço, ir ao mercado, lanchar em lanchonetes, entre outros, valores gastos que na hora parecem ser pouco, mas quando chega sua fatura do mês o valor é bastante alto.

O ideal é utilizar o cartão de crédito somente em casos de emergências ou compras de valores altos, a fim de não realizar gastos com despesas que poderiam ser evitadas, além disso, não comprometer o limite do cartão é essencial. 

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.