Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Publieditorial Camila Fiori

Auxílio doença para dependentes químicos que estão internados em clínicas de recuperação / reabilitação

É possível receber o benefício de auxílio-doença para pacientes dependentes químicos que estão internados em uma clínica de reabilitação?

A Bella Clinic oferece profissionais que levam os pacientes das clínicas de recuperação em São Paulo, confira algumas clínicas de recuperação em São Paulo que oferecem este recurso:

https://bellaclinic.com.br/clinicas-de-reabilitacao-em-sp-tratamento-para-dependentes-quimicos/

A dependência química é uma patologia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, é uma doença que acomete várias pessoas ao redor do mundo e vem crescendo a cada dia, é uma condição muito grave, porém tratável. Para que a pessoa consiga se recuperar é necessário tratamento eficaz e planejado.

Para que haja esse tratamento eficaz, é necessário que a pessoa fique longe do ambiente onde ele usava as drogas, ele precisa ficar num lugar onde ele tenha tratamento médico, psicológico, mental e físico. Para dessa maneira poder voltar a reviver a sua antiga rotina antes do vício.

A maioria dos viciados em substâncias químicas não conseguem realizar suas tarefas cotidianas, porém uma parcela ainda consegue trabalhar para sustentar os seus familiares, por esse motivo é imprescindível que haja um auxílio que possa ajudar as famílias no momento do tratamento.

O INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, tem um benefício que prevê um auxílio para indivíduos que não podem realizar as suas atividades cotidianas por um período de 15 dias consecutivos

As pessoas para adquirirem ao benefício necessitam de três requisitos, eles são:

– Incapacidade do indivíduo em realizar suas tarefas diárias

– ter a qualidade de segurado

– cumprir carência

Não é preciso que o beneficiado não realize todas as tarefas de sua vida, aquelas na qual ele não pode executar são suas atividades habituais e seu trabalho. É necessário solicitar o benefício assim que a deficiência se apresentar.

O auxílio a ser pago para o dependente químico varia muito do tempo de contribuição realizada pelo segurado, você pode conferir estes dados através do site Empregador Web.

O valor do benefício do auxílio-doença a ser pago é de 91% do salário de assistência, que é aproximadamente a média aritmética valor da contribuição social, que corresponde a 80% do período em que é feita a contribuição.

 

Tempo de carência auxílio doença

O tempo de carência para beneficiados de doença é aproximadamente 12 meses. Os segurados que não tem mais a capacidade de realizar suas atividades devido a problemas de qualquer natureza, patologias, podem ficar livres do período de carência.

Uma lista criada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Seguridade Social confirma explicitamente que os indivíduos com patologias também podem ficar livres do período a cada três anos.

 

O que é o auxílio doença?

O auxílio de doença é calculado com o décimo sexto dia de afastamento por invalidez.

Se o beneficiado deixar de trabalhar por período maior que 30 (trinta) dias, o auxilio contará a partir do dia em que a solicitação administrativa for inserida. A organização deve pagar salário integral nos 15 primeiros dias de férias.

O auxílio de doença não deverá ser acumulado junto a outra pensão, como auxílio maternidade, auxílio de acidente que causou gerou danos ou doença, e outro auxilio de doença e assistência de prisão para os familiares do beneficiado. Não há como ter auxilio adicional de qualquer outra espécie.

 

Recuperação do auxílio doença.

Segundo os regulamentos do INSS, o auxílio de doença precisa ser revisto regularmente para identificar se o beneficiário ainda está de acordo com os requisitos do benefício, assim é feita uma penalidade pela suspensão do trabalho caso não mais de acordo.

Os beneficiários também precisam acatar procedimentos de recuperação profissional recomendados e subsidiados pelas agências do INSS. Após voltar a trabalhar ou provar que não tem capacidade de trabalhar por um período curto, o auxílio de doença é revogado.

Nesta segunda hipótese, o auxílio de doença é rescindido e transformado em aposentadoria por invalidez ou outro beneficio, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

É importante ressaltar que você não necessita estar trabalhando para receber o benefício de doença.

Para receber este beneficio é necessário que haja o comprimento de 3 requisitos básicos, eles são:

  • Tempo de carência (o período mínimo para pagamento do auxílio por licença médica junto ao INSS);
  • Qualidade do segurado (o tempo em que você tem para solicitar este auxílio);
  • Não trabalhar na função.

Existe um detalhe muito interessante no auxilio doença que deve fazer com que o período de recebimento do auxílio não conte para o processo de aposentadoria.

Caso você pague ao INSS ao terminar de receber o auxílio, todo o tempo de recebimento do benefício de doença (pode variar de  1 mês a 10 anos) será acrescentado a contagem do seu tempo de aposentadoria. Para maiores informações você pode acessar o aplicativo Conectividade Social da Caixa Econômica Federal, la você pode tirar todas as suas dúvidas com relação ao benefício.

De outra forma, se você deixar o auxílio doença sem realizar qualquer contribuição ao INSS, você deverá perder período de benefício, dessa maneira, fique muito atento: depois de terminar, a redução ou a dispensa do auxílio de doença, o INSS não poderá ser pago de forma alguma.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com o INSS pelo número 135, eles podem explicar melhor sobre como funciona a solicitação, recebimento e todos os requisitos para serem preenchidos para o recebimento.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.