Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Bruna Farias

Carro novo ou seminovo Entenda as diferenças e qual deles pode ser o ideal para você

Cada modelo conta com vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas antes de concretizar a compra.

A independência para se locomover quando e para onde quiser é um dos principais motivos para ter um automóvel. Entretanto, quem quer escolher um carro acaba se deparando com uma questão clássica: é mais vantajoso investir na compra de um modelo novo ou seminovo?

Não existe consenso sobre a melhor opção para você, já que muitos fatores influenciam essa decisão. A opinião de amigos e especialistas sobre o assunto irá variar, o que pode deixá-lo apenas com mais incertezas sobre o assunto. Por isso, é importante conhecer as vantagens de cada uma das opções.

Carro novo

Muita gente aspira ter um automóvel novo na garagem. Por ele ser 0 km, você tem a certeza de que não terá problemas, já que a garantia de fábrica é um dos principais benefícios. As montadoras concedem benefício de três a cinco anos, dando ao comprador uma segurança maior.

A documentação desse veículo é menos burocrática de ser resolvida, facilitando que você possa andar com ele quanto antes. A confiança que você tem na qualidade das peças e na vida útil também é maior, justamente por ele não ter donos anteriores.

No futuro, se for preciso, a revenda do veículo também é mais fácil. Mesmo que seja negociado por um valor abaixo do que você comprou, ele terá um preço maior que automóveis mais antigos, dando-lhe uma vantagem financeira para a próxima compra.

A principal desvantagem do carro novo é a desvalorização. Só de tirar o veículo da concessionária, o preço cai 15% em média. Nos primeiros três anos, ele ainda sofre uma grande desvalorização. Portanto, se você tem planos para trocá-lo em pouco tempo, o carro novo não é o mais indicado.

Carro seminovo

Em relação ao veículo seminovo, a principal vantagem é o preço mais em conta, já que ele teve a desvalorização por sair da concessionária e ter tido um dono. A diferença de preço entre o modelo novo e o seminovo pode ser utilizada para que você adquira um carro mais sofisticado, com melhor qualidade nos equipamentos e boas funcionalidades.

A desvalorização desse tipo de carro também é inferior aos novos. Assim, quem costuma trocar de veículo com frequência tem nos seminovos a melhor opção em relação ao custo-benefício.

Entretanto, é importante analisar a conservação do veículo antes de efetuar a compra. Se você o adquire na garantia, ela é vantajosa, mas é preciso avaliar a quilometragem, o cuidado com o carro, a existência de amassados ou a presença de alguma peça com defeito.

Por isso, uma boa estratégia é procurar um mecânico de confiança para que ele opine sobre as condições do carro. Se estiver comprando o seminovo de um dono particular, certifique-se de que ele é de confiança. Se for comprar de alguém ou de uma concessionária, esteja atento à documentação, garantindo que ela esteja em dia.

Critérios da escolha

Na hora de optar entre os dois tipos, um dos fatores que devem ser avaliados é a depreciação do veículo e os seus planos em relação a ele. O seminovo tem uma perda de valor menor, sobretudo, depois do terceiro ano. No entanto, se você planeja ficar com ele por muito tempo, sem planos de vendê-lo, esse fator não pesa contra os modelos novos.

Também é preciso verificar a necessidade de manutenção do veículo e os gastos relacionados a isso. Esse pode ser um fator contra os seminovos, já que, por serem mais antigos, eles tendem a ter um gasto maior nas revisões periódicas que devem ser feitas.

Independentemente da escolha, é importante que você dirija o carro antes de comprá-lo. Esse momento será importante não apenas para confirmar que aquela opção combina com você, mas também para facilitar a identificação de eventuais problemas.

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.