Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Como fazer para criar engajamento com clientes de e-commerce?

Uma das palavras de sucesso é engajamento, principalmente quando o assunto é e-commerce. Um público engajado vai se sentir confortável ao fazer negócios com você. Isso vai facilitar muito o processo de venda.

Manter um bom engajamento não é um bicho de sete cabeças. Você precisa dizer, de forma sutil, que está sempre ao lado do consumidor. Além disso, haja realmente como um amigo ao invés de um “vendedor de carros”. Ajude seus clientes a conseguirem o que querem.

Uma estratégia de engajamento é a produção de conteúdo. Ela permite segurar os clientes antigos ao passo que conquista novos clientes. Aliás, o uso de SEO faz toda a diferença aqui.

Ter um pós-venda também é importante, assim como o uso de e-mails.

Por fim, não se esqueça dos comentários. Eles são realmente importantes para o engajamento.

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Produza conteúdo em seu e-commerce

Quais são os problemas que seus clientes têm? O que realmente incomoda essas pessoas? Ambas as perguntas são importantes na hora de produzir conteúdo.

Em suma, produzir conteúdo significa entregar valor para o cliente. Vídeos, blog e até podcasts são meios para atingir esse fim. Por conta da simplicidade e eficiência, os blogs são amplamente utilizados.

Se seu e-commerce vende suplementos, por exemplo, é interessante pelo menos explicar o que cada produto faz. Além disso, elaborar conteúdo sobre dietas, métodos de emagrecimento e rotina de exercícios também é interessante.

Não se esqueça de utilizar SEO em seu blog. Os posts vão gerar visualizações orgânicas de forma cumulativa. Assim seu e-commerce conquistará bastante visualizações em pouco tempo.

2. Conte a história de sua loja

Algo interessante, mas pouco aproveitado, é a história de sua loja.

Embora seja atraente pensar no e-commerce como uma máquina de vendas automática, os consumidores não pensam assim; eles precisam saber que existem pessoas por trás dos programas, postagens e produtos da loja.

Explique o motivo do surgimento do negócio, assim como suas dificuldades e ajudas que teve ao longo do caminho. Mostre gratidão a quem te ajudou e passe uma boa imagem para o público.

3. Tenha um ótimo atendimento ao consumidor

Mesmo sendo uma loja virtual, haverá momentos em que o contato direto com o consumidor será necessário. Entregue a melhor experiência possível para ele; resolva o problema com eficiência e cordialidade.

Deixe canais para que o contato possa acontecer. Além disso, certifique-se de receber a mensagem assim que ela for enviada. Seja rápido e prestativo; responda o quanto antes.

Uma ótima dica é deixar o contato de WhatsApp para os consumidores.

4. Trabalhe o pós-venda de seu e-commerce

A maioria das pessoas acredita que o pós-venda não importa. Porém, quando os lucros param de acontecer, ficam perdidas procurando o motivo.

O pós-venda é extremamente importante!

Se o cliente comprou um Whey Protein em sua loja virtual, por exemplo, é provável que esteja querendo ganhar massa muscular. Sua tarefa é ajudá-lo a conquistar os objetivos dele.

Envie conteúdos sobre ganho de massa, dietas para ficar sarado e coisas do gênero. Com certeza ele vai adorar esse material — e quem sabe não continua comprando em sua loja por vários anos.

5. Faça uso de benefícios exclusivos

Uma estratégia matadora de engajamento é oferecer benefícios exclusivos para seus clientes. A ideia é personalizar ao máximo cada benefício e oferecê-los para as pessoas certas.

Clientes que compram suplementos com frequência podem adorar descontos em kit de suplementos. No entanto, segmente seus clientes de forma inteligente. Assim fica mais fácil na hora de personalizar as ofertas.

A estratégia de “segurar” clientes é muito importante para um e-commerce. Um de seus benefícios é justamente tornar o negócio à prova de crises. Afinal de contas, você sempre terá seus clientes fiéis comprando de você.

6. Jamais deixe o e-mail marketing de lado

Muito tem sido falado sobre o poder enorme das redes sociais. Porém, parece que o e-mail marketing ficou de lado. O potencial dessa ferramenta chega a ultrapassar as redes sociais, em alguns casos.

O disparo de e-mails automáticos é ótimo quando queremos aumentar o faturamento. Aliás, eles trabalham contra os famosos “boletos fantasmas” — quando o consumidor compra algo, mas não paga o boleto.

Um e-mail automático pode refrescar a memória do consumidor, fazendo com que pague o boleto.

7. Dê atenção a todos os comentários

Por fim, uma estratégia poderosa de engajamento é responder todos os comentários em seu e-commerce. Isso mesmo, todos eles, tanto os positivos quanto os negativos. Isso mostra que seu negócio age de forma profissional, aumentando sua credibilidade.

Perceba que os comentários negativos são pontes para melhorar o peso de sua marca. Se você resolver um problema que está público, com certeza conseguirá prestígio. É por isso que as marcas se preocupam tanto com o site Reclame Aqui.

Estas foram algumas maneiras de criar engajamento com clientes de e-commerce. Coloque-as em prática e veja a mágica acontecer!

 

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.