Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

4 Dicas para aprender a falar inglês

Aprender a falar inglês é sem dúvida nenhuma uma habilidade cada vez mais necessária. O mundo se tornou ao menos bilíngue, já que qualquer lugar que você for tem alguém que sabe o inglês.

Este status de língua franca conseguiu superar até mesmo o do grego nos milênios passados. Hoje é algo realmente global, pois todos os continentes possuem alguma fonte de informação neste idioma.

Viajar sem um guia ou sem saber inglês é realmente uma coisa um pouco complicada, e um curso de inglês não é mais um fator irrelevante. Para quem quer sucesso na vida este idioma é necessário, e eu vou te ajudar com isso.

4 Dicas para aprender a falar inglês online

O conhecimento do inglês é muito popular não só pelo número de pessoas que falam o idioma, mas também por sua simplicidade. Procure um especialista em línguas, e ele provavelmente vai lhe dizer que um dos idiomas mais fáceis de se aprender é inglês.

Estar em dia com o idioma pode ser desafiador para alguns, já que nem todos possuem facilidade. Porém a versatilidade desta língua anglo-saxã é sem dúvida incrível.

Utilizando estas 4 dicas para aprender a falar inglês online você terá excelentes resultados. Vamos conferir?

1 – Curso de inglês online

Fazer um curso de inglês online pode não parecer para muitos um grande meio inovador. Mas acredite, as coisas são completamente diferentes quando você tenta algo pela internet.

Claro, você terá alguns desafios atípicos, como por exemplo ter a dificuldade de se concentrar. Afinal de contas, estamos falando de um celular ou computador que estará constantemente oferecendo distrações.

Porém basta você se acostumar e reservar um horário e vai perceber que é bem mais simples estudar desta maneira. Você irá poder ter horários mais livres, além de avançar na velocidade que bem entender.

Além disso, o curso de inglês online será muito mais barato em compensação com algo presencial. E você muitas vezes nem precisa pagar mensalidade, tudo está incluso no valor inicial.

2 – Utilize livros

O que não falta hoje em dia é informação descentralizada. A internet nos permite acessar dados sobre praticamente qualquer coisa. E talvez uma das maneiras mais interessantes de se aprender a falar inglês seja lendo algo que você gosta neste idioma.

Esta é uma tarefa que irá se desenvolver de uma maneira mais lenta que o normal. Assim é comum que as pessoas comecem a fazer as menores traduções, é quase involuntário o processo de entender como o idioma funciona.

Por exemplo, você começa a traduzir a frase atual, e vai percebendo que pelo contexto você sabe o que a outra significa. Assim como terá a possibilidade de entender a escrita regular das frases.

O bom de utilizar livros contemporâneos é que você acaba absorvendo o vocabulário atual e o jeito de falar normalmente utilizado. Não é de hoje que muitos se confundem e aprendem um inglês excessivamente formal ou quase arcaico.

Por isso não recomendo começar com obras clássicas e antigas. Precisa ser algo mais contemporâneo e que seja divertido, você tem que aprender aos poucos.

Lembre-se, de fazer anotações e de perguntar para outras pessoas entendidas o porque uma palavra assume um contexto diferente em algumas situações.

3 – Ouça podcasts

Podcasts são um formato de conteúdo predominantemente em áudio. Eles se assemelham bastante a um programa de rádio, mas neste caso acabam fazendo um conteúdo voltado a um nicho específico.

Ainda que o nicho seja de entrevistas, você normalmente sabe o que irá esperar daquela entrevista. E realmente, as pessoas conseguiram transformar este tipo de coisa em algo realmente divertido e informativo.

O principal problema que temos hoje é o fato de que um iniciante não vai conseguir acompanhar o áudio sozinho em outro idioma. Então o ideal é procurar alguma fonte que tenha legendas.

Assim você acompanha na legenda o que está sendo dito, e irá absorver muito da habilidade de listening, que é um dos pontos mais necessários sobre aprender a falar inglês.

Com o tempo seria interessante deixar o áudio ainda em inglês e a legenda também neste idioma. Você pode aprender a pronúncia correta e ainda obriga seu cérebro a trabalhar de maneira mais fluente.

Por último é interessante que você esteja escutando os Podcasts sem legenda nenhuma. Só absorvendo o conteúdo pelo áudio e tentando deduzir o que está sendo dito.

4 – Use flashcards

Flashcards são uma das estratégias mais antigas de se aprender um outro idioma. Em sua estrutura original a ideia é fazer com que você ganhe vocabulário. Assim você recorta um pequeno cartão, escreve de um lado a palavra no idioma que está estudando e do outro lado o seu significado.

O problema é que esta estratégia com o tempo se torna muito puxada, e o ideal seria mesmo eliminar o papel. Com o avanço dos programas de computador isto se tornou muito fácil. Um exemplo clássico de aplicação para este propósito é o Anki.

Através dele é possível criar este tipo de flashcard para vocabulário e várias outras variações.

Alguns dizem que aprender vocabulário puro não é benéfico, pois você não aprende a pronúncia e seu uso em frases. Primeiramente é importante dizer que no Anki você irá conseguir fazer isso de maneira tranquila, pois ele pode pronunciar a palavra de maneira correta para você.

E sem ter vocabulário é impossível aprender a falar inglês, então escute bons conselhos.

Conclusão sobre aprender a falar inglês

Um dos maiores desafios ao se aprender outro idioma é ter paciência. Se você não tem como esperar os resultados aparecerem, então provavelmente não vai chegar muito longe.

Uma dedicação especial, com muita disciplina reduz drasticamente o tempo. Tem pessoas que se tornam fluentes em menos de um ano.

Fazer amigos online que falam inglês é uma ótima ideia de treinamento. E seja como for o caminho que você escolher, tente treinar um pouco todos os dias.

Separe um horário de estudo quase que religiosamente, e você começará a ter resultados palpáveis e motivadores.

Então por hoje é só, você já tem um ótimo ponto de partida. Te desejo sucesso!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.