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Guest Post Bruna Farias

Quais as principais estratégias do tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é uma das melhores opções para a captação de clientes e realização de vendas. Mas como funciona essa modalidade de tráfego e como conseguir resultados incríveis de forma orgânica? É exatamente sobre isso que falaremos agora.

Descubra quais são as principais estratégias do tráfego orgânico e como fazer com que o seu negócio seja visto por milhares de pessoas. Separamos alguns dos métodos mais eficientes, explicando como eles podem ser implementados.

 

O que é tráfego orgânico

Todo curso online sobre tráfego aborda duas formas de gerar visitas dentro da internet: por meio do tráfego orgânico ou do tráfego pago. Você pode pagar para que o seu site seja exibido para as pessoas ou pode conquistar isso de forma natural.

O tráfego orgânico é formado por um conjunto de estratégias voltadas para a geração de audiência para um canal digital. Dessa forma é possível alcançar um grande número de pessoas, sem a necessidade de comprar anúncios ou fazer publicidade. 

Por isso mesmo, o tráfego orgânico é muito mais barato para os empreendedores. Além disso, ele garante resultados de longa duração, ao contrário dos anúncios, que geram resultados apenas enquanto estão sendo veiculados.

 

Como gerar tráfego orgânico: estratégias de sucesso

Para conquistar um grande número de visitas orgânicas no seu site, página de vendas ou qualquer outra página web, vale a pena implementar as estratégias certas. Abaixo vamos comentar sobre as principais – e mais eficientes.


1. Estude a sua persona

Uma das principais estratégias do tráfego orgânico é estudar profundamente a sua persona. Se você não sabe quais são as características do seu cliente em potencial, todas as outras abordagens ficam comprometidas.

Assim, o primeiro passo é estudar completamente o seu público. No entanto, é importante ir além do conceito de público-alvo, que é muito genérico e muitas vezes abstrato. 

Procure criar uma persona, com dados que permitam descrever perfeitamente o seu cliente ideal. Crie um avatar com nome, profissão, anseios, dores, medos, hábitos, características distintivas e qualquer outra informação útil.

É a partir do conceito de persona que você poderá traçar outras estratégias, voltadas para a geração de tráfego. A persona permite pensar abordagens personalizadas e que atinjam diretamente o seu público.


2. Crie conteúdo de qualidade

Outra estratégia que pode ser facilmente encontrada em um curso online sobre tráfego orgânico diz respeito ao conteúdo. Dentro da internet, o conteúdo é a chave para a geração de resultados expressivos. 

Não importa qual seja o seu segmento de atuação, vale a pena criar conteúdo exclusivo, rico, que entregue valor de verdade ao seu público. O conteúdo é um dos principais elementos do tráfego orgânico.

Afinal de contas, as pessoas só vão visitar o seu negócio se você tiver algo realmente interessante para mostrar. Quanto mais frequente, de qualidade e personalizado for o seu conteúdo, maior será o seu tráfego. 

O conteúdo pode ser publicado em diversos canais, mas o principal deles é o blog. Essa é uma página que não deve estar focada em vendas, mas sim em entregar conteúdo para os seus clientes.


3. Aplique técnicas de SEO

E por falar em conteúdo, para que o seu negócio seja exibido para milhares de pessoas na busca orgânica do Google, é importante que você use as técnicas certas. 

A otimização para motores de busca (Search Engine Optimization) é um dos meios mais rápidos de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, sem pagar nada por isso. Faça com que a sua marca seja exibida nas maiores vitrines digitais do mundo.

Dentro do SEO existem muitas técnicas que podem ser exploradas. Uma delas é usar palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio e para os seus clientes. Use essas expressões dentro dos seus artigos, para que eles sejam ranqueados.

Mas essa não é a única técnica de otimização. Existem outras, tão importante quanto, como por exemplo usar títulos altamente clicáveis, estruturar melhor os seus conteúdos – frases e parágrafos curtos – e imagens adequadas.


4. Explore as redes sociais

Sabia que as redes sociais se tornaram algumas das melhores fontes de tráfego orgânico da atualidade? Ter presença dentro de plataformas como Facebook e Instagram pode alavancar o seu negócio. 

Por isso vale a pena criar uma conta para a sua empresa, dialogar com o seu público, conquistar novos seguidores e manter uma presença constante. Depois, basta compartilhar o seu link, para atrair muitos cliques e visitas orgânicas.

Assim como no marketing de conteúdo, as redes sociais devem ser usadas especialmente para o compartilhamento de conteúdo rico. Logo, use esse espaço para educar a sua audiência, melhorar a sua imagem e criar relacionamentos.

Não use as redes sociais com o objetivo principal de realizar vendas. Pense nessas plataformas como um canal de relacionamento com os seus clientes. Dessa forma, evite ao máximo uma abordagem invasiva, focando em conteúdo rico.


5. Consiga links externos

Temos mais uma estratégia do tráfego orgânico, que é eficiente para a geração de resultados: conseguir links externos. Um dos parâmetros usados pelo Google para classificar as páginas é verificar quantos links existem apontando para ele. 

Dessa forma, quanto mais sites externos estiverem apontando para a sua página, maior será a sua chance de aparecer bem posicionado nas pesquisas orgânicas. Busque links de outros sites, que sejam referência e possuam grande alcance. 

Para que essa estratégia funcione de verdade, é fundamental que os links sejam de qualidade. Prefira sempre sites confiáveis, que usem os seus links de forma harmônica e agregada a conteúdo rico.


Conclusão

Nesse guia falamos sobre as principais estratégias do tráfego orgânico, que podem ser empregadas para alavancar os resultados do seu negócio. Como você pode ver, existem muitos métodos simples, mas que funcionam de verdade.

Dentre as principais estratégias estão a produção de conteúdo rico, o uso das redes sociais, a obtenção de links externos que apontem para o seu site, o estudo da persona e a aplicação de técnicas de otimização em SEO. 

Quando aplicadas de forma conjunta, essas estratégias são muito eficientes e proporcionam resultados duradouros para qualquer negócio. Dessa forma, vale a pena aplicar cada uma delas. 

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