Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Camila Fiori

Como impulsionar a sua carreira através do desenvolvimento de novas habilidades

Algumas habilidades podem te colocar em melhor posição no mercado de trabalho. Saiba como impulsionar sua carreira através do desenvolvimento de novas habilidades.

Conquistar um emprego ou subir alguns cargos dentro da companhia é o sonho de milhares de pessoas. Com um mercado de trabalho mais competitivo, cada habilidade de um profissional pode ser fundamental para o crescimento profissional. Saiba como impulsionar a sua carreira através do desenvolvimento de novas habilidades.

impulsionar carreira

 

Aprenda um novo idioma

O conhecimento de uma língua estrangeira ainda não é unanimidade entre os brasileiros. Diferente de outros países, em que o inglês surge como um segundo idioma de conhecimento geral, por aqui saber falar inglês ainda é um grande diferencial.

De acordo com a plataforma de ensino online Babbel, no Brasil as empresas costumam priorizar funcionários e candidatos a vagas que possuem conhecimentos em inglês. Assim, se você quiser impulsionar a sua carreira, precisa contar com um segundo idioma entre as suas habilidades.

Felizmente, não faltam recursos disponíveis para você desenvolver diferentes níveis de fluência, para aprender desde o inglês básico ao avançado, através da internet. A própria Babbel é uma opção bastante conhecida, com uma metodologia que permite que o candidato crie habilidades no inglês relacionadas ao mercado de trabalho.

Ao dominar um segundo idioma, você passará a fazer parte do seleto grupo de 5% dos brasileiros capazes de se comunicar em inglês (segundo dados do instituto British Council), algo que coloca qualquer um em posição privilegiada no quesito profissional.

 

Conheça os softwares mais utilizados na sua profissão

Enquanto existem profissões em que conhecimentos específicos não são necessários, outras exigem até mesmo o domínio de softwares, aqueles que são frequentemente utilizados no dia a dia da empresa.

Um designer, por exemplo, precisa conhecer a fundo os programas de edição de imagem, enquanto um engenheiro deve saber projetar em ferramentas criadas para essa função. O desenvolvimento de novas habilidades não pode deixar de fora o aprendizado de programas para o computador.

Para saber quais são os softwares mais utilizados na sua área, a dica é pesquisar as exigências que aparecem com frequência nas vagas de seu interesse. É comum que as empresas identifiquem quais são os requisitos básicos de um candidato, incluindo conhecimentos em programas.

A falta de mão de obra qualificada afeta os negócios brasileiros e é justamente por isso que conhecer as ferramentas de trabalho da área em questão é fundamental para quem quer impulsionar a carreira.

 

Desenvolva habilidades de comunicação

Você sabia que uma das habilidades mais procuradas pelas empresas é a comunicação? E é fácil entender o porquê: com diferentes profissionais trabalhando em um mesmo projeto, quem consegue argumentar com clareza tem mais chances de levar um time para o caminho certo.

Muita gente tem essa habilidade como algo inerente, uma característica que é relacionada à personalidade de cada um. Porém, saber se comunicar bem é uma habilidade que pode ser aprendida.

Para isso, você pode começar prestando atenção na maneira como você se comunica e interage com as pessoas. Procure sempre manter a calma e utilizar palavras que não despertem sentimentos ruins nos outros.

Se a timidez for um ponto que te impede de se comunicar em pleno potencial, vale procurar por treinamentos de oratória, seja online ou presencial, que vão ajudar a superar essa barreira.

 

Postura multidisciplinar

Outra habilidade que você deve desenvolver para impulsionar a carreira é a chamada postura multidisciplinar. Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata de ser um especialista em tudo relacionado à sua profissão, mas ter uma visão global sobre diferentes atividades.

A postura multidisciplinar permite que um profissional possa atuar em frentes diversas, de acordo com a necessidade do momento de uma organização.

Essa característica, além de ser positiva para a empresa, dá mais chances ao colaborador, uma vez que o mesmo se torna importante para o funcionamento de diferentes áreas do negócio.

Por fim, como dica extra para impulsionar sua carreira e para ter mais chances no mercado de trabalho, tire um tempo mensalmente para compartilhar algumas de suas experiências profissionais no LinkedIn. Manter o seu perfil sempre atualizado faz com que a rede social mostre seu perfil para pesquisadores com mais frequência.

Essa simples atualização pode te ajudar a impulsionar a sua carreira e ainda desenvolver a habilidade de compartilhar conhecimento. E uma vez que os recrutadores analisam suas redes sociais por completo, essa pode ser uma boa vitrine para mostrar as habilidades conquistadas e conquistar um espaço melhor no mercado.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.