Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Redator e digitação, o que você deve saber?

O redator é um profissional muito relevante para o mercado digital, já que é por meio desse trabalho que é produzida parte significativa dos conteúdos da internet.

Por essa razão, este mercado tem crescido muito, de forma que muitas pessoas consideram trabalhar no ramo, visando alta demanda.

Mas, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de entrar na profissão, sendo o principal deles a habilidade com a digitação.

No artigo de hoje demonstraremos porque um bom redator deve dominar a digitação, e quais são os conhecimentos básicos para começar.

Desse modo, para saber mais sobre o assunto, tudo o que precisa fazer é continuar a sua leitura!

Por que um redator deve dominar a digitação?

Como já foi possível  conferir na introdução deste artigo, o profissional redator ganhou grande relevância com o avanço do uso da internet.

Isto porque, basicamente todo tipo de conteúdo produzido e disponibilizado deve ser desenvolvido e elaborado por alguém, e isso inclui os textos e artigos que lemos.

Os redatores são os profissionais responsáveis por criar esses materiais textuais, independente do tema e aprofundamento exigidos.

No entanto, o trabalho do redator não se resume à criação de simples textos, já que em sua rotina este deve ser capaz de produzir diversos tipos de conteúdo, de forma ágil e eficiente.

É exatamente neste ponto que a habilidade de digitação entra, já que sem o domínio do teclado, fica mais complicado produzir os textos no tempo e conforto necessários.

Para entender isso devemos compreender que apenas a habilidade simples de digitar não é suficiente, já que quanto mais demorado for o processo, menos textos serão escritos, o que certamente atrapalha o rendimento do profissional.

A digitação adequada também é útil para evitar lesões e cansaço, já que o uso de métodos e técnicas inadequados são os principais causadores de dores e desconfortos.

Por isso, se você deseja ingressar na profissão, saiba que o primeiro passo certamente deve ser ingressar em um bom curso de digitação

Como é possível aperfeiçoar essa habilidade?

É provável que ao acompanhar o tópico anterior você tenha ficado levemente preocupado, especialmente se ainda possui grande dificuldade com a área.

Afinal de contas, será possível perder essa oportunidade, apenas por não saber como digitar corretamente?

A boa notícia é que existe um caminho, de forma que você não precisa abrir mão de seus planos de trabalhar como redator, apenas porque ainda não domina o melhor método para digitar.

Outra coisa a se pensar é que você não é o único com essa dificuldade, já que praticamente todo redator possui dificuldades no início, de forma que tudo será aprendido com o tempo.

Mas, se você deseja maior agilidade, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, uma vez que estes facilitam e tornam o aprendizado muito mais prático e rápido.

Com o intuito de te auxiliar nessa tarefa, a seguir selecionamos algumas das melhores dicas para quem deseja aprender a digitar com eficiência.

Então, para seguir o caminho certo em seu processo de aprendizagem, não deixe de gravar as dicas e colocá-las em prática!

1. Conheça técnicas de digitação

Quando começamos a mexer com computador, é natural que não nos atentemos à melhor forma de usar o teclado, já que tudo é muito novo e esse ainda é um período de adaptação.

Com isso, começamos a utilizar técnicas próprias, que nos permitam localizar as teclas com muito mais facilidade, nem que seja teclando uma por uma.

No entanto, esse não é o único método de digitar, e nem de longe esse é eficiente, já que acaba criando vícios prejudiciais ao desenvolvimento das técnicas adequadas.

Você há de concordar que um bom redator deve ter um estilo de digitação ainda mais simplificado, pois se optar por digitar tecla por tecla, certamente levará horas para concluir um texto.

Por isso, vale fazer algumas pesquisas quanto às diversas formas de digitação, e assim encontrar aquela que mais se adequa ao seu estilo.

Em um curso de digitação você poderá aprender o método universal de posicionar e usar os dedos, sendo que este garante eficiência e segurança, já que evita a temida LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Mas, é importante salientar que a técnica universal não é a única, sendo que existem muitas outras, que podem ser encontradas com grande facilidade, basta procurar e treinar!

2. Incorpore a digitação em sua rotina 

Você sabe qual é o erro principal cometido pelos redatores iniciantes? 

Caso você esteja pensando em algo relacionado a não treinar gramática, saiba que este ponto é importante, mas certamente não é o principal, já que atualmente todo programa de texto conta com corretores automáticos.

O grande equívocos de muitos redatores se dá exatamente por não treinarem, achando que com o tempo de trabalho conseguirão digitar com mais agilidade.

Isso até pode acontecer, mas infelizmente demora muito, e no começo pode acabar te prejudicando muito, já que quanto mais ágil você for, melhores serão as oportunidades.

Por isso, o meio mais prático de aprender é através do treino diário, mesmo que esse seja despretensioso e não tenha qualquer relação com seu trabalho.

Tem algum tempo vago? Então sente na frente de seu computador e comece a redigir um texto!

Pode parecer bobo, mas só assim você conseguirá dominar a arte da digitação, sem que esse processo atrapalhe o seu trabalho!

3. Se atente aos seus recursos de trabalho 

Por fim, um ponto muito importante que poucas pessoas se atentam é justamente a qualidade dos equipamentos de trabalho.

Existe muita gente que ainda não conseguiu dominar a digitação, mesmo que estude muito e se esforce diariamente treinando.

Muitas das vezes o problema não está em suas habilidades, e sim em seu equipamento de trabalho, que dificulta o processo.

Um teclado com teclas duras é muito mais difícil de manipular, além de poder causar dores e desconfortos.

O mesmo vale para uma mesa inadequada, que deixe as suas mãos em posições ruins, e assim prejudica o processo.

Portanto, se deseja se tornar um bom redator, não deixe de considerar a adequação de seus recursos, que podem ser os grandes culpados pelas suas dificuldades!

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.